quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Pequeno e ao mesmo tempo gigante...

É noite e vivemos todos a nossa vidinha do costume. Aqui por Portugal, estaremos muitos de nós por casa, convivendo com a família, outros milhares de portugueses como nós, estarão por certo a trabalhar, outros milhares também, envolvidos em milhares de outras dispares actividades e por esse mundo fora, serão biliões os seres humanos que ora dormem, ora estão acordados, vivendo tal como nós, claro está, a sua vidinha!
 
No entanto, a cerca de 14 milhões de quilómetros de distância, enquanto os seres humanos vivem o seu dia-a-dia impávidos e serenos, ignorando esta ameaça, um objecto rochoso paira sobre nós.
Um asteróide, vulgarmente conotado como meteorito, está passando por nós num voo muito aproximado ao planeta Terra, embora que, ainda não represente em 2013, perigo para o nosso planeta. Apelidado pelos cientistas com o nome do antigo deus egípcio da escuridão (trevas), Apophis, poderá ser sinónimo de muita destruição, para nós, seres vivos da Terra!
Descoberto em 2004 pela comunidade científica, e após se ter estudo a sua órbita em torno da nossa estrela, o Sol, a mesma comunidade preocupadamente reconheceu ter descoberto que este asteróide, de tamanho reduzido (comparado com muitos dos que gravitam o Sol) sensivelmente trezentos e setenta metros de largura e com cerca de 1,5 biliões de toneladas de peso em forma de rocha, representa um perigo real para nós habitantes deste planeta e para o mesmo planeta, pois a trajectória da sua órbita coincide com a trajectória da órbita terrestre na sua viagem em torno do Sol, assim como também com a do planeta Vénus! Em 2029 a sua trajectória se aproximará da da órbita terrestre, mas descartada matematicamente que foi, a hipótese de ocorrer uma colisão com a Terra nessa data, a mesma colisão, pela comunidade científica não foi descartada, podendo ocorrer (adivinhe lá a data, curiosamente, se é que consegue pensar num número) a 13 de Abril de 2036, uma sexta-feira! Isso mesmo! Nesse ano o autor do blogue (se até lá não se extinguir) terá a bonita idade de 62 anos, cedo ainda para se morrer, certo?
 
Não querendo tomar um tom alarmista, o autor do blogue não pretende incomodar o leitor com alarmismos, apenas tecer considerações acerca de uma das mais importantes matérias científicas que se deparam perante todos nós habitantes do planeta Terra, num futuro muito próximo, pois em termos astronómicos 2036 é já para o ano, e alertar todos para a importância que devemos dar à ciência e às razões, estudadas, fundamentadas e justificadas, que a mesma nos oferece, convidando-nos a todos a aceder à razão!
 
Caso este pequeno e ao mesmo tempo gigante pedaço de rocha, colida com o nosso planeta, as probabilidades são de 1 para 45 (muitas), dado o seu reduzido tamanho, não será motivo para que a destruição do planeta Terra como o conhecemos aconteça; no entanto, será motivo para que ocorram mudanças significativas neste nosso planeta! 
Desde logo as físicas aquando do impacto na crosta terrestre deste pequeno gigante. Caso o impacto se verifique em terra, cidades inteiras desaparecerão e alguns milhões de seres humanos morrerão logo ali, estima a ciência que cerca de 10 milhões de almas pereçam no imediato, assim como muitas espécies animais e vegetais se extinguirão também; caso ocorra no oceano, um tsunami de dimensões inimagináveis varrerá vários pontos do nosso globo levando a bárbaras extinções em massa...outra das ocorrências e talvez uma das mais importantes, será a de que, com o aumento brutal de gases na atmosfera, recorrentes do embate, ocultando o Sol e impedindo os raios solares de provocarem o efeito de estufa que mantém a temperatura na Terra a níveis em que a vida seja possível, tal como a conhecemos, forçarão a temperatura do planeta a diminuir drasticamente, iniciando-se assim, uma nova era glaciar, com os locais mais setentrionais, ou seja mais a norte, onde hoje em dia estão construídas enormes cidades, (o autor do blogue pensa em cidades como Paris, Londres, Berlim, Estocolmo, Moscovo, Nova Iorque, etc) gigantescos aglomerados populacionais, muitos países, a ficarem submersos por densas camadas de gelo, originando fomes, extinções e fugas em massa, com a pior particularidade dada a forma geo-política como este planeta se encontra organizado nestes tempos modernos, com várias etnias e diferentes raças aglomerados em países independentes entre si, o que originará por certo, graves conflitos bélicos, quando os povos dos países mais afectados, tentarem fugir para os países menos afectados de modo a sobreviverem e a escapar a uma morte mais que certa, e os últimos, por sua vez, se tentarem defender das investidas dos primeiros...imagine só o cataclismo que este já de si próprio cataclismo, originará! Uma dor tão grande, tão forte, tão avassaladora, profunda e colectiva, tomará conta do espírito do ser humano e nesses tempos se viverá uma espécie de Apocalipse...a face da terra e a moldura humana jamais serão as mesmas!
 
 
 
Excertos de vários filmes retratando o que pode vir a ocorrer!
 
 
 
Por tudo isto Apophis é uma palavra que não devemos ignorar e levar muito em conta, quando a ciência nos alerta justificadamente para a pequenez da nossa natureza neste imenso universo, onde somos tão e somente um pequenino alfinete num palheiro do tamanho da Terra. Em 2013 a órbita de Apophis passa a 14 milhões de quilómetros de distância, em 2029 e em 2036, a órbita está calculada para que este corpo rochoso passe a uma distância da Terra de somente 22000km, caso queira comparar, ou ache esta distância muito segura, pense que a Lua está a uma distância de 385000km do nosso planeta e os satélites que nos gravitam e permitem comunicações, monitorizam e acompanham estudiosamente o planeta e o universo, estão a 36000km da Terra...dá que pensar não dá? Nessas datas Apophis estará física e perigosamente perto de nós, falta saber e descobrir, se algum choque com outro corpo que lhe altere a rota, ou até o campo gravitacional da Terra, não impelem este asteróide num voo picado sobre a crosta ou oceanos terrestres!
 
Também já ouviu, o autor do blogue, comentários apelando à fé, do género:
- Deus pensa em tudo e até nos deu a Lua para nos proteger! - Nada de mais errado, Apophis passará entre a Lua e a Terra, atingindo esta última. Confesso que nem a fé nos salvará, nessa épica era e se como dizem, Deus é o criador de todas as coisas, como o Universo é infinito, estará por certo ocupado com outra matérias num qualquer afastadíssimo ponto universal, que nem se aperceberá da calamidade que na Terra estará a ocorrer, ou será que veremos uma enorme mão a apanhar o meteorito e lançá-lo para outra galáxia distante, antes de colidir com o nosso planeta?
Não acredito! Acredito antes na frieza dos números e da ciência exacta que é a matemática, que em relação a nós, habitantes do planeta Terra, apresenta conclusões muito preocupantes!
 
Hoje, para o observar no céu nocturno precisará de um telescópio bastante potente, nos anos acima referidos, o mesmo será visível na abóbada celeste a olho nu...nem uns binóculos farão falta para o observar...pense nisto e pense fundamentalmente, acerca da nossa frágil natureza!
 
Sexta-feira, 13 de Abril de 2036, uma data a não esquecer, entretanto, a esta hora e ao som destas linhas escritas, Apophis está de passagem, bem pertinho de nós e em breve nos visitará de novo...
 
Apophis...

Sem comentários:

Enviar um comentário