terça-feira, 30 de abril de 2013

CERIMÓNIA DO DIA DA FREGUESIA - LANHESES.

No auditório do edifício da Junta de Freguesia, decorreu num ambiente muito intimista a cerimónia comemorativa do dia da freguesia, data que celebra a outorga de foral a Lanheses pela rainha D. Maria I, em 29 de Abril de 1793, elevando esta aldeia a vila concelhia.
 
 
Lanheses, Viana do Castelo, Portugal e Europa!
 
 
Numa sala composta por algum público anónimo, assim como por algumas ilustres figuras dos mais variados quadrantes da sociedade civil, tomou a palavra o presidente da edilidade, professor Ezequiel Vale, proferindo discurso baseado numa retrospectiva daquilo foi esta aventura pelo mundo da governação local, nos seus quase oito anos de mandato ao comando dos destinos desta freguesia, enunciando um pouco da obra feita, da que está em realização e das bases lançadas para que muita mais obra e melhor se possa no futuro vir a fazer; não esquecendo também o incremento e explosão cultural que se viveu em Lanheses, durante os seus dois mandatos, deixando no ar para o final, um desejo, o desejo de que muito mais se venha a fazer, contando com a galvanização e luta dos lanhesenses para que a aldeia que os acolhe progrida na senda do sucesso pelos tempos futuros!
 
 
Início da cerimónia.
 
 
 
 
 
Pormenor da sala e da assistência.
 
 
O discurso de Ezequiel Vale.
 
 
Após o discurso, passou-se então à apresentação de dois documentários realizados pelo presidente Ezequiel Vale. 
O primeiro documentário exibido perfaz uma resenha histórica acerca de uma das mais emblemáticas obras culturais realizadas sobre a sua presidência, a construção do mítico barco água-arriba, baptizado com o arcaico (embora muito em voga) nome de "Lanhezes", e onde se faz toda uma belíssima reportagem acerca das fases de elaboração deste projecto, desde o surgir da ideia, ao desafio lançado a "Mestre Caninhas" para a sua construção, até ao dia em que o mesmo barco foi lançado às águas do Lima, sob o olhar atento e feliz das gentes da aldeia. Belíssimo, diga-se, em abono da verdade! Sem esquecer, neste documentário, todos aqueles que durante muitos anos fizeram diariamente do água-arriba (não este mas outros em tudo a este semelhantes) a sua casa, trabalhando no barco, rio acima, rio abaixo, dias e dias a fio, alguns dos antigos barqueiros de Lanheses, entrevistados para este documentário!
No final da exibição foi brindado com grandiosa salva de palmas, após a qual, também foi homenageado "Mestre Caninhas" com a entrega de um água-arriba pintado a aguarela entregue pelas mãos de Ezequiel Vale.
 
 
Homenagem a "Mestre Caninhas".
 
 
O segundo documentário exibido tratou outro tema muito caro aos lanhesenses e a quem deu sustento por alguns anos, a olaria e a cerâmica em Lanheses. Todo o vídeo faz uma resenha histórica daquilo que foi a indústria de olaria em Lanheses, com entrevistas a alguns lanhesenses que por durante anos neste género de indústria trabalharam e que ainda hoje, muitos anos passados desde o cessar dessa actividade, conhecem e dominam com extremo saber todo o processo produtivo de como elaborar uma telha, uma caneca, um copo, um prato ou até uma peça de barro meramente ornamental.
No final da exibição nova grandiosa salva de palmas brindou este segundo documentário.
 
Após a exibição destes dois documentários, realizados por Ezequiel Vale, editados e trabalhados respectivamente pela ordem inúmerada por Augusto Portela e Joel Sousa, houve tempo para degustar um verde de honra!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Para encerrar a cerimónia, foi chegado o tempo de uma comitiva se deslocar à Igreja Paroquial onde os esperava uma elegante senhora, dona de um rosto e de um sorriso de uma serenidade tal, que logo ali cativou o olhar do autor do blogue, e onde juntamente com Ezequiel Vale, depositou sobre o túmulo de seus antepassados, Ricaldes, sito junto ao altar-mor na Igreja Paroquial, grandiosa coroa de flores. A bela e extremamente simpática senhora, de sorriso sereno e cativante era D.ª Isabel d´Almada, pertença à família dos Condes d´Almada, proprietários do monumental e mais que famoso Paço de Lanheses!
 
 
 
D.ª Isabel d´Almada, juntamente com Ezequiel Vale depositando em homenagem, coroa de flores no túmulo de Ricaldes.
 
 
 
 
 
D.ª Isabel d´Almada ladeada por Ezequiel Vale, Filipe Rocha e António Grenho.
 
 
 
 
 
 
Estava encerrada esta cerimónia do dia da freguesia!
 
 
Uma palavra final do autor do blogue para com a pessoa de Ezequiel Vale. O autor do blogue mesmo sabendo que ele (Ezequiel) não vai muito apreciar o que vai ler em seguida, caindo no risco de ter de um dia destes ouvir uma "boquita" mais marota, tem de lhe dirigir o seguinte comentário, aqui publicamente: aclamado por muitos, criticado por tantos outros, prossiga nas lides da governação local ou não, a este homem justiça seja feita; justiça por como mais ninguém aos comandos dos destinos de uma edilidade com o seu modo enérgico e intempestivo de ser, ter atraído a população lanhesense à nobre causa da cultura, ter devolvido a aldeia aos aldeões e ter unido a grande maioria dos lanhesenses em torno de um projecto em que sonhou, acreditou, semeou e que fundamentalmente, deu muitos e inúmeros frutos. Basta ver! Lanheses aí está na senda do progresso, orgulhosa da sua génese simples e humilde, embora como nunca, culta e composta por uma população que gosta e muito de nela participar! Por tudo isto a ele, aqui lhe deixa, o autor deste blogue, um abraço de amizade e de profunda admiração!
 
- Não cores, pois é justamente merecido!!!
 
 
VIVA LANHESES!!! VIVAM TODOS OS LANHESENSES!!!
  
 

Sem comentários:

Enviar um comentário