terça-feira, 8 de janeiro de 2013

BAÚ de RECORDAÇÕES!

Era uma figura peculiar que cruzava as estradas entre Lanheses, Ponte de Lima e até Viana do Castelo e que não deixava ninguém indiferente à sua presença, sempre montado na sua pequena carroça puxada por um pequeno burro, quando se deslocava para realizar os seus afazeres ou até em demanda de alguém que com ele conversasse um pouco; e como era bom conversador, pese embora o seu aspecto a roçar um pouco, a rudeza. Ao fim destas linhas escritas, já todos saberão, de quem fala o autor do blogue...exactamente, de Barroso, natural da vizinha freguesia de Vila Mou sempre acompanhado do seu burrico. Já há muitos anos que o autor do blogue conhecia Barroso, muitos anos mesmo, antes de se imaginar um dia a viver em Lanheses, pois cruzando na estrada com esta personagem de inusitado aspecto rural, mas puro, o autor do blogue encontrou-se fascinado, a primeira vez que o viu, perguntando-se como seria possível, nestes tempos modernos, alguém ainda se deslocar diariamente numa carroça puxada por um burro. Quiseram as lides da vida que o autor do blogue se viesse a tornar "vizinho" de Barroso e o fosse vendo ainda durante alguns anos ao "volante" da sua carroça, ora em andamento, ora parado momentaneamente, esperando que o animal apascentasse a fome, pastando alguns rebentos de erva, daqueles que crescem nas beiras da estrada ou até entre as frinchas das pedras dos muros.
 
Via email, Amaro Rocha da Taboneira, enviou ao autor do blogue duas fotografias desta mítica figura, que durante anos deu uma alegre e típica coloração às estradas por onde ia passando, ele, a carroça e o seu burrinho...

Aqui se homenageia singelamente, este homem simples, que não passava despercebido ao olhar de quem com ele se cruzasse na estrada...

 
 
 
 
 
 
Fotografias cedidas por Amaro Rocha.
 
 
Infelizmente, a lei da vida fez com que Barroso já não se encontre entre nós, neste reino dos vivos, e o seu corpo repouse nas profundezas da terra, mas há algo nesta personalidade que não passou, nem passa, incólume ao pensar do autor do blogue; dado os seus trejeitos simplórios, a sua rudeza e principalmente a sua peculiar forma de vida, este homem conquistou mesmo que muitos muito inocentemente não o saibam ou não queiram até admitir, o respeito e admiração de muitos e com isto, algo que não será fácil de alcançar por cada um de nós, a imortalidade!
 
A lembrança deste homem não sairá jamais do pensamento de nenhum de nós...assim se conquista direito a ter um lugar no clube dos imortais!
 
 
Ao amigo Amaro, o abraço de agradecimento do costume.
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário