sábado, 15 de dezembro de 2012

O Lima enfureceu-se!

O Lima enfureceu-se e desta vez, sob o alerta vermelho dado pelo Instituto de Meteorologia, que não se equivocou, o nosso distrito esteve de baixo de forte tempestade por várias horas...um dos resultados mais visíveis foi a fúria com que as águas do rio Lima galgaram as margens e inundaram várias zonas onde normalmente os seus fluídos não costumam chegar.
 
 
 
 
Imagem de Ponte de Lima, ontem ao final da tarde.
 
 
Um pouco por toda a parte se fizeram sentir os efeitos do mau tempo, caso mesmo para se dizer péssimo tempo...mau presságio para nós cidadãos europeus, com parte da Europa a bater o dente por causa da vaga de frio que assola a mesma, principalmente na sua zona sudeste e tendo nós por cá, sido acometidos pelos rigores climáticos e pela fúria da natureza, traduzidos em fortíssimos vendavais assim como por chuvadas torrenciais...
 
 
Lanheses não ficou imune às inclemências da natureza e o caudal das águas do Lima também tem inundado as zonas mais próximas às suas margens, para além do limite considerado normal, quer do nosso lado, quer dos lados de terras de Geraz e como atestam as fotografias que saquei, hoje, que tive um pouco mais de tempo livre para me dedicar a estas questões.
 
   
 
Terrenos na veiga, completamente alagados.
 
 
Idem...
 
 
Idem, de outra perspectiva.
 
 
Panorâmica alagada...
 
 
 
Idem...
 
 
Idem...
 
 
 
Rio Lima e sua margem em Lanheses.
 
 
 
Idem...
 
 
Também as zonas afectas ao Parque Verde não ficaram imunes de se alagarem, o que testemunhei hoje, e aproveitei para retratar em algumas fotografias. 
 
 
Vista da pontelha sobre o "Olho", na Avenida Rio Lima.
 
 
 
 
 
 
 
 
O "Olho" mais parecendo um rio...
 
 
Agora que a intempérie resolveu dar um pouco de tréguas, apesar do alerta laranja, ainda mantido pelo Instituo de Meteorologia, é tempo de recuperar o que foi danificado e fazer contas à vida, pois normalmente estes temporais acarretam sempre alguns custos para todos!
 
O ser humano continua a ignorar os avisos "bem leves" que a natureza lhe vem dando, porque este temporal, aqui para os nossos lados, até foi uma brisa bem leve comparando com aquilo que se vê pelo mundo fora,  e esta (a natureza), não se compadece de nada nem de ninguém quando se enfurece...
 
 
Prenúncio de Inverno que já está aí a bater à porta...
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário