quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Um adeus a este Janeiro!

O autor do blogue não é homem dado a grandes sentimentalismos, no que toca aos meses do ano, embora como homem que é, gostos sente, e haverão porventura alguns meses que muito lhe digam em detrimento de outros que lhe digam nada! Janeiro é um deles! Primeiro mês do ano nos calendários juliano e gregoriano em homenagem feita pelos romanos a Jano, Deus do começo, Deus do início de tudo. Janeiro é o primeiro de todos os meses! Este mês de Janeiro para o autor do blogue foi especial, principalmente a última quinzena, com o realizar dos preparativos para o SABORES de INVERNO, o gerir das inscrições, do percurso a seguir, a terrível expectativa de que haveria ou não povo lanhesense interessado em participar, e toda uma panóplia de fait-divers que martelavam a mente do autor do blogue e não o deixavam descansar.
 
E Janeiro é fundamentalmente, para o autor do blogue, o mês em que melhor se podem apreciar as cores da natureza, que se mostram virgens nesta época, humedecidas por finas gotas de água que pairam no ar! Janeiro é o mês em que o arvoredo deste país que o autor do blogue tanto ama, se cobre de líquenes e de musgos, se desfolha e onde as árvores que ocorrem à beira da estrada por entre a névoa invernal mais parecem espectros olhando para quem por elas passa! A paisagem adquire contornos quase fantasmagóricos, mas nestes também temos de reconhecer, tremenda beleza!
 
Pensando ainda no SABORES de INVERNO, o autor do blogue, lembrando o rosto feliz de todos os que com ele se atiraram á estrada, numa aventura invernal, mas tremendamente bela, atravessando belas paisagens por não menos belas zonas, deixa um pedido de despedida para Janeiro, que findará daqui a poucos minutos:
 
- Vá, passeie! Junte o útil ao agradável, reúna quem ama, a família, e explore cada cantinho deste nosso Portugal tão belo e ao mesmíssimo tempo com tanto para se visitar, com tanto para se descobrir e como dizia Saramago, "a viagem não termina nunca".
 
Por isso o autor do blogue aconselha, quem já aconselhado está, mas não se cansa de o afirmar:
 
- Descubra-se a si prórprio e aos seus viajando...terá enormes surpresas!
 
Janeiro deixa saudades na mente do autor do blogue e se saudoso está, é sinónimo de que gostou do primeiro mês do ano! Este é um adeus a este Janeiro! Gosta quem ama, detesta quem odeia, e o autor do blogue já sente uma espécie de saudosa saudade de Jano, o primeiro...
 
- Até já...
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário