quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Lanheses - Em tempos idos...

Descobri este vídeo no site - Youtube - e não resisto a partilhar com todos aqui no blogue.
 
Imagens em vídeo de Lanheses em tempos idos.


 
 
Muitos serão lembrados, talvez e porventura alguns já desaparecidos do nosso convívio e num convite ao saudosismo e à lembrança, o SSVSA, publica este vídeo.
 
Se por acaso os seus olhos se encherem de lágrimas ao ver estas imagens em movimento, não fique triste, alegre-se; é sinal de que está a experimentar fisicamente o significado da palavra SAUDADE!
 
 
Este vídeo é de uma riqueza impressionante! Nele se podem ver e estudar até, os hábitos, usos e costumes de uma comunidade, como esta comunidade que é a de Lanheses! Desde as cantigas que as mulheres cantam alegremente enquanto trabalham e "roçam" o mato para cima dos reboques acoplados aos tractores, até ao facto de que o trabalho mais duro ficava sempre reservado para os elementos masculinos, que carregavam toros de pinheiro para cima de outros reboques. O modo como se servia o vinho saído do garrafão directamente para a malga, à boa maneira minhota; as roupas, o largo da Corredoura, tão diferente, rústico, com arvoredo no meio, o som das motorizadas com os típicamente barulhentos e poluentes motores a dois tempos, as brincadeiras enquanto se trabalhava, um ou outro palavrão saído inocentemente, os automóveis de então, todos eles (os homens) com chapéu na cabeça, elas (as mulheres) com o lenço ou chapéu protegendo também a cabeça e a miudagem brincando com um velho carrinho, junto aos pais enquanto estes trabalhavam!
 
Tudo isto em 1989, ano em que na velha Europa caía o Muro de Berlim e que em Lanheses, ainda, Homens e Mulheres, cantavam alegremente enquanto o suor lhes caía pelo rosto, trabalhando! Outros tempos, já lá vão vinte e três anos, quase, quase, vinte e quatro!
 
 
Simplesmente fenomenal!
 
 
 
 

1 comentário:

  1. Simplesmente saudades destes tempos, e ver caras que já partiram deste mundo.

    Espectacular.

    Miguel

    ResponderEliminar