domingo, 20 de janeiro de 2013

LANHESES - UMA LUTA PARA OS PRÓXIMOS TEMPOS...

O autor do blogue sente-se indignado! Assim é que o deve ser dito, curto e grosso, mais nada!
 
Todos teremos presente a convicção de que para que as nossas cidades, vilas e aldeias cresçam, se desenvolvam economicamente e fomentem o bem estar social de todo o indivíduo que compõe esse mesmo núcleo comunitário, as "Zonas Industriais" nestes tempos modernos, assim organizadas, são os pólos mais dinamizadores da actividade económica e delas, com o fomento da economia, advém a o fomento da componente social, como atrás for referida. Não queremos que as nossas cidades, vilas e aldeias, se transformem em perfeitos jardins floridos, embora também o possamos fomentar, é certo; mas, não queremos, nem tão pouco desejamos, evitar que ao se transformarem em lindos canteiros naturais, se vejam privadas da dinamização social, que advém do trabalho e do simples facto da economia funcionar. Portanto, o autor do blogue, assume que não é contra, ou, na altura, não foi contra o facto de se instalar um complexo industrial na periferia da aldeia de Lanheses. É salutar que em Lanheses existam condições e se proporcionem meios que fixem a população, nomeadamente os mais jovens, não os deixando partir, ou evitando, como tem sido advento e característica marcante de muitas gerações de portugueses, que vítimas de políticas insípidas, egoístas e completamente erradas, se viram na eminência de ter de deixar a sua terra natal para trás, o seu país, em demanda de melhores condições de vida! Não! O autor do blogue não está contra a zona industrial aqui criada. Aliás, o autor do blogue, preza o trabalho, tão atacado e menosprezado hoje em dia, preza os demais camaradas trabalhadores que como ele, todos os dias bem cedo, com o labor dos seus braços contribuem para que este mundo "pule e avance", tal como afirmava António Gedeão, muitas vezes entoado pela voz de Manuel Freire.
 
No entanto, o autor do blogue também sabe, sabia e continuará a saber, que esta zona industrial foi criada para servir fundamentalmente o projecto das tão em voga "Eólicas", onde se produzem aqueles brancos gigantes dos montes, cujas pás giram ao sabor dos ventos, tendo em vista a exploração de um nicho de mercado que estava por explorar. Convém lembrar que Portugal atingirá em breve a sua cota máxima na produção de moinhos para captação de energia eólica e que este projecto será para dez quinze ou por ventura vinte anos. Mas um dia, atingindo os seus limites, não pense o leitor que estas indústrias se manterão por aqui muito mais tempo a fabricar pás de moinho para outros países do mundo. Desengane-se o leitor. Quando essa meta for atingida e os nossos montes e montanhas estiverem repletos destes gigantes brancos, lá irão estes gigantes da indústria procurar novos nichos de mercado para outras paragens em busca de lucro, sob o disfarce do apregoar da tão "bonita" energia ambiental!

Não! O autor do blogue não criou este tópico para atacar as (simplóriamente falando, eólicas), antes pelo contrário, é de todo favorável ao fomentar das chamadas energias limpas, renováveis, mas, sabendo que atrás destas, com uma zona industrial a funcionar, outras indústrias viriam para se instalar em Lanheses, é aí que o problema reside! Que tipo de indústrias? Para além de pequenas indústrias de serviços, de componentes para o ramo automóvel, material industrial, entre outras menos poluentes, uma aqui se instalou das mais poluentes que possam existir, uma indústria de queima e incineração de resíduos. Expulsa que tinha sido, de localidade que se bateu arduamente várias anos por vê-la expulsa de lá. Já não terá escapado ao nariz de qualquer um de nós, habitantes de Lanheses, o odor tépido que por (muitas e muitas vezes) paira no ar, assim como pequenas partículas negras que se depositam, por exemplo e são bem visíveis, nos nossos veículos, imagine no interior de nós! Pergunta o autor do blogue - Onde anda a fiscalização, onde raio andam os fiscais que controlam e monitorizam as partículas que pairam no ar e que a nós, habitantes desta aldeia, muita mossa têm feito na nossa saúde? Talvez massacrando a cabeça aos pobres comerciantes que vêem a sua actividade por um fio...Quem ainda, depois desta indústria estar a funcionar, não sentiu em sua cabeça o aumento de cefaleias e indisposições do corpo e mente!?! Quem?

Na altura, a comunidade lanhesense manifestou-se contra, e muito bem, embora nos dias de hoje, nos dias deste capitalismo selvagem e ditatorial, desta democracia sequestrada pelo dinheiro e pelo lucro de uns quantos poucos novos burgueses, com a passiva conivência e bolsos cheios da classe política, os protestos por vezes caiam em saco roto. Como foi o caso! Ora, perante as novas que lhe têm chegado em mão e aos ouvidos, o autor do blogue, prevê que com a chegada à zona industrial de Lanheses de nova e extremamente poluente indústria, a luta se venha a intensificar, contra aquilo que o mesmo considera um ataque ambiental (mais um) contra a qualidade de vida de cada um de nós, habitantes de Lanheses!

Está em fase de estudo, pareceres técnicos e impacto ambiental, a instalação na zona industrial, de uma empresa de fabrico de cimentos e betões que sirvam o ramo da construção civil (!!!), que, caso o leitor não conheça, ou até nem saiba, é uma das mais poluentes das que existem. Já alguma vez passou por Leixões, quem segue para a cidade do Porto e em vez de olhar para o porto de mar, e ver os movimentos frenéticos (sempre impactantes ao olhar) onde polulam os navios pejados de contentores, já alguma vez olhou para o lado contrário e viu os silos gigantescos da antiga Cimpor, polvilhados de pó branco e em seu redor uma paisagem desoladora? Se não sabe, ou viu, passe lá, veja com os seus próprios olhos e pense que o mesmo, em breve poderá vir a acontecer em Lanheses! Dramático!

O autor do blogue é frontalmente contra a instalação de uma empresa transformadora de inertes minerais em cimentos, na zona industrial de Lanheses, mais a mais, morador que é nas suas proximidades e como apaixonado que é, por esta terra que ama, não deseja de todo que uma indústria altamente poluente, como esta, se instale no referido parque industrial.

A luta vai recomeçar, desta feita, contra mais um atentado ambiental e por isso, o autor do blogue a todos os lanhesenses vem solicitar que a ele se juntem nesta luta, e venham a salvar esta verde e bela aldeia que é Lanheses, onde o ar ainda vai sendo, nos dia de hoje, respirável, e onde ainda hoje em dia é possível passear pelas belas zonas verdes respirando ar puro! Caso seja a favor da instalação aqui deste género de indústria poluidora, o autor do blogue, deixa um exemplo em jeito de previsão para o que possa vir a acontecer num futuro próximo:

Imagine-se pelo Verão, ao final da tarde, depois de mais um dia de trabalho, cansado, o leitor parar um bocadito, descansar, sentar-se na esplanada de casa bebendo uma cervejinha gelada contemplando a bela e verde natureza lanhesense, ouvindo os pássaros a cantar e reparar que às páginas tantas, o seu relvado está branco mas não é da neve que está caindo, pois estamos no Verão e até no Inverno, aqui, muito raramente neva; é derivado do pó com mistura de gesso que anda no ar, vindo da zona industrial localizada a norte da nossa aldeia e que se deposita em nossas casas...imagine como ficarão os seus pulmões!

Lanheses tem de decidir o que quer para si, mais emprego à custa de muito sofrimento, ou mais qualidade de vida! Nem sempre o emprego, o trabalho, trás somente benesses! Quererá Lanheses transformar-se na nova Souselas de Portugal? Lembra-se?

Lanheses não precisa destas e destes tipos de indústrias, nem tão pouco as quer cá, quando outros as expulsaram das localidades onde se encontravam implantadas! Ainda por cima inseridas num país que se prepara para ser multado pela UE a nível diário, rondando as coimas os 140000€/ dia (!!!!) por não respeitar os critérios normativos antipoluição onde, quase todas as empresas (existem excepções), com a devida passividade do Estado, ou seja, sem a devida fiscalização, poluem a seu bel prazer e ultrapassam os critérios assumidos e acordados em sede desse organismo a UE, que nestas matérias se mostra irredutível, e muito bem! Prática há muito institucionalizada desde os tempos da "velha senhora", onde o interesse na obtenção de lucros vinha sempre alicerçado no agudizar dos problemas de saúde das populações, com total indiferença da classe governante. Veja-se o ocorrido em Souselas! Em Portugal, tantos anos depois, pouco ou nada mudou! É triste...pelo andar da carruagem, não tardará muito, prevê o autor do blogue, teremos na nossa zona industrial um aterro sanitário...era o que faltava!!!


De modo a que todos os leitores do blogue e lanhesenses possuam informação que possibilitem e fundamentem uma tomada de posição por parte de cada um, quer contra, quer a favor, da instalação deste tipo de indústria em Lanheses, o autor do blogue decidiu criar no mesmo, uma página autónoma dedicada a este tema, com considerações técnicas sobre o assunto e estudo de impacto ambiental (muito parcial diga-se, não se fie nas palavras, elas por vezes enganam), dando-lhe destaque e a devida importância que merece, e decidiu também, criar uma votação de modo a que quem o queira, mostre a sua posição. A pergunta será:

-Concorda com a instalação de uma empresa produtora de cimentos na Zona Industrial de Lanheses? - Terá direito a três tipos de resposta: sim, não e indiferente. O autor do blogue pede-lhe, a si leitor do mesmo, que vote somente depois de ter consultado a tal página autónoma, destacada no blogue sobre o título LANHESES - UMA LUTA PARA OS PRÓXIMOS TEMPOS...

Neste caso o autor do blogue, decide-se em favor do não, e você?

Aqui fica este apelo à luta, pois sem luta, nesta vida, nada se consegue...o autor do blogue ama em demasia esta terra para que um dia a venha a deixar para trás por causa de gesso, pedra e muito pó branco!!!
 
Tenha consciência e opte por uma postura de verdadeira cidadania!
 
 
 
 
 

12 comentários:

  1. é motivo de indignação, a instalação de industrias poluentes onde quer que seja e muito mais quando se trata da nossa terra! Mas essas industrias precisam de autorização para se instalarem.Quanto a mim, cabe aos responsaveis pela freguesia, tomarem as medidas necessarias para que essa industria não se instale na zona industrial,tendo em conta os males que pode trazer para o meio ambiente e para a saude dos
    habitantes.
    O problema é que no mundo em que vivemos quem manda é o dinheiro e quantos interesses não havera por tras de tudo isto???

    ResponderEliminar
  2. É inadmissivel estepresidente da camara que se diz amigo de Lanheses demonstrar amizade castigando-nos com lixo
    Pra mim acabou é uma pessoa não grata e escusade aparecer por cá cheio de sorrisinhos.
    que ponha a fabrica em Viana a ver se gosta

    ResponderEliminar
  3. Inacreditável, não há palavras para exprimir a revolta! É necessário agir!

    ResponderEliminar
  4. estou incredulo! tudo na sucapa! primeiro uma zona industrial de grau não elevado. logo de seguida e nas escondidas de todos passam a zona industrial para o grau mais elevado. e tudo para meter tuda a merda possivel e imaginaria em lanheses. isto porque não a querem em viana. é o principal culpado desta situação! eu não tenho duvidas é o presidente da camara!vem a lanheses em pezinhos de lã parece um padre! mas tudo que é podre é manda para lanheses!ricardo costa

    ResponderEliminar
  5. Este Sr.Ricardo Costa esta aqui a mostrar toda a sua ignorancia!!! Mas que conversa mais descabida...ou esta a dar nas vistas..mas pela negativa! E pelos erros que comete..tudo mostra o grau do seu intelecto! Paciencia temos que os suportar!

    Member da Assembeia Municipal de Viana do Castelo

    ResponderEliminar
  6. senhor MEMBER da Assembleia Municipal: que inteligência! NÃO temos na lingua portuguesa um termo para designar o seu cargo?

    ResponderEliminar
  7. Outra vez Sr Ricardo Costa! Estou a ver que defacto o sr. e muito primario! Deve ser uma crianca "adulta" pelo seu falar...nao se mete onde nao e chamado...por favor...Eu tenho imenso prazer em comentar assuntos..mas validos e dentro das regras da euducacao, civilidade, e repeito pelo proximo. Sabe que liberdade tem limites e onde comeca a minha acaba a sua...O que o sr diz nao merece resposta! E eu nao tenho paciencia nem obrigacao de aturar as suas criancices...nem sou moralista..Ha organizacoes que dao aulas de civilidade e comportamento social, va e aporveite!

    Membro da Assembeia Municipal de Viana do Catelo

    ResponderEliminar
  8. para senhor ter o cargo que tem devia era estar em outro local que não em uma assembleia municipal.gostaria de ver as suas intervenções para apreciar o seu civismo, o seu intelectual para assim ver até onde pode ir ou vai o seu comportamento social e de parvoice!ricardo costa

    ResponderEliminar
  9. Sabe uma coisa Sr.Ricardo Costa, eu farto de me rir com os seus comentarios de um quase analfabeto..e e por isso que continuo a dar-lhe "corda".Riru-me com a sua escrita..nem portugues sabe escrever..coitado! Tire o curso de portugues que pelos vistos..esta muito atrazado.O melhor que o sr.tem..sao os seus pensamentos filosoficos!!! Os seus argumentos as suas respostas cheias de "sabedoria" saloia!!! O sr,com respeito, tem tanto de ignorante como de altura e- Gracas a Deus que nao e alto!!!
    Membro da Assembeia Municipal de Viana do Castelo

    ResponderEliminar
  10. E..SR Ricardo Costa para respeitar o autor do blog, que eu adimiro e tenho a maxima consideracao, tanto pelo Blog como pelo seu autor, eu nao me vou entreter como os seu magalomonismo! Passe bem

    Membro da Assembleia Municipal de Viana do Castelo

    ResponderEliminar
  11. Desejo a todos nessa maravilhosa viagem boa sorte na ida e na vinda. E defacto como o autor do Blog tambem descreve, uma maravilha! Ha anos tive a sorte de passar nessas paragens um dia e uma noite e deverti-me bastante! Com mais amigos o momento alto foi na feira dos queijos que nunca me esquecerei! Parabens a si amigo Sergio pela maravilhosa iniviativa.Desejo que se devirtam ao maximo e que tudo corra bem.Que Deus vos acompanhe. Forca!

    Membro da Assembeia Municipal de Viana do Castelo

    ResponderEliminar