domingo, 11 de novembro de 2012

VIANA CRIATIVA.

No âmbito do tema lançado pelo pelouro da cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo, VIANA CRIATIVA, Lanheses, também se fez representar e muito bem, com uma delegação onde figuravam alguns dos espantalhos que se elaboraram para a passada Festa no Milheiral, tendo verificado no local que era um dos "stands" que mais interesse suscitava perante o público que ocorria ao belo claustro do Convento de São Domingos, nomeadamente as crianças, que continuam a delirar com os toscos bonecos, feitos de palha, e por um que estava a ser elaborado ali, in loco, por duas conhecidas artesãs lanhesenses, enquanto decorre este certame.
 
 
 
 
Fiz questão de visitar este certame, quer pelo gozo que me dá passear pelas belas ruelas da cidade que me viu nascer e crescer, quer pela interessante mostra cultural, que a edilidade continua a fomentar mês após mês, semana após semana, contrariando todos aqueles que ignorantemente dizem - "Viana são só as festas e o mês de Agosto! Errado! Aliás, nada de mais errado se pode afirmar! Com número considerável de visitantes, pelo menos à hora em que ali me desloquei, pude verificar com satisfação que este certame cultural está a ser muito visitado e amplamente participado pela população; por outras palavras, um verdadeiro sucesso.

 
Elaboração de telha - Olaria tradicional lanhesense.
 
 
Elaboração de um espantalho.
 
 
Idem.
Fotografias (três anteriores) gentilmente cedidas por Ezequiel Vale. 
 
 
E quem lá vai tem tanto para ver, desde os artefactos que mostram a nossa cultura e tradições, até aos deliciosos manjares que fazem parte da nossa gastronomia tradicional e para quem queira e, muito aconselho, faça uma visita ao Museu Municipal que está aberto e onde se pode ver um pouco da nossa história e matriz cultural, com as peças que lá estão expostas para depois poder participar numa experiência cognitiva de tremendo bom gosto (eu participei e adorei) onde se pensarmos bem, lá no fundo, até aprendemos a conhecer melhor o nosso intimo e a nossa psicologia! Não vou entrar em mais pormenores, participe e verá, pois hoje, este certame, ainda está de portas abertas!
Muito bom!

 
 
 
 
 
 Ao fundo, na imagem, um "trique-li-traque", instrumento tradicional muito usado na "Serração da Velha" em Afife.
 
 
Dª Cecília, representando Lanheses e elaborando novo espantalho.
 
 
Dª Helena representando Lanheses também, interagindo com a miudagem que delirava com o novo espantalho e com os demais expostos!
 
 
"Stand" lanhesense com forte afluência de público e pormenor do belo claustro do Convento de São Domingos.
 
 
Pormenor do claustro e coração dourado de Viana, o nosso logótipo.
 
 
Assim se elabora um "cabeçudo".
 
 
Artesanato tradicional, com motivos folclóricos.
 
 
Cultura...
 
 
Agrada-me profundamente que a cultura em Viana do Castelo e em Lanheses, continue bem viva, se recomende e se continue a mostrar assim, orgulhosa da sua génese e da sua matriz!
 
Ao sair daquelas quatro paredes, dei por mim a pensar enquanto caminhava pela ruas de Viana - Que tremendo orgulho sinto, por fazer parte desta comunidade!
 
Parabéns, Lanheses!
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário