domingo, 30 de dezembro de 2012

Cidadão do Mundo...

Os Holandeses como povo, são dos mais adiantados racionalmente, dos que existem neste planeta. Povo moderno, sem complexos, vaidades, preconceitos ou problemas com moral (mesmo que a tenham e a respeitem) transformaram um país, conquistado a pulso ao mar, e fizeram dele um dos mais prósperos do mundo. Pouca ou nenhuma dívida pública, bons empregos, bem remunerados, excelente nível de vida, cultura sempre presente sendo um elo importantíssimo entre o passado, o presente e o futuro. Em tudo diferindo de nós! Nós, portugueses, temos muito a prender com eles. Neste momento, sentindo-se cidadão deste mundo, o autor do blogue, num país em que não conhece ninguém, escreve entretido na sua página virtual, perdido entre a multidão que ocupa, como ele, espaço no aeroporto de Eindhoven! Aqui se vê a diferença e o tratamento que dão às pessoas! Os fumadores são logo os primeiros a serem respeitados, têm direito a varanda panorâmica e tudo, contrariamente aos demais aeroportos onde são tratados como  (quase) criminosos! Em todo o lado abunda a prescrição de não se poder fumar, aqui não! Aqui respeitam-se os direitos das pessoas! Outro exemplo! A Internet no aeroporto por três horas é gratuita e aqui está o autor deste blogue entretido a escrever umas palavras, online and live, misturado com as mais diversas nacionalidades, que como ele, aguardam uma ligação para o destino pretendido, sem gastar tostão que o valha numa ligação virtual! A isto se pode chamar, desenvolvimento, progresso, modernidade!

Nem tudo é bom, é certo, por exemplo as imagens demoram horas para serem carregadas e talvez nem se consiga publicá-las (entende-se a gratuitidade da ligação) aqui neste momento, no entanto, o importante é este sentimento de cidadania mundial que se respira neste país, onde um cidadão português, anónimo, entretido com o seu computador, dá novas a quem o conhece, a quem com ele priva na sua terra e que neste momento dela está ausente, longe, mas ao mesmo tempo não o está! A Internet veio mudar e revolucionar a nossa definição de espaço, tornando-nos a todos ainda mais cidadãos deste mundo globalizado, ao qual todos, sem excepção, podemos estar ligados!



O autor do blogue, num intervalo entre voos, enquanto preparava este post...
 
 
Cidadãos do mundo, enquanto aguardam por uma ligação no aeroporto, um sem fim de diferentes nacionalidades, se misturam!
 
 
Agora, o autor do blogue vai até à varanda panorâmica, fumar mais um cigarro e ao mesmo tempo, deliciar-se com a visualização de aviões, partindo e chegando no aeroporto de Eindhoven!

O autor do blogue está longe de casa...mas é como se não estivesse, talvez por isso se sinta cidadão do mundo, para ele o mundo jamais terá fronteiras...pelo menos psicológicas!

Até já...



 

Sem comentários:

Enviar um comentário