segunda-feira, 15 de abril de 2013

NOVO NINHO de CEGONHA-BRANCA EM LANHESES.

Um novo casal de Cegonha-branca (Ciconia ciconia) escolheu a freguesia de Lanheses para construir o seu ninho e iniciar prole.
À saída de Lanheses quem segue a EN 202 com sentido a Ponte de Lima ou vice-versa, num dos postes de electricidade que servem, entre outros, a estação de tratamento de águas residuais (ETAR), se avista o ninho construído por estas aves e onde [já] se pode ver a fêmea em posição de choco! Apesar de ser de menor dimensão quando comparado com o ninho construído pelo casal da mesma espécie residente na feira, não deixa de ser uma bela visão, ver este gigante alado residindo no ninho rodeado, como cenário, por verdejante paisagem, motivada pela situação do poste escolhido por este casal entre os campos da veiga!
 
 
 
Uma imagem carregada de beleza...
 
 
 
Pormenor do ninho, localizado numa aresta do poste de electricidade.
 
 
 
A fêmea no choco.
 
 
 
Já quase todos os habitantes de Lanheses e também alguns das freguesias vizinhas se acostumaram a ver no céu o voo destas extraordinárias aves, por vezes em bando de quatro ou mais indivíduos, e com a chegada deste novo casal, talvez um dos seus membros seja descendente do famoso casal de cegonhas-brancas da feira, a avifauna lanhesense ganha em riqueza e diversidade!
 
Impressionante (e por vezes preocupante, falando em termos climatéricos) também o facto destas aves escolheram pousos muito pouco habituais, cada vez mais a norte, para passarem a Primavera e o Verão, nidificando e com a postura, aumentando a prole e a espécie! Sinal de que, apesar das enormes chuvadas que têm caído em catadupa sobre as nossas paragens, algo no clima se sente, está a mudar!
 
 
A presença regular entre nós destes belos gigantes dos céus é disso prova mais que provada!
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário