quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Jovens estudantes visitam Lanheses. Programa ERASMUS.

Lanheses, recebeu esta quarta-feira passada, um numeroso grupo de estudantes das mais variadas nacionalidades europeias que estão a residir e a estudar no nosso país, ao abrigo do programa ERASMUS; que consiste, (muito simplesmente explicado), num intercâmbio de jovens em que portugueses se deslocam para outros países para se especializarem nas matérias relacionadas com o curso que estão a frequentar, assim como por seu lado, outros jovens de outras nacionalidades, chegam ao nosso país, com o mesmo intuito. Divididos pelas escolas Superior Agrária de Ponte de Lima e Instituo Politécnico de Viana do Castelo, estes jovens estão a tirar diploma em ambientalismo e outras matérias. De vários pontos desta nossa Europa, desde Grécia, República Checa, Estónia, Lituânia, Polónia, Itália e outros países, que agora não me vêm à memória, Lanheses recebeu-os, com cantigas e uma doce recepção.

 
 
A manhã, mostrou-se amplamente sossegada e plena de luz...
 
 
Os primeiros "arranques rio fora" de Mestre Caninhas a bordo da sua pequena barca "Cristina". 
 
 
Vindos a pé da freguesia de Deão, o numeroso grupo deteve-se na passagem em terras de Geraz, junto à margem do Lima, que corria sereno, para serem recebidos pela nossa aldeia, e qual a melhor forma de os receber? Exactamente, a bordo do "Lanhezes", tripulado pelo seu patrão "Mestre Caninhas". Divididos por três grupos de sensivelmente vinte e poucas pessoas, lá foram chegando à margem que nos pertence! Diga lá o leitor, se Lanheses, sabe ou não receber? Claro que sabe!


Vindos a pé de Deão.
 
 
Enquanto uns embarcavam, outros esperavam nova viagem.
 
 
Pelas onze horas e trinta minutos, o primeiro grupo de jovens estudantes embarcava no "Lanhezes", com destino ao cais do rio Lima, na nossa freguesia para desembarcarem, subirem acrobaticamente a escadaria que serve de acesso ao barco, um tanto ou quanto desnivelada tal a baixa da maré, para logo ali, em terra firme, serem recebidos pelo grupo de cantadeiras de Lanheses, que os brindaram com o muito conhecido tema musical - Lanheses - tendo no final merecido este grupo de mulheres, ampla salva de palmas, por parte destes jovens estudantes, que com curiosidade muita atenção foram aprendendo um pouco dos usos e costumes da nossa gente e deste nosso país que os vem acolhendo!

Foi um momento muito bonito, tendo como cenário natural o verde desta bela zona da nossa aldeia, com as vozes melodiosas das cantadeiras de Lanheses, cortando o sossego e o silêncio que emana destas paragens, com os jovens estrangeiros ouvindo-as com extrema atenção (mesmo que alguns não percebessem nada do que ali estava a ser cantado)...houve, como é óbvio, logo ali, direito a tradução.

 
 
Navegando à vara, tal como manda a tradição! Excelente!
 
 
Idem...
 
 
 
 
 
Chegados a Lanheses!
 
 
Uma mãozinha para subir a escadaria do cais...
 
 
...e, pronto, desembarque feito!
 
 
Foi a vez de serem brindados com um belo espectáculo visual, assim como sonoro!
 
 
Cantadeiras de Lanheses entoando o famoso tema - Lanheses -.
 
 
Actuando para os presentes...lindo cenário!
 
 
Foi também aqui, que foram brindados com algumas breves palavras da parte do presidente da edilidade, professor Ezequiel Vale, que aproveitou para dar-lhes as boas-vindas à nossa aldeia, tecer considerações acerca dos encantos da mesma, do eco museu que iriam visitar, distribuindo por todos a brochura que identifica os vários pontos de interesse e estudo, referentes ao citado museu a céu aberto, e desejando votos de que tudo fosse do agrado de todos e que todos tivessem uma estadia o mais aprazível possível. Isto repetidamente pelos três grupos.
 
 
 
 
Ouvindo e vendo a primeira actuação do grupo de cantadeiras.
 
 
Ezequiel Vale, na recepção aos jovens estudantes.
 
 
O segundo grupo, vindo da outra margem, embevecido com as nossas cantadeiras...
 
 
Calhou-me em sorte a função de "guia turístico" pelo breve trecho que fizeram a pé, do eco museu, do segundo grupo, composto por jovens todos eles de nacionalidades estrangeiras, portanto, um óptimo teste ao meu inglês falado. E logo ali, caminhando mais um pouco nos detivemos na área do Parque Verde, na zona das mesas para ocorrer a tal recepção doce de que tinha falado no início deste post. Foi-lhes servido, para retemperarem as forças, pois já vinham caminhando há alguns minutos, boroa de trigo acompanhada por delicioso mel, tudo natural e feito à mão, um manjar delicioso que todos sem excepção se deliciaram ao provar. Bastou a confirmação tida nas vezes em que repetiram a prova. Para beber limonada.
 
 
 
 
 
 
 
 
Após esta breve pausa degustativa, teve início então a caminhada por uma parte do eco museu, não se fez na íntegra, pois precisariam pelo menos de um dia inteiro para tal, tais as potencialidades de que Lanheses dispõe para que sejam objecto de estudo, pelo que, dado o aperto dos horários a cumprir, se fez uma visita guiada desde o Parque Verde até ao Largo da Seara.
Ali em pleno Parque Verde, lhes foi explicado o motivo pelo qual foi criada aquela bela área e que resulta numa das mais utilizadas pelos aldeões para lazer e ocupação de tempos livres, amplamente usada pelos mesmos, nos tempos de férias e períodos de Verão.
Seguindo no sentido da Ponte de Linhares, lhes foi apresentada a importância do caminho que estavam a seguir, "Caminho de Santiago", uma antiga via, por onde muito tráfego de pessoas e animais se fez por muitos e longos anos. Em plena ponte, nova paragem e alusões à mesma e explicações sobre a sua antiguidade assim como a extrema importância histórica de que a mesma dispõe. Mais à frente esperava-nos o Sr. João, para exemplificar e plantar uma macieira brava, um bom exemplo para jovens que estão a estudar práticas ambientais e se tencionam especializar nesta componente profissional.
 
 
 
Plantando uma macieira-brava, espécie em grande declínio, quase no limiar da extinção, o que agradou profundamente de ver, a estes jovens estudantes.
 
 
Após todo este percurso, eis-nos chegados ao Largo da Seara, onde uma vez mais lhes foi explicado o significado e uso dado, a cada um dos objectos que ali se encontram expostos a céu aberto, desde a nora até ao lavadouro público e onde também lhes foi mostrado como se fazia antigamente telha de modo manual, número brilhantemente executado pelo amigo Igo, vestido com traje a rigor, socos de madeira calçados e que também foi devidamente explicado a todos os jovens deste grupo que me saiu em sorte. Obviamente adoraram ver todos estes pormenores e claro, algumas questões foram sendo colocadas pelos mesmos numa mostra de grande interesse pelo que estavam a visualizar.
 
No final, foram brindados com nova actuação do grupo de cantadeiras e ouve até quem desse um passinho de dança, ao som das melodias portuguesas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Atenção dada ao fabrico de telha.
 
 
 Igo, vestido a rigor...
 
 
No final, para despedida, uma visita ao museu da aldeia, no edifício da Junta de Freguesia, onde puderam visitar a sala da biblioteca recheada por importante espólio fotográfico de momentos importantes e vividos pela nossa comunidade, assim como a sala do museu, onde estão expostos variados artefactos, relacionados com a olaria, com o rio e demais temáticas que revisitam a história lanhesense.
 
 
 
 Assinando o livro de honra.
 

 
 
 
Subindo ao primeiro andar, no auditório, foi chegada a vez do presidente Ezequiel Vale, proferir palavras de despedida com desejo de que tivesse sido do agrado de todos o que viram e estudaram por breves horas, muito mais haveria para ser visto, é certo; desejando a todos a continuação de uma excelente estadia e aprendizagem por terras portuguesas. Foi efusivamente aplaudido por todos os jovens presentes, assim como os seus "ajudantes de campo" neste caso, eu e o amigo José Alberto Amorim, efusivamente aplaudidos também, pela simpatia e voluntarismo postos ao dispor, como espécie de "guias turísticos". Lhe agradeço aqui, as palavras amáveis que teve para com a minha pessoa.

 
Todo o grupo reunido.
 
 
Ezequiel Vale, proferindo palavras na despedida.
 
 
Outro pormenor.
 
  
Um breve registo ao mural pintado no auditório do edifício da Junta de Freguesia.
 
 
Motivo de satisfação para todos nós, ao vermos Lanheses ser escolhida para que seja estudada e visitada por jovens universitários, oriundos de vários locais da Europa, numa prova viva, de que vale todo o sacrifício quando as edilidades apostam no fomento da cultura e do saber, como meios de alcançar o conhecimento e o sucesso! A vinda destes jovens à nossa freguesia, é bem prova disso!
 
 
Lanheses, mostra que continua a saber receber...e muito bem!
 
 
 
 
P.S. - Ao presidente, Ezequiel Vale, o meu agradecimento pessoal, pelo convite que me fez em participar nesta visita muito particular. Agradecido e como sempre, disponha!
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário