sábado, 9 de março de 2013

Opiniões, sinónimo de...divisões!

Sempre que se lança uma sondagem, e aqui neste blogue lançaram-se já duas, opiniões surgem, expressas sobre a forma de voto, em resposta à questão que é lançada! Esta última sondagem levada a cabo na página principal do SSVSA visava tratar e recolher opiniões acerca de matéria bastante polémica e melindrosa, como o é a instalação de uma empresa produtora de cimentos e betão no Parque Empresarial de Lanheses.
 
A sondagem fechou, por ter atingido o número limite de dias em que esteve aberta e agora se passa à reprodução e análise dos resultados auferidos!
 
À pergunta lançada - Concorda com a instalação de uma empresa produtora de cimentos na Zona Industrial de Lanheses? - registaram-se os seguintes votos:
 
Sim - 13 votos, o que equivale a 30% de votos favoráveis a que esta empresa se instale no parque empresarial.
 
Não - 27 votos, o que equivale a 61% de votos contra a que esta empresa se instale no parque empresarial.
 
Indiferente - 4 votos, o que equivale a 10% de votos, número representativo de pessoas, que não terão opinião quer favorável quer contrária a matéria tão melindrosa.

Total de votos contabilizados - 44.
 
 
Analisando estes resultados, se pode concluir que as opiniões são muito divergentes, o que é natural, embora de grosso modo sejam muitos mais aqueles que se mostram contra a instalação deste género de indústria em Lanheses e que denotam viva preocupação com aquilo que o futuro lhes reserva, quer em termos ambientais, quer em termos de níveis de qualidade de vida! No entanto, de se realçar também, analisando os números da sondagem, que são muitas as pessoas que se mostram com opinião francamente favorável à instalação deste tipo de indústria, denotando preocupações do foro económico que possam trazer benesses à aldeia onde habitam e talvez até a nível pessoal. Uma ínfima minoria mostra-se indiferente à instalação deste género de indústria, nos terrenos do parque empresarial.
 
Portanto, se pode concluir que, opiniões são sinónimo de divisões e que em matéria tão melindrosa, certamente muito ainda haverá para ser discutido. Lanheses enfrentará grandes desafios nos tempos próximos e urge que a sua população esteja à altura de os encarar, discutir, enfrentar e resolver, com a opinião e participação de todos os seus habitantes, com o devido acompanhamento da parte do poder local.
 
Tapar o sol com a peneira, ou esconder a cabeça como faz a avestruz, não serão de todo as atitudes a tomar...e o tempo vai correndo célere, bem célere!
 
Em breve e de novo, este assunto será novamente abordado aqui no SSVSA! A todos aqueles que participaram favorável e mesmo desfavoravelmente com o seu voto nesta sondagem, o autor do blogue deixa uma palavra de agradecimento.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário