domingo, 9 de dezembro de 2012

BAÚ DE RECORDAÇÕES.

Enquanto navegava pelo mundo virtual, descobri ao acaso, quer dizer; não foi bem ao acaso, descobri, como dizia, uma fotografia publicada no mega-site "Facebook", que retrata um grupo de jovens mulheres lanhesenses, posando para a objectiva do fotógrafo, em pleno Largo Capitão Gaspar de Castro, vulgo Largo da Feira, há já muitos anos atrás. Em conversa com a pessoa que a publicou e depois de devidamente autorizado, passo a publicar a mesma aqui no blogue  abrindo espaço a uma espécie de nova rubrica, a que decidi dar o tema de "BAÚ de RECORDAÇÕES", onde terei o intuito de postar fotografias que visem retratar momentos da vivência da comunidade lanhesense, de modo a que se junte informação importante e documental que retratem, como já afirmei, vivências da nossa comunidade. Uma espécie de livro virtual a preto e branco, tal como a edilidade lançou e muito bem, onde a fotografia a cor não será rejeitada, também. Passemos à fotografia.
 

 
 
Que riqueza documental, atesta esta fotografia!
 
 
Nesta fotografia, quando visualizei pela primeira vez e que me deixou atónito de espanto e satisfação, tal a riqueza documental que a mesma atesta, se vê ao centro, trajando à minhota, a conhecida lanhesense, que se tem cruzado várias vezes comigo nas lides culturais da freguesia e por quem nutro grande admiração, D.ª Helena Brandão, hoje em dia mãe de três filhos e talvez, (perdoem-me a falta de exactidão na informação que disponho) na altura em que a fotografia foi tirada, ainda uma jovem solteira e linda lanhesense, não que não o seja ainda hoje em dia uma linda senhora, pese embora o passar do tempo, que a todos molda e muda as feições. Na fotografia se podem ver outras quatro senhoras que não consigo identificar, aliás, consigo identificar duas delas, mas preferia que fosse o leitor e caso as conheça, que me esclareça quem são, fazendo deste tema uma espécie de jogo apelando à participação dos lanhesenses. Na mesma fotografia, se pode ver ainda um cântaro, o florido dos canteiros e o casario existente no Largo da Feira, um pouco diferente nesses tempos, daquilo a que hoje em dia o nosso olhar está habituado a visualizar. Tal como sua mãe, esta fotografia me foi autorizada a publicar por sua filha, também ela Helena, há algum tempo ausente de Lanheses, com quem conversei através do referido mega-site (agradeço as palavras elogiosas para com a minha pessoa) e me explicou que é a sua mãe quem surge no centro da mesma fotografia.
 
Fica aqui esta nova rubrica e com ela um apelo; um apelo à participação de todos quantos tenham alguns destes "tesourinhos escondidos" (como lhes costumo apelidar) no seu baú de recordações e os partilhem com todos nós, membros desta comunidade a que muito orgulhosamente pertencemos, Lanheses.
 
À Helena (filha) um respeitoso e agradecido cumprimento!
 
 

2 comentários:

  1. da esq. para a direita, Rosa da Aurora, Edite Brandão, Helena fires,Clude esposa do Beteriano, Olivia da aurora?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez, caro anónimo, embora presume que ao lado esquerdo de Helena fires esteja a irmã, Cecília e ao seu lado direito uma tia da minha esposa, Samaritana Agra. Mas posso estar completamente errado.

      Eliminar