domingo, 14 de abril de 2013

INICIAÇÃO À OBSERVAÇÃO DE AVES.

Decorreu ontem Sábado dia 13, mais uma acção de formação levada a cabo pela Junta de Freguesia, desta feita vocacionada para o estudo e observação de aves.
 
O dia, que uma vez mais à semelhança de outros tantos que têm recentemente passado, iniciou-se composto por  grande nebulosidade, condição negativa para que esta formação se realizasse devidamente, mas com o passar das horas, o céu ficaria livre de nuvens e os trabalhos de campo puderam realizar-se perfeitamente.
 
 
 
Às nove horas da manhã chegavam ao edifício sede da Junta de Freguesia os primeiros participantes e pelas nove horas e trinta minutos dava-se início à formação na bela sala auditório, com a actividade a ser apresentada pelo professor Filipe Rocha, após o qual, tomou os comandos desta formação, o biólogo e licenciado especializado em ornitologia convidado, Miguel Cardoso. Em cerca de uma hora e meia de considerações teóricas que visaram quer a anatomia das aves, sua taxonomia, quer sobre a enorme diversidade de espécies que ocorrem um pouco por todo o planeta, entre outros aspectos de importante relevância, era chegado o tempo de partir rumo ao campo para no local serem identificadas e observadas várias espécies de aves, das que abundam pela veiga de Lanheses.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Depois da pausa para o cafézinho da manhã, o destino escolhido para se inicializar o trabalho de campo, como não poderia deixar de ser, foi a veiga em Lanheses riquíssima em biodiversidade e principalmente composta por diversificada avifauna, onde os participantes puderam identificar através do canto e também através da visão, várias espécies de aves de tamanho mais diminuto, entre estas vários chapins, carriças, piscos, etc. e claro, como não poderia deixar de ocorrer, em breve todos seriam brindados com solene voo de um majestoso bando de não menos majestosas cegonhas-brancas que a todos deliciou, assim como com a dança no céu de um Andorinhão-comum e no final, planando lá nas alturas a rainha das rainhas, o imponente buteo, ou melhor, a imponente Águia-de-asa-redonda!
 
 
Para começo, no Parque Verde.
 
 
Depois, por toda a veiga.
 
 
Idem, idem.
 
 
A primeira parte da formação era dada como terminada e em breve se passaria ao almoço, servido para todo o grupo na Churrasqueira Papagaio e do qual constava um delicioso arroz de feijão acompanhado por panados ou frango no churrasco, consoante o desejo de cada um, regado com tinto maduro ou verde branco, sobremesa e café.
Em animada cavaqueira todo o grupo se deliciou com os petiscos que se cozinham no Papagaio e à visão do autor do blogue, não passou incólume a antiguidade e beleza das paredes de granito do salão onde este almoço foi servido, assim como a sua simplória decoração num belo apelo às mais antigas tradições da arquitectura tradicional portuguesa, nomeadamente no que toca à área da cozinha.
 
 
Lareira tipicamente minhota! Brasas em Abril...o tempo está deveras incaracterístico!
 
 
Tipicidade minhota, uma vez mais!
 
 
Idem.
 
 
 
Para a parte da tarde, ou segunda parte, esta acção de formação focaria a observação de aves na área protegida das Lagoas de Bertiandos, onde mais um sem fim de canto de aves se pôde ouvir, algumas avistar, como a veloz corrida sobre as águas das lagoas da Galinha-de-água e onde principalmente se passam deliciosas horas contemplando a natureza, respirando natureza!
 
 
 
Sr. Remígio equipado a rigor!
 
 
 
Pelos passadiços das Lagoas de Bertiandos.
 
 
 
Tremenda beleza de uma das várias Lagoas.
 
 
 
Observando sob as explicações de Miguel Cardoso.
 
 
 
Idem.
 
 
 
Manuel Paraíso, Ezequiel Vale e Rosa Maria Franco com atenção, ouvindo Miguel Cardoso e consultando um precioso auxiliar para quem observa aves, um guia de aves.
 
 
 
 O homem do telescópio.
 
 
Transparência das águas da ribeira de Estorãos. Tremenda beleza...
 
 
 
 
 
 
Observando aves e consultando o guia de aves.
 
 
 
Curioso ninho composto entre dois galhos de árvore.
 
 
Buteo-buteo ou Águia-de-asa-redonda.
 
 
Idem, idem.
 
 
A jóia da coroa ao final do dia, Picanço-barreteiro (Lanius senator).
 
 
Idem, idem.
 
 
Idem, idem.
 
 
 
 
 
Ao final do dia, observando gralhas, poupas, cartaxos e estorninhos!
 
 
 
Esta acção de formação mostrou-se tremendamente útil para quem como o autor do blogue tem como passatempo favorito a observação e fotografia de aves na veiga de Lanheses, neste caso particular. Um dia muito bem passado em comunhão com a natureza e em alegre convívio, onde a observação de aves foi o tema principal, passatempo este muito pouco em voga no nosso país, quando comparado com países como o Reino Unido, por exemplo, onde o mesmo tem uma vastíssima legião de fãs!
 
Para além dos aspectos lúdicos, a observação de aves pode alertar as pessoas para os problemas subjacentes à conservação da natureza e (neste caso) à avifauna, constituindo poderosa ferramenta de sensibilização e educação ambiental.
 
Uma palavra de agradecimento em especial ao biólogo Miguel Cardoso pela forma muito explicita, simples, objectiva e simpática com que todo o dia conduziu esta acção de formação, sempre solicito a responder às inúmeras questões que este grupo de amadores lhe foi dirigindo, e com o autor do blogue algumas conversas mais longas foi mantendo!
 
 
Boas observações!
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário