segunda-feira, 6 de maio de 2013

MOSTRA de ARTES TRADICIONAIS - FOI ASSIM!

Decorreu em ambiente muito animado a mostra de artes tradicionais organizada pelo executivo da Junta de Freguesia de Lanheses, no passado Sábado dia 4, do corrente mês de Maio. À hora marcada, 17.00h foram aparecendo os primeiros visitantes para em breve o logradouro sito nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia se encher de curiosos, quer passeando pelos stands que estavam montados e que davam mostras do que tradicionalmente e há tempos muito idos se fazia, quer privando com muitos outros visitantes em amenas cavaqueiras.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Distribuídos pelo pátio das traseiras do edifício da Junta, o visitante poderia ver alguns stands de fabrico de sabão, de moldes em gesso, fabrico de marionetas, fabrico de espantalhos, costura, engarrafamento de vinho, produção de mel e fabrico artesanal de boroa de milho. Com música vária como pano de fundo acompanhando esta mostra tradicional, assim como com a interpretação de algumas melodias por um grupo de jovens com afinadas vozes e com o apoio de uma tasca improvisada onde se serviram deliciosos petiscos, assim como o jantar (muito participado, diga-se); decorreu muito bem esta mostra tradicional.
 
Os vários stands foram sendo apresentados espaçadamente no tempo e claro, logo ali uma multidão de curiosos se juntava para ouvirem as explicações do que estava a ser e como era produzido, com especial destaque para três stands, o do fabrico do sabão, o do fabrico de moldes de gesso e da produção de mel. A miudagem delirou com o stand dedicado ao fabrico de espantalhos em miniatura e com noite alta, o autor do blogue reparou, que algumas crianças mais curiosas ainda elaboravam espantalhos.
 
 
Ezequiel Vale apresentando os vários stands.
 
 
Animado stand do fabrico de espantalhos.
 
 
Stand dos bordados tradicionais.
 
 
Stand de costura e de confecção de tecidos para os espantalhos.
 
 
Stand do fabrico de sabão.
 
 
Vários sabões em formato, feitio e condimento.
 
 
Stand dos moldes em gesso.
 
 
Pormenores...
 
 
Stand do fabrico artesanal de boroa de milho.
 
 
Tia Áurea "deitando" mãos à obra...
 
 
 
Paraíso de Sousa na apresentação do stand da produção de mel.
 
 
O apicultor junto dos utensílios necessários ao seu "metier".
 
 
 
"As manas" elaborando lindas marionetas. Stand do fabrico de marionetas.
 
 
Pormenor...
 
 
Idem.
 
 
Muitos curiosos na apresentação e explicação dos diversos stands.
 
 
Et voilá, mais um espantalho preparado...a miudagem delirou!
 
 
 
Melodias cantadas...
 
 
 
A miudagem voltou a delirar, desta feita não com a elaboração de espantalhos, mas sim com a plantação de espécies arbóreas autóctones em vasos de madeira talhados, obtidos em secções cortadas do tronco da antiga faia que ocorria no logradouro da Junta e que foi abatida por motivos de grave deteoração mas que agora serviriam um nobre fim. Foram plantados, um azevinho, um loureiro, um ulmeiro e três carvalhos-robles.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A sempre muito importante sensibilização dos mais novos para as questões ambientais.
 
 
 
Desengane-se quem no entanto pensa que este certame se pautou só pela mostra tradicional, para o efeito e de modo a acompanhar foi servido jantar na tasca improvisada, assim como fêveras assadas na brasa (estas) durante todo dia. Para o jantar foi servido um "goulash", prato típico húngaro, confeccionado pelo Filipe e pela Esmeralda, os cozinheiros de serviço, e que apascentou as barrigas de todos aqueles que o provaram e que como o autor do blogue, acharam terrivelmente delicioso!!! Estão ambos de parabéns pelas extraordinárias mãos que têm para a cozinha!
 
 
Parabéns a ambos!
 
 
Para além de pautarem sempre pela boa disposição, mostram dotes culinários de excepção!
 
 
A Maria...aos comandos do braseiro!
 
 
Pormenor do jantar.
 
 
 
 
 
 
Ia alta a noite, já muito depois do jantar e quando o ambiente era já de tertúlia, com diversas conversas à mistura e muita gargalhada também; numa altura em que os homens se davam também já por vencidos, quando foram elas, as mulheres, que tomaram conta da festa e entre sonoras cantigas e muita dança à mistura se passou o resto da noite!
 
Ah bravas e alegres mulheres de Lanheses!!!
 
  
 
 


 
 
A mulher de Lanheses tem um rosto fino
tem um rosto sulcado pela beleza,
um sorriso bonito, tão cristalino,
e um coração feito de pura braveza...
 
(do autor Sérgio Moreira)
 
 
Originais...no mínimo!
 
 
Aliado à cultura e à gastronomia, com muita amizade entre todos, se passou assim este dia de Sábado, dia de mostra de artes tradicionais que correu muito bem com alguma participação dos lanhesenses que ao logradouro da Junta foram acorrendo.
 
A todos os que muito trabalharam para que tudo corresse de feição e bem, o autor do blogue endereça aqui sinceros parabéns!
Já vencido pelo cansaço, o autor do blogue a altas horas da madrugada, retirou-se para o leito, embora continuassem as mulheres, em alegre cantoria pela noite fora...
 
The end!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário