quinta-feira, 4 de abril de 2013

UM HOMEM, DOIS CÃES E...UM CAVALO!

Aproveitando a tarde mais ou menos ensolarada que se fazia sentir, o autor do blogue, acompanhado dos seus peludos lá iniciou o seu passeio diário pelos caminhos da veiga, sem contudo, espantado ao aperceber-se que um cavalo, mais precisamente uma fêmea (égua) de raça Garrano, pastava livremente pelos prados da veiga e do Parque Verde. Assustada quando acossada por três pessoas que por ali se encontravam e estranhando, tal como o autor do blogue, a imponente presença de tal animal, a égua, num galope ágil e extremamente belo, somente alcançável por este género de animal, o cavalo, lançou-se em fuga relinchando e só se deteve junto a quem estas linhas escreve e aos seus peludos. Logo ali foi brindada com um sonoro coro de latidos por parte do peludo mais pequeno, por coincidência tal como a castanha égua de longas crinas negras, fêmea também (o lado feminino mais audível sempre a vir ao de cima), mas mesmo assim não se afastando, talvez antevendo e pressentindo o respeito que este que aqui escreve, sente pelos animais! Numa espécie de jogo do rato e do gato, a égua ia cheirando os peludos, ora afastando-se, ora chegando-se sem contudo nunca demonstrar qualquer tipo de inimizade ou até, algum comportamento mais hostil! Curioso foi, quando o autor deste blogue iniciou a sua caminhada, ter sido seguido sempre pela égua e a poucos metros do inicio da mesma caminhada quem apreciasse, poderia ver na veiga o belo passeio a pé de um homem de negro vestido, dois cães e...um cavalo!!!
 
 
A égua em pleno Parque Verde!
 
 
 
Do autor do blogue não fugiu!
 
 
Nestas matérias da "esquisitisse", pois, realmente deveras esquisito se torna o facto de se ver um animal destes solto pelos terrenos da veiga pastando, muitas conjecturas se podem tecer e duas logo se afiguraram ao pensamento do autor do blogue! Ou o animal fora abandonado, muitos são os abandonos de cavalos por essas terras fora nestes tempos de dificuldade, dada a crise que se vive e talvez por muita falta de valores quer monetários, quer de principio, por parte dos seus proprietários, ou então o bicho escapuliu-se e certamente alguém andaria desesperado em sua procura! Abandonado não parecia, tal o aspecto cuidado e bem tratado como se apresentava este animal até com cabeçada (aparelho que se coloca no focinho do cavalo como se vê nas fotografias), mas...certezas nunca se podem ter definitivamente sem que se saiba algo que elucide um pouco a verdade!!! E neste caso desconhecia-se por completo qualquer certeza! Depois de algum tempo reflectindo o autor do blogue decidiu em primeiro chamar alguns familiares para verem o curioso da situação, depois apelou a um amigo entendido nestas matérias dos equídeos Trevor Smith, uma ajuda, para no final, fazer o que a consciência lhe dizia que deveria ser feito, avisar as autoridades locais, refira-se GNR, para curioso facto como este, uma égua à solta em plena veiga de Lanheses!
 
 
 
Seguindo o autor do blogue e ao mesmo tempo pastando mais um pouco!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
As autoridades, após a chamada telefónica realizada pelo autor deste blogue prontamente (refira-se) se deslocaram ao local e ali após breve análise conjunta se convencionou que o animal deveria ser capturado e guardado por uma noite, quer fazendo face aos perigos que representava junto a uma via pública, quer de modo a que se pudesse divulgar devidamente o caso, por forma a que hipotéticamente o possível dono viesse a saber que o seu cavalo tinha sido encontrado! Em último recurso, numa espécie de plano B, surgiu uma solução mais exequível perante um quadro de abandono, que a cada minuto que passava parecia o mais certo; a dita égua seria no dia de amanhã encaminhada pelas autoridades para a Quinta de Pentieiros, onde um final feliz lhe seria reservado certamente, fazendo no futuro a delícia de miúdos e graúdos, ao qual o autor do blogue anuiu concordando com satisfação!
 
A "caçada", se é que assim se pode referir iniciou-se e após uma hora e meia entre perseguições e cercos ao assustado bicho, quer pela veiga fora até Vila Mou, quer em Lanheses; cansada e confusa, a égua se deixou finalmente rodear por quatro agentes da autoridade, pelo Trevor e pelo autor do blogue, deixando-se dominar para ser alcançada pelo mesmo Trevor e conduzida a casa particular para que aguardasse em segurança na manhã de amanhã, sexta-feira, transferência para a Quinta de Pentieiros.
 
Estava o caso solucionado temporariamente! Amanhã seria outro dia!
 
-------------------------------------------------------------------
 
 
De noite, já em casa, o autor do blogue recebendo chamada telefónica do edil professor Ezequiel Vale, que também tinha sido (como autoridade que é) chamado ao local para intervir, deixou o aviso de que o dono teria sido encontrado e já se encontrava a tratar da retoma do animal para que voltasse à propriedade de onde tinha fugido, isto depois de um desesperante dia procurando a égua pelos terrenos das freguesias vizinhas de Vila Mou e São Salvador sem que contudo, imaginasse sequer, que a referida égua tinha optado pelos tremendamente belos caminhos da veiga de Lanheses e dos verdes pastos que por aqui abundam!

Segundo testemunho de alguns lanhesenses que vivem do rio, esta égua às sete horas da matina já calcorreava os pastos da veiga...longas horas se passaram até que fosse de novo devolvida a seu desesperado dono!
--------------------------------------------------------------------
 
 

 
Final feliz para uma insólita história que serviu até para título num tópico de blogue, um homem, dois cães e...um cavalo!
 
O autor do blogue hoje à noite, dormirá ainda mais descansado e satisfeito...
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário