sexta-feira, 31 de maio de 2013

UM FACTO CONSUMADO! FECHO DO POSTO DOS CTT - LANHESES.

Facto consumado!
 
 
Uma imagem que tende a não se repetir. Aquelas letras vermelhas vão desaparecer, pelo menos daquele local. A faixa negra em sinal de luto justifica-se plenamente! Os correios em Lanheses, tal como os conhecemos, morreram!
 
 
O posto dos CTT em Lanheses sito no Largo da Feira ou Largo Capitão Gaspar de Castro tal como o conhecemos há já muitos anos, encerra portas e em breve o serviço público que era ali prestado terá continuidade nas instalações de um bem conhecido comerciante local, sito também este espaço comercial, no já referido largo, um pouco mais para oeste da localização a que todos estão habituados.
 
Para hoje (quinta-feira dia 30) tinha sido convocada pelos órgãos de soberania competentes, nomeadamente a Junta-de-Freguesia quer de Lanheses, quer das vizinhas localidades, cujo posto dos correios serve as populações locais, para uma concentração/manifestação de  protesto contra o encerramento do já referido posto de correios.
 
Um grupo numeroso de lanhesenses na sua maioria (justificava-se perante a gravidade da situação uma presença mais significativa de populares das aldeias vizinhas assim como os seus representantes autárquicos) mas em muito menor número quando comparado com a presença popular na manifestação anterior contra o mesmo fecho, mostrou perante muitos curiosos, jornalistas e a televisão, o seu enorme descontentamento quanto a este assunto.
 
 
Clique na imagem e nas seguintes para ampliar.
 
 
 
 
 
 
 
Fazendo uso da palavra ao microfone o edil lanhesense, professor Ezequiel Vale, teceu várias considerações acerca da extrema importância que este posto de atendimento dos CTT representa para alguns milhares de pessoas espalhadas pelas várias aldeias das cercanias de Lanheses, nomeadamente e na sua maioria, pessoas idosas que não dispõem de meios físicos que as permitam deslocar para outras localidades de modo a usar este serviço. Explanou também o facto de o executivo que lidera ter sido sondado pelos CTT PORTUGAL para que este serviço se transferisse para o edifício sede da Junta-de-Freguesia e todas as condicionantes que levou o executivo a declinar a proposta, numa espécie de explicação e ao mesmíssimo tempo, de justificação. No final do discurso, apelou à união entre todos os aldeões para que se galvanizem e tomem parte activa nesta batalha contra o encerramento desta agência. Foi brindado com grandiosa salva de palmas! Seguiu-se-lhe no uso da palavra a jovem Elvira Soares apelando, com simples discurso, contra o fecho desta agência e evocando os motivos que levam alguns milhares de pessoas a necessitar deste mesmo serviço público perto da porta de suas casas. Nova salva de palmas! No final ouviu-se um tímido "Grândola Vila Morena" entoado por uma bela voz feminina acompanhado por algumas outras poucas vozes, para no final ser brindada com salva de palmas e alguns gritos de alguns aldeões menos conformados e bastante irritados com toda esta lamentável situação!
 
 
 
Ezequiel Vale, usando da palavra.
 
 
Cartaz com a nomenclatura das freguesias que se servem deste posto dos correios em Lanheses!
 
 
 
A jovem Elvira Soares usando da palavra. Belíssimo exemplo de atitude cívica da parte desta adolescente, natural de Lanheses!
 
 POPULARES REVOLTADOS COM ESTA SITUAÇÃO!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Todos estes rostos de gente anónima mereciam no mínimo respeito pela classe política que uma vez mais à custa do sacrifício do cidadão comum vai cortando a torto e a direito de modo a que a questão - cada vez menos Estado - se faça sentir, e bem!!!! É de uma falta de humanidade tal, que se privem pessoas idosas algumas delas com total falta de meios de locomoção que lhes permitam dirigir-se a uma agência dos CTT próxima (a alguns quilómetros de distância, refira-se) e resolver os seus assuntos ou até então privar o fomento da economia local com o fecho desta agência, ignorando totalmente as pretensões e demandas do comércio e sector empresarial local!!! Tudo por questões economicistas! Onde ficam os direitos das pessoas senhores deputados, senhores ministros e mesmo senhor Primeiro-ministro!?! Onde!?!
 
 
Desta vez o autor do blogue preferiu manter-se um pouco afastado desta manifestação, nem proferindo palavras de incentivo como lhe foi solicitado, primeiramente por considerar o seu timing completamente errado, (apesar de estar de totalmente de acordo com o facto de as pessoas se manifestarem livremente), dado que é facto consumado o fecho da agência dos CTT nos moldes em que se conhece. É certo; vão surgir notícias nos jornais, na rádio e até na tv, mas de nada servirão apenas porque simplesmente, o destino desta agência assim como de outras quatro próximas está mais do que traçado, por motivos meramente economicistas; em segundo e mais importante, e perdoem a franqueza, o autor do blogue continua a pensar que a grande manifestação de protesto, a grande manifestação de descontentamento, se faz no dia de eleições em que o cidadão pleno das suas capacidades cognitivas faz a cruzinha no devido quadrado do boletim de voto e não no quadrado errado, arriscando-se a entregar o país a um bando de larápios e ignorantes, como há anos a esta parte o vem fazendo! A ignorância é a culpada de muitos dos grandes males deste mundo!
 
Nesta vida temos de ser totalmente coerentes!
 
As nossas afirmações têm de ir ao encontro das nossas atitudes e posições, e uma vez mais perdoem a franqueza de quem estas linhas escreve, mas, como poderão pessoas que votam na ideologia de direita apregoar banalidades contra o investimento privado, criticando-o até, quando uma das grandes bandeiras dos governos de direita é precisamente a bandeira da livre iniciativa privada! Muitos dos que hoje protestam (vários deles já idosos) foram os mesmos que em dia de eleições, o tal dia de protesto, fizeram, continuam e continuarão a fazer, a cruzinha no quadrado errado! Podem afirmar que também foram enganados com falsa propaganda e campanhas eleitorais falaciosas, o que é da mais elementar verdade e com o qual o autor deste blogue concorda plenamente!
 
Um popular revoltado abandonando a manifestação/concentração, proferia as seguintes palavras: - Votaram no PSD e agora vêm criticar os privados...vou mas é embora!
 
Foram-se os correios?
Não, não foram, vão funcionar num comércio local. Privado, diga-se! Agora, em Lanheses quando depositar uma carta, ou pagar a luz, a água ou outro tipo de afazeres, poderá ao mesmo tempo, caso lhe apeteça, comprar um LCD, um PLASMA, ou até mesmo um telemóvel última geração!!!
 
Com a livre iniciativa privada, que muitos puseram com o seu voto errado em lugares governativos, pode o autor do blogue aconselhar que vão então preparando também manifestações contra o encerramento do Centro de Saúde de Lanheses, da poeira que vai varrer esta bela aldeia quando a cimenteira se instalar no Parque Empresarial de Lanheses produzindo cimento (Atenção, tudo está parado mas os investidores não!) e quando os Cratos, Coelhos e Gaspares, com o silêncio conivente dos Portas deste país, entenderem, fazendo belas contas em torno de uma mesa redonda, que o Agrupamento de Escolas de Arga e Lima está a custar muito ao Estado para o "diminuto nível" de alunos que suporta, podendo tudo diluir num mega agrupamento localizado em Viana do Castelo ou até em Ponte de Lima...vila que apregoa ser muito antiga, dinâmica e não dever nada a ninguém!
 
Vão preparando os cartazes!
Pois nem estes últimos anteriormente citados escaparão!
 
É para cortar a torto e a direito...
 
 
Resignados? Não!!!
 
 
Mesmo assim, o autor do blogue lamenta profundamente que um serviço público de qualidade, isento, de todos e para todos, tenha encerrado desta forma...tão abrupta!
 
Tão insensível!!!
 
 
 
P.S. - Quem eventualmente possa pensar que esta última parte deste post é um ataque cerrado ao executivo que compõe a Junta-de-Freguesia, desengane-se e pare de esfregar as mãos, pois o autor do blogue continua a ter a opinião de que esses três homens continuam nesta aldeia, a realizar um trabalho notável!

1 comentário: