quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Largo da Seara - Ecomuseu de Lanheses.

Importante ponto de passagem, há tempos muito idos, para viajantes e tráfego das mais variadas mercadorias, hoje em dia, nestes tempos modernos, perdendo um pouco da anciã importância que detinha, o Largo da Seara, foi pela edilidade, inserido no Ecomuseu de Lanheses, apetrechado com diversos artefactos que traçam um pouco a historicidade desta aldeia e do local em particular, e se transformou num importante museu a céu aberto.
 
Circulando pela zona e não lhe ficando indiferente, o autor do blogue não resistiu a sacar umas quantas fotografias deste belo e histórico local, que passa a postar em seguida.
 
 
 
 
Avenida de acesso ao Largo da Seara.
 
 
Já em pleno largo. 
 
 
Nora ou Estanca-rios, engenho utilizado para extracção de água do solo e/ou poços, utilizando força animal.
 
 
Lavadouro Público, ainda hoje utilizado, sem contudo ter a importância que teve em outros tempos.
 
 
Carro de bois. Pequeno carro em forma de quilha utilizado no transporte dos mais variados materiais, de tracção animal, tal como o nome indica. Na imagem também se vê, após o carro de bois e antes da bomba de água, uma mesa telheira, como o nome indica, utilizada antigamente, para o fabrico de telha.
 
 
 
Representação da estrutura inferior de um moinho de água com rodízio.
 
 
Idem.
 
 
 
Bomba-de-água, engenho de força manual, para extracção de água do poço.
 
 
 
Pormenor do Largo da Seara. Clique na imagem para ampliar.
 
 
Importante espaço este, inserido num museu a céu aberto, que sempre que o autor do blogue lá passa, lhe transmite um ensinamento; o de que o saber e a cultura, sintomaticamente, a matriz cultural de um povo, de uma comunidade, são do mais elementar que cada uma das nossas freguesias pode apresentar para quem a visita, ou para quem como nós, cá habita todo o ano!
 
A cultura popular em Lanheses mostra-se orgulhosa da sua génese e nisto o autor do blogue sente tremenda satisfação!
 
 
 

1 comentário:

  1. Obrigado pelas fotografias, que estão muito bonitas.Agora que o passado està preservado, a Edilidade deveria preocupar-se com o presente, pois Lanheses, em muitos lugares (afastados do centro!)não possui ainda as infraestruturas indispensaveis (esgotos, por exemplo).
    Sei que o autor do blogue não tem nada com isso, mas é apenas uma chamada de atenção.
    Agradeço as noticias que nos dà e leio as suas poesias com imenso prazer.
    Bem-haja.

    ResponderEliminar