sexta-feira, 26 de abril de 2013

LIBERDADE em LANHESES!

A palavra LIBERDADE e todos os sinónimos a ela subjacentes, nomeadamente a expressão "25 de Abril" também foram comemorados em Lanheses!
 
Organizado pela Associação Humanitária e Cultural de Lanheses juntamente com a Escola de Música Amadeus-núcleo de Lanheses, numa tarde primaveril; ocorreu no edifício do Centro Paroquial um espectáculo onde se entoaram cantigas de Abril, se recitou poesia, por alguns dos alunos do Agrupamento de Escolas de Arga e Lima de poetas como José Régio, Pessoa, Manuel Alegre entre outros e músicas tocadas pelos alunos da já referida escola de música, perante assistência mais ou menos numerosa.
 
Para o efeito, ao contrário de outras edições temáticas e muito surpreendentemente, o salão que serviu de palco a este espectáculo foi preenchido com várias mesas, cobertas com brancas toalhas onde repousava um cravo vermelho, o verdadeiro logótipo de Abril, e onde as pessoas da assistência podiam provar alguns petiscos e tomar até café, servidos através de um bar improvisado, com alguns jovens a tomarem o lugar de serventes! Com preços muito convidativos, desde os sumos até às deliciosas fatias de bolo, toda a receita reverteria para a obra do centro Social de Ribalima.
 
 
Hugo Rios, nas apresentações.
 
 
 
A classe de guitarra, preparando-se para actuar.
 
 
 
Sob o signo da palavra LIBERDADE!
 
 
 
Excelente actuação a deste jovem pianista.
 
 
 
Recital de poesia.
 
 
 
Belíssima actuação deste jovem guitarrista.
 
 
 
Mais um recital de poesia.
 
 
 
No final um espectacular medley performizado pelos professores da Escola de Música Amadeus.
 
 
 
Um pormenor...
 
 
 
Pormenor do bar improvisado e dos voluntários a serventes.
 
 
 
Pese embora a duração algo curta deste espectáculo, assim como uma afluência de público um tanto ou quanto reduzida, o que foi uma pena dada a singularidade da efeméride comemorada, talvez prova da importância que muitos de nós dão a estas datas comemorativas, esta é somente a opinião do autor do blogue, por isso valerá o que vale; o mesmo prefere no entanto realçar  o facto de às gerações mais novas ser transmitido o significado que tem esta data, tanto para os seus pais, como para principalmente, aqueles que viveram sobre opressão e ditadura durante muitos anos, os seus avós!
 
Para que nunca esqueçam a tremenda importância que a palavra ABRIL obrigatoriamente tem para qualquer cidadão português!
 
Só por este facto e pelo modo inteligente e culto como a AHCL promoveu junto dos jovens uma lição histórica baseada na cultura e através da música, merece aqui do autor do blogue um endereçar de - Parabéns!
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário