quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

ASSEMBLEIA de FREGUESIA EXTRAORDINÁRIA.

Decorreu de forma muito participada pelos presentes, a Assembleia de Freguesia no auditório do edifício da Junta de Freguesia, desta feita com cariz extraordinário, para análise da situação preocupante que vem preenchendo ultimamente de preocupação o espírito dos lanhesenses mais atentos, com a hipotética implementação de uma empresa produtora de cimento e betão que sirva a construção civil e derivados, no Parque Empresarial de Lanheses.
 
A reunião decorreu de forma muito educada, ordeira e pacífica, pese a gravidade da situação, com o Sr. Presidente da Mesa da Assembleia, Sr. António Grenho a dar como iniciados os trabalhos, passando a palavra ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia, professor Ezequiel Vale, que numa mais ou menos alongada explicação, deu a conhecer, a quem esteve presente, o que se espera, vir a ser montado, no Parque Empresarial e já acima citado, pelo que mais palavras escusarão em ser aqui gastas ou repetidas.
 
Foi também apresentado pelo executivo da nossa edilidade, que se fez representar pelos seus três elementos, e muito bem, concorda o autor do blogue, o parecer definitivo e que será entregue a quem de direito e à tutela, com a tomada de posição do executivo da Junta de Freguesia, face a esta gravosa situação! Este executivo, uma vez mais e nunca defraudando as expectativas em se colocar sempre ao serviço dos habitantes da nossa aldeia que lhe deram toda a legitimidade com o requerido voto em eleições para que os represente e defenda, nos seus mais íntimos e genuínos interesses; elaborou um parecer conotado com total imparcialidade e isenção, muita sobriedade, e devidamente baseado num estudo pelo mesmo encomendado, onde são até referidos alguns (poucos) elementos positivos mas, no computo geral, negativo, face à prevalência dos elementos negativos sobre os positivos que a implementação deste género de indústrias trará para a nossa freguesia. O executivo assim findou com algumas dúvidas que teriam surgido em algumas mentes que chegaram a duvidar se este se achava favorável ou contra este género de implementação de empresa na nossa aldeia. Se dúvidas haviam, ali ficaram desfeitas, com a tomada de posição desfavorável e de autêntico repúdio ao instalar desta empresa no Parque Empresarial de Lanheses!
 
Após esta locução por parte da edilidade, Paulo Vale, leu também moção que repudia, face aos estudos elaborados e devidamente analisados, a implementação desta empresa em Lanheses a qual foi votada e aprovada por unanimidade.
 
No final, houve direito a esclarecimentos aos habitantes presentes, poucos, refira-se, em abono da verdade, dada a gravidade desta situação e do que poderá esperar Lanheses no futuro, pelo que por tal justificaria uma presença mais significativa de lanhesenses. Com direito a perguntas e respostas onde alguns dos lanhesenses presentes expuseram as suas preocupações e angústias a quem de direito, neste caso os membros do executivo, várias questões foram colocadas e todas tiveram resposta. No final houve tempo ainda para se marcarem posições, pois muito ainda se poderá fazer, para que se inviabilize esta pretensão de uma entidade particular, que de antemão sabemos será quase impossível, mas chegando a uma outra conclusão, com os mais variados tipos de protesto da parte dos lanhesenses, sempre poderemos condicionar a montagem e funcionamento desta empresa que se reveste de alto teor poluente, mesmo que o estudo de impacte ambiental, pela mesma encomendado, refira-se, o possa a si leitor, eventualmente enganar! Cuidado com as palavras, quando mal conjugadas levam ao erro!
 
--------------------------------------------------------------------------------------------

 
Não querendo tomar um tom alarmista, embora o ache necessário, o autor do blogue, augura um futuro sombrio no que toca a questões ambientais para a aldeia que há anos o acolheu como seu morador, como seu habitante. Não serão de escorar todas as formas de luta que tivermos ao nosso alcance, de modo a mostrar e realçar o tremendo atentado que tentam infligir a uma das mais belas e verdes aldeias do Concelho de Viana do Castelo, Lanheses.
 
Este assunto em breve será desenvolvido aqui no blogue, em tópico apropriado!
 
 
 
 
 

11 comentários:

  1. Participada a assembleia?? meia duzias de pessoas...

    R.Pinto

    ResponderEliminar
  2. Toda esta polémica cheira-me a politiquice à moda da Taboneira. Pré campanha para as eleições.
    Já vi dois comentários a criticar o actual presidente da câmara (PS).
    Será o senhor Hélio a preparar caminho???????

    A cimenteira trás empregos e riqueza.
    A poluição tem regras.
    Manifestem-se para que sejam cumpridas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conhecendo o Sr. Hélio, como conheço, e por quem nutro muita simpatia, amizade e admiração, acredito que o mesmo jamais se aproveitaria de um assunto tão melindroso para se lançar em campanhas políticas, ou eventual preparação de lugares na Junta, até porque, ainda temos um Presidente em exercício!

      Não pretendo defender o homem em questão, ele até nem disso precisa, mas só publiquei este comentário para afirmar que em Lanheses, talvez seja das pessoas, uma das mais idónea para a presidência da Junta. Verdade seja dita!

      Sérgio Moreira.

      Eliminar
  3. Quando se trata de ser mal intencionado, seja qual for o motivo, nem sequer há a preocupação de saber ler o que é escrito, noticiado. De facto, o anónimo autor do comentário que antecede, porque muito provavelmente não assistiu à reunião em causa -porque o assunto lhe não interessará, ao contrário daqueles, não muitos, que lá estiveram, e de muitos mais que, interessando-se, preferem que sejam sempre os outros a resolver os problemas que são de todos -dizia, o autor do comentário confunde ou pretende confundir a expressão "de forma muito participada pelos presentes" (sejam eles muitos ou poucos), com o número de participantes/presenças na reunião. Não terá sido por falta de elevado nº de participantes/presentes na reunião que a mesma deixou de ser IMPORTANTE para TODOS os que se interessam por LANHESES. José ALberto Amorim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, lá está o Amorim e a metodologia do PSD LANHESES destes últimos anos. A questão é que no meu entender certos elementos, criam uma tempestade, emitem um alerta, para semana realizam um cordão humano, depois uma tertúlia, e por fim fica tudo na mesma porque o motivo era irrelevante, apenas interessava mostrar presença.
      Já vi isto várias vezes nestes últimos anos...lembram-se da RECIFE?

      Eliminar
  4. Concordo inteiramente com o autor do bogue: se a fabrica se instalar, todos sofreremos.é pena que certas pessoas so vejam os aspectos politicos ou de interesse imediato: "criação de empregos". Mas a que preço?
    Quem conhece os prejuizos que trazem essas cimenteiras, diz NAO sem hesitar.
    NÃO habito em Lanheses, mas apoio a luta de todos os Lanhesenses para impedir tal implantação.

    ResponderEliminar
  5. Recife? Desconheço! Conheço muito bem o Sr. Amorim por quem nutro especial simpatia, e sei que o dito senhor não pauta a sua vida por "metodologias", muito menos de cariz político!

    Tertúlias? Hajam muitas!

    Sérgio Moreira

    ResponderEliminar
  6. Caros amigos:
    Quando o projecto do Parque Empresarial de Lanheses foi apresentado aos Lanhesenses, no inicio da década de 2000, as autoridades envolvidas garantiram-nos que nunca se instalariam aqui industrias altamente poluentes. O Parque seria para arrumar as várias industrias espalhadas pela freguesia e, naturalmente aberta a novas que aqui se quisessem instalar. Os problemas começaram logo de seguida. Os Lanhesenses tiveram de se mobilizar para que uma industria de transformação de granitos (Granimármores) não se instalá-se fora do Parque, fugindo assim ás regras de controlo a que estavam obrigados. A Câmara Municipal foi sensível à luta da população, disponibilizando um lote dentro do Parque e informando a Comissão de Acompanhamento que esta fábrica nunca se instalaria nos terrenos adjacentes. Curiosamente esta indústria acabou por desistir e as pessoas puderam respirar de alivio!
    Mas a verdadeira facada nas costas veio depois. Sem dar satisfação ás nossas autoridades mudaram a classificação do Parque para permitir a instalação de tudo o que de mais poluente existe. Não tardou muito que uma industria altamente poluente, que os habitantes de Palmeira (Braga), após anos e anos de luta para se verem livres dela, se viesse instalar em Lanheses. Mais uma vez inúmeras pessoas sensatas (moradores de todos os lugares da freguesia)se mobilizaram e conjuntamente com a Junta de Freguesia e Juntas de Freguesias vizinhas, Associações de Lanheses etc tentaram impedir que a Recial se instalá-se aqui.
    Foi em vão, mas foi graças a esta luta que a detentora do Parque, onde se inclui a Câmara Municipal de Viana do Castelo, tomassem algumas medidas para minorar os efeitos nefastos desta fábrica. Hoje, e passados alguns anos já começam a ser visíveis os estragos causados por essa industria altamente poluente. Nos lugares mais próximos há árvores que secaram e outras mantém as folhas negras devido à poluição da Recial. O cheiro em algumas horas do dia e da noite é pestilento, irrespirável até.
    A implantação de outra industria, como está previsto (Cemeviana) para produção de cimento vem dar o golpe de misericórdia na nossa qualidade ambiental. A concentração de industrias altamente poluentes ( já são duas e abre caminho para outras)é o fim da nossa qualidade de vida. É a morte lenta, invisível e implacável que nos vai destruindo a todos. As unidades para produção de cimento, são das mais poluentes do mundo. Vive-se diariamente com partículas altamente tóxicas que os filtros e mangas não conseguem reter na sua totalidade, para além do ruído incontrolável e de movimento de veículos pesados constante.
    O Parque Empresarial de Lanheses, não tem condições para mais este atentado. Há outros por esse País fora mais vocacionados para receber estas industrias. É evidente que não podemos ser contra elas, mas as autoridades tem que ponderar muito bem a sua localização. E LANHESES NÃO TEM CONDIÇÕES PARA A IMPLANTAÇÃO DA CEMEVIANA.
    Caros amigos faço aqui um apelo. Lutai. Façam chegar a vossa revolta ás autoridades envolvidas. Há um abaixo-assinado a correr e tenham sempre em mente que é uma forma de luta justa e legal. Deixem nos blogs (Dolettes e S. S. do Vale da Serra de Arga)um comentário. É também uma forma eficaz de manifestar a vossa revolta.
    Unidos, o grito de revolta chega sempre mais longe!

    Amaro Rocha
    (Lanhesense e membro da Comissão de Acompanhamento, por parte dos moradores)

    ResponderEliminar
  7. é arrepiante ver falar certa pessoa!certamente serão poucas!ou até será um! sempre o mesmo!desconhecem o mal destas industrias. é que atrás destas vem outras ainda mais poluentes. e todas juntas é horrendo! e todas juntas mais o tráfego! meu Deus vale fugir de Lanheses!...joão manuel

    ResponderEliminar
  8. Ex.sr.Amaro Rocha, queria lhe dar os meus sinceros parabens como expoe, defacto o drama que a nossa Terra esta a passar! E humilhante a maneira como nos estao a ver
    tanto no campo poitico como no campo ambiental! Temos o direito de nos defender,tanto a nos como as geracoes vindouras. E pena que os protestos sejam insultosos por parte de alguns comentadores. Nao sera assim que nos vamos ter razao! Atacar o presidente da Camara nao justifica o modo ou a maneira de resolver este tao grave problema em que nos estamos confrontados. Gostaria de ver a posicao do presidente da junta e os membros da Assembleia da Camara Municipal de Viana do Castelo. naturais de Lanheses.Esses serao os primeiros a movimentar Junto de uma assembeia da Camara.Podem pedir um assembeia extraordinaria, tal e qual como o fizeram na junta em Lanheses, mas todos sabemos que a resulcao do problema nao vai por ai. A questao tera ou deve ser resolvido one comecou.
    junto das autoridades competentes para resolver a dramatica situcao para Lanheses e freguesias vizinhas. Tera que ser alargado o "alarme" do perigo a todos que sofrerao na saude as consequencias da instalacao em causa.Vejo de facto muitos protestos, mas fatando sempre a regra da educacao! Vamos tratar do assunto mas com a cabeca fria para manter a razao sempre do nosso lado.
    Membro da Assembleia Municipal de Viana do Castelo

    ResponderEliminar
  9. Esx.mos Senhores:
    Sr.Presidente da Junta de Lanheses e todos os restantes empenhados em travar esta intalacao. Como eu entendo que todos serao validos para se emporem a esta humilhacao ao Povo de Lanheses e a outras fergusias vizinhas, seria optimo que para alem do Presedente da Junta no qual "caie" a maior responsabilidade,outros que eu, no meu entender, serao uteis, como Justino Arieiro, Jose Alberto Amorim, (embora conflitoso nao posso deixar de reconhecer nele um homem util para ajudar neste processo...).Muito mau nesta altura estasmos a insultarmo-nos uns aos outros! Precisamos de todos e, para isso, devemos movimentar toda a "Gente". Devemos quanto antes reunir com as Juntas vizinhas, encontrar todos juntos uma forma,pacifica e educada de proptestar junta a Camara!Devemo-nos apresentar em Viana e em forca com argumenots validos e com o desencanto que estamos a ser tratados!Teremos, em forca, se for necessario bloquear a estrada de acesso a zona industrial. Teremos que mostrar a quem tem o dever de nos ouvir que nos estamos aqui.Aqui vivos! Nao queremos morrer por CONTA de outrem.Forca Lanheses ja o demonstramos varias vezes que em Lanheses mandam OS LANHESENSES.( A Junta tem que fazer um porta a porta e dar a saber quanto grave e a situacao e convido-los para uma reuniao magna no Largo da feira ai dirao o que querem,mas todos! Nao meia duzia!
    Membro da Assembleia Municipal de Viana do Castelo

    ResponderEliminar