domingo, 13 de janeiro de 2013

SCHWEINSHAXE!

Palavra esquisita esta para se nomear o tema deste tópico, não é? SCHWEINSHAXE! Pois é! O autor do blogue, juntamente com a sua companheira desta vida, teve a honra de ser convidado para participar num jantar, nesta gélida noite de sábado, em casa de um casal de amigos em que foi servido um delicioso e frugal prato da cozinha tradicional alemã! O tal Schweinshaxe. Não sendo um dos pratos que tradicionalmente ornamentam as mesas portuguesas, mesmo que seja o porco, um dos petiscos que mais abundam na nossa gastronomia, o autor do blogue, aceitou o convite, muito lisonjeado e entregou-se aos verdadeiros sabores e delícias da cozinha alemã, mesmo sendo confeccionada e digerida em Portugal!
 
Schweinshaxe em alemão, traduzido à letra, joelho de porco gelado, é um prato elaborado à base de joelho de porco, condimento tradicional da gastronomia alemã, cortado e guardado no frio, e de alguns países que com ela partilham fronteiras tais como a República Checa, a Áustria e a Hungria (esta última não partilha fronteira com a Alemanha), e normalmente é servido com o acompanhamento de chucrute, uma conserva de repolho fermentado (famosa mundialmente) e com batatas fritas cortadas aos gomos ou em outro qualquer formato, ou então até, acompanhado de puré de batata, como foi o caso.
O autor do blogue confessa, que uma das mais deliciosas sensações que temos nesta vida, é a de estarmos sempre a aprender e qual a melhor maneira de conhecermos outros povos, outras culturas, senão pelo modo mais simples, o da mesa, o da gastronomia. Por aqui em Portugal não temos este hábito de separar em três ou mais cortes, a perna do porco, que normalmente se apresenta cortada no seu todo, dando origem ao famoso presunto, mas nos países mais a norte e a leste da Europa, este é um hábito gastronómico secular, testemunhado pelo autor do blogue, quando os viu à venda expostos em vários restaurantes, tasquinhas e pelas fabulosas ruas e mercados de Praga e de Budapeste e lhes atirou os dentes...um manjar deveras delicioso!
 
 
Joelho de porco, acompanhado de chucrute e molho de cogumelos.
 
 
A mundialmente famosa chucrute.
 
Ao casal de amigos, o autor do blogue agradece o simpático convite, para à mesa, lhe ser permitido conhecer e provar uma iguaria típica da Baviera, muito bem confeccionada e de maravilhoso sabor! Parabéns pela habilidosas mãos para a cozinha! Convém realçar que, acompanhando a degustação deste prato, o autor do blogue, optou por se sentir como verdadeiro alemão, pelo menos por uma noite, e decidiu beber cerveja, também ela um dos ícones da Alemanha, mesmo que fosse a mesma, típica e tradicionalmente "portuguesinha", Super Bock!!!
 
Estômago embrulhado pelos excessos cometidos, já muito tarde, o autor do blogue lá chegou a casa!
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário