sexta-feira, 1 de março de 2013

A produção de cimento!

Fraco modo este de se iniciar Março aqui no blogue, escrevendo sobre cimento, contudo necessário, pois inerente à condição humana nem tudo aquilo que nos rodeia se nos mostra aprazível! Nem tão pouco este espaço virtual se quer ver transformado numa ode ao - tudo vai maravilhosamente bem -, quando de facto muitas das vezes o que nos rodeia é deveras negativo, deveras prejudicial! E neste blogue poder-se-ia falar de tanta e tanta matéria negativa e prejudicial, assim como de uma panóplia infinda de problemas, uma vez mais realçando, inerentes à condição humana! É escolha pessoal do autor do blogue em que aqui isso seja redigido o menos possível, nem tão pouco este é o propósito desta página virtual!
 
Março é o maravilhoso mês na dança das estações do ano, em que o Inverno nos deixa e entra a Primavera. Em Março ocorre o desabrochar para a vida da natureza, as árvores acordam do seu sono invernal, as flores desabrocham, milhares de espécies de aves voltam de novo a estas paragens iniciando novo ciclo reprodutivo, milhares também de novas posturas nos ninhos construídos pelas últimas citadas eclodem e os dias vão ganhando em temperatura e duração, aquilo que perderam no Inverno!
 
No entanto, e nunca esquecido, teremos em Lanheses para breve o arranque da tão falada cimenteira; aqui no blogue uma sondagem está praticamente a fechar, que será depois devidamente analisada, e tendo em vista este tema da produção de cimento, para os que não dominem ainda a matéria, o autor do blogue encontrou na Internet um vídeo que explica em breves seis minutos, (mais minuto menos minuto), o processo de produção do cimento. Neste vídeo (gravado no Brasil e em português brasileiro) se faz uma parcial glamorização [ignorante] daquilo que é este tipo de indústria, mas que importa referir e documentar para que nós, habitantes desta pequena aldeia, tenhamos conhecimento da verdadeira complexidade que é necessária à produção desta matéria prima, pilar fundamental das indústrias de construção civil! E como a toda a indústria que exista e funcione lhe está associada a poluição, quer pelo necessário carburar de combustíveis para que a mesma opere, quer pela matéria prima em si produzida, também ela poluente, esta é matéria deveras sensível e que a todos nós lanhesenses, deverá preocupar!
 
 
 
 
No vídeo se pode visualizar e entender todo o enorme processo necessário à elaboração de um mísero metro cúbico de cimento e dele podemos retirar, quando bem analisado, algumas conclusões sobre aquilo que pode vir a acontecer em Lanheses.
 
O autor do blogue, deixa no ar a pergunta - É isto que quer para si e para os seus?
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário