domingo, 16 de dezembro de 2012

SABORES de INVERNO!

SABORES de INVERNO!
 
Passeio turístico a Montalegre, organizado pelo SSVSA!
 
 
Eis-nos chegados que estamos, quase, quase, ao final do ano de 2012 e o SSVSA continua aí, pelo mundo virtual, a preencher espaços virtuais outrora vazios, tecendo um retrato da magnífica Lanheses, das suas gentes, dos seus locais idílicos e naturais, do Lima, dos acontecimentos culturais e fundamentalmente, traduzindo o estado de espírito do seu autor, por vezes acutilante, outras melancólico, encerrado em si mesmo e nos seus silêncios!
 
Não ignorando as quase cinquenta mil visitas feitas a esta página virtual, que presume o seu autor, serão ultrapassadas mesmo antes que 2012 termine (sem falsas modéstias), o SSVSA numa tentativa de propor um brinde àqueles que se revêem nesta página, a acompanham, vão comentando (cada vez menos é verdade) e dela vão participando, vai organizar um passeio turístico, tendo como objectivos os seguintes: que as pessoas e o autor do blogue possam conviver num dia de convívio e partilha de conhecimentos e possam, do mesmo modo, também, aprender um pouco mais e até conhecer novas paragens, terras e terreólas diferentes da nossa, mas preenchidas de forte carisma histórico, assim como paisagístico-cultural! O autor do blogue gostaria de vos dar a todos um abraço, seja aos que vêm dando a sua opinião muito positiva acerca deste espaço, seja aos que tem dado também a sua opinião negativa acerca do mesmo, mas, dada a impossibilidade física deste abraço ser partilhado com todos vós, o que se entende, o autor do blogue entendeu e planeou a organização do tal passeio turístico, tendo em vista a sá convivência entre todos os que com ele partilhem alguma afinidade.
 
O SSVSA propõe-vos um passeio de autocarro, Domingo, dia 27 de Janeiro, com saída de Lanheses e tendo como destino de visita, as fabulosas e belas terras de Montalegre, junto ao Barroso. Sob o tema SABORES de INVERNO, porque o Inverno também é uma época muito boa para se realizar um passeio onde as cores da natureza se apresentam mais carregadas e vivas e provar os manjares tão conotados com esta estação do ano, confeccionados com a tão tradicional carne de porco; o SSVSA convida todos os que desejarem, a participar neste passeio, e a dar um abraço ao autor deste blogue, interagindo com ele, num dia em que o mesmo vos gostaria imenso de receber a todos de braços abertos e conduzir por algumas das mais deslumbrantes paisagens que ocorrem neste nosso Portugal!
 
O dia escolhido, 27 de Janeiro aproveita uma coincidência, que não é coincidência nenhuma, pois o autor do blogue assim o quis; a de ao mesmo tempo, em Montalegre, se realizar a XXII FEIRA do FUMEIRO e do PRESUNTO do BARROSO, um dos mais altos cartazes culturais do nosso país e que se realizará entre os dias 24 e 27 de Janeiro. Uma óptima sugestão para provarmos os petiscos tradicionais que se fazem em Trás-os-Montes tão conotados com os já citados sabores de Inverno. Nesta feira-exposição a realizar no pavilhão multiusos de Montalegre, poderemos provar as iguarias confeccionadas pelas gentes do Barroso, desde as chouriças até aos presuntos, almoçar por lá, ou simplesmente visitar a dita feira e comprar alguns artigos nela exposta. Logicamente, não abandonaremos Montalegre, sem visitarmos esta bela vila transmontana, o seu castelo e as suas ruelas tão impregnadas de história e tipicismo, tão próprios do Barroso e do Larouco!
 
 
 
 
 
 
Com saída de Lanheses, seguiremos com destino à cidade de Braga, para nos deslocarmos depois, em sentido de uma das mais belas e verdejantes vias do país, a Nacional 103, que por vários quilómetros nos levará a Montalegre. Atravessaremos uma das zonas mais belas deste nosso Portugal, com a mítica Serra-do-Gerês ao nosso lado esquerdo, sempre sobranceira na paisagem, por curvas e mais curvas de verdejante paisagem, por barragens e chegados à Póvoa do Lanhoso, uma paragem para toma de café e visitar o sempre magnífico castelo desta cidade, erigido no alto de um granítico promontório e um dos castelos que melhor tem vindo a ser preservado, desde os tempos de "El Rey D. Dinis".
 
 
Castelo da Póvoa de Lanhoso.
 
 
Seguindo viagem, perder-nos-emos (sem contudo nunca nos perdermos) nas belas curvas de Venda Nova, mesmo junto às águas do Cávado, que por ali deambula, entre lagos e lagoas de tremenda beleza e que se formam pelo acumular de água retida na barragem de Venda Nova situada a jusante; seguiremos sentido de Pisões, terra de onde brota do seu interior, uma borbulhosa água mineral de óptima qualidade para a saúde e faremos uma segunda pausa, virando à direita, para visitar a monumental Barragem do Alto Rabagão, obra mítica dos tempos do Estado Novo e onde se forma um dos maiores lagos artificiais da Europa. A beleza e o silêncio aqui nesta área gigantesca são de cortar a respiração!! A esta altura, a Serra-do-Gerês estará já para trás do nosso olhar e as serranias transmontanas se podem já almejar. Feita a visita à barragem, seguiremos até Montalegre para visitarmos durante o resto do dia, como atrás referido, primeiro, a feira do fumeiro, em seguida a visita a esta vila, Montalegre.
 
 
 
 
Muro da barragem do Alto-Rabagão.
 
 
Em Montalegre, tempo livre para almoço, visita à XXII FEIRA DO FUMEIRO E DO PRESUNTO DO BARROSO, assim como visita à Vila de Montalegre.
 
 
O passeio turístico, não termina aqui, antes pelo contrário, continua, desta vez embrenhando-nos pela Serra-do-Gerês, percorrendo estradas de montanha, acompanhadas de paisagens deslumbrantes e, depois de uma virada à direita, dirigir-nos-emos a Pitões-das-Júnias, aldeia localizada no topo desta serra, para visitar toda uma beleza impressionante de verdes e amarelos, assim como as casinhas e ruelas graníticas, onde passearemos para conhecer a aldeia, guardada pelos majestosos e mais altos picos da Serra-do-Gerês a sensivelmente mil e quatrocentos metros de altitude, ponto mais alto desta serra e onde talvez, possamos encontrar neve. Caso as condições climatéricas o proporcionem, haverá lugar a uma visita ao beneditino e antigo Mosteiro de Santa Maria das Júnias, datado de inícios do século XII e anterior à fundação de Portugal, incrustado entre duas frondosas fragas desta serra. Finda esta visita é tempo de retornarmos a Lanheses, atravessando uma bela parte do território do Parque Nacional da Peneda-Gerês, onde após esta passagem, entroncaremos com a Nacional 103 que nos trará de volta a casa. 
 
 
Mosteiro de Santa Maria das Júnias.
 
 
Os horários para este passeio estarão compreendidos entre as sete horas da manhã, para a saída de Lanheses, e chegada por volta das vinte e uma horas da noite, mais minuto, menos minuto. O autocarro seleccionado, é novo, lotação até 60 lugares, com todas as condições inerentes a este género de passeio, confortável e conduzido por profissional do conhecimento do autor do blogue, mais que habituado a estas lides.  O preço desta excursão será de 10€/pessoa e as visitas serão todas de carácter gratuito. A refeição, nomeadamente o almoço, poderá ser feito na feira do fumeiro ou até, quem assim o entenda, levar merenda.
 
As inscrições estão abertas, desde já, a partir da publicação deste post no blogue, que terá direito no mesmo, a uma página autónoma (publicitária) e terão que estar fechadas no fim-de-semana anterior à realização da excursão, ou seja, a dia 20 de Janeiro de 2013. Poderá inscrever-se por email para isso basta enviar mensagem com nome completo para:
 
 
ou por telefone para o número 916 835 456
 
ou então nas instalações da Junta de Freguesia, junto da funcionária Ana.
 
Caso a iniciativa venha a revestir-se de sucesso, mais excursões estão em previsão de serem organizadas, pelo SSVSA, sempre sob um tema específico e que procure a cultura e conhecimento, alidados à componente natural; basta, para que isso ocorra, haja adesão da parte dos lanhesenses.
 
 
Traga alguém consigo, traga a concertina e a viola para a viagem, e venha conhecer o profundo e belo Barroso transmontano, ao som de música, de poesia, de cultura e da tremenda beleza das paisagens a percorrer!
 
 
Aguardando a Vossa estimada participação
 
Pelo SSVSA, um agradecido
 
Sérgio Moreira.
 
 
 
 P.S. - A excursão será divulgada por vários locais da freguesia!

Sem comentários:

Enviar um comentário