segunda-feira, 24 de junho de 2013

S. JOÃO em LANHESES - E O LARGO DO SOBRAL ENCHEU-SE DE ALEGRIA...

A tal estação do ano que todos no hemisfério norte aguardam sempre com grande ansiedade chegou finalmente e deu o ar da sua graça! Mesmo que o dia de sexta-feira tenha brindado o povo lanhesense, ao acordar, com uma chuvinha atípica, o Verão, sim o Verão, a tal estação do ano que tantos aguardam ansiosamente, não deixou os seus créditos por mãos alheias, mandou as nuvens à fava (perdoe o leitor esta expressão mais corriqueira) e ordenou que o sol brilhasse no céu, alegrando os corações dos mesmos e muitos, os tais que aguardavam a sua chegada!
 
Um grupo de amigos tinha combinado uma celebração de amizade e de chegada desta bela estação do ano e juntando o útil ao agradável, propôs-se a dar um saltinho até ao Largo do Sobral, onde se encontra a capelinha em honra a S. João e onde de noite ocorreria, à semelhança de anos anteriores, mais um arraial típico, tão à boa moda do genuíno português; para jantar, apreciar as sempre "castiças" marchas em colorido desfile e privar com os demais amigos lanhesenses.
 
Estava dado o mote para uma noite que se tornaria inolvidável e tudo começou no terraço traseiro da moradia onde habita o autor do blogue, para, abrindo apetites menos dispostos aos prazeres da carne e de "Baco", o Deus da vinha e do vinho, se servir um "xiripiti" de boas-vindas ao Verão!
 
 
 
E se já bem se estava, melhor se ficou quando caminhando pelos graníticos e belos caminhos desta aldeia de Lanheses, o tal grupo de amigos se dirigiu até ao Largo do Sobral, para viver esta primeira noite de S. João, jantar e privar com os demais lanhesenses, e foram muitos, que ali se deslocaram nesta sexta-feira ao final do dia!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Após as celebrações religiosas do final de tarde, ainda com um largo bastante despido de gente, foi tempo deste grupo de amigos ocupar lugar na tasca improvisada para servir de restaurante, apanágio desta típica festa popular onde são muitos os lanhesenses e forasteiros também, que a procuram para jantar e deliciar com as suculentas sardinhas de S. João, tudo regadinho com bom vinho, muita cerveja e outros géneros de bebidas espirituosas que entretanto com o passar dos tempos acompanhando a modernidade, vão surgindo como novidade nestes géneros de arraiais! Toda a noite rodou a caipirinha de mão em mão...
 
 
Animação da malta trabalhadora...
 
 
 
A primeira clientela para o jantar...
 
 
 
 
 
 
 Já havia quem cedo ansiasse por um pézinho de dança...(risos)!
 
 
Moisés aos comandos do bar...
 
 
A Maria Viana (Rufa) aos comando do braseiro...onde está a Maria!?!
 
 
A chegada da Tia Amélia à festa...
 
 
O belo largo do Sobral.
 
 
 
-Não quero que me vai pôr na net... - ups...já está (risos)!
 
 
 
 
 
Passados poucos minutos foram muitos os que se dirigiram ao já citado largo enchendo-o, e com o começo da noite caindo, a moldura humana que preencheu, quer a tasca, quer o largo, uma gigantesca massa de gente, que ou jantava, ou privava com os amigos, aguardava o sempre esperado e muito aplaudido desfile de marchas populares. E depois de alguns momentos de muita alegria e de espera pelas ansiadas sardinhas de S. João eis que as mesmas chegaram à mesa e toca a jantar...Daqui em diante o autor do blogue deixará que sejam as fotografias a falar por si, porque até e bem verdade, uma imagem vale mais que mil palavras, mesmo que o para o autor do blogue a palavra escrita continue a ser tão e tão importante...alegria e amizade, este o espírito e alma do povo lanhesense e como o tal grupo de amigos se divertiu!!!
 
Ai que perdição...
 
 
 
 Olha o "Rei" Artur...
 
 
 
 
 
Grande estima, grande amigo!
 
 
Lindo quadro familiar!
 
 
Encontramos o menino Tonecas...(risos)!
 
 
A chegada da amiga Ana Baptista!
 
 
 
Em amena cavaqueira!
 
 
As famosas calças de pijama do autor do blogue, como alguém ousou proferir, e a sempre amiga companhia do estimado José Alberto Amorim!
 
 
A delegação da "Fornalha" certificando-se que os petiscos estavam bem confeccionados! (risos)
 
 
 
Amigos de longa data, dos saudosos tempos das intermináveis conversas na Meadela de antigamente...
 
 
 
Eduardo Teixeira, privando com as massas! Tremenda animação nesta mesa, toda a noite!
 
 
 
 
 
 
Longas horas foram estas as de jantar, onde os tais amigos privaram entre si e com os demais convivas, onde provaram verdadeiramente do real espírito da amizade, em enorme algazarra, grandes brindes e maiores petiscos, com uma ziguezagueante dança de copos no ar, muitos sorrisos...muita alegria! No entanto, lá fora começava o espectáculo, e as marchas populares saiam à rua. Era tempo de outra malta brilhar e como brilhou!
Foram seis os grupos de marchas que desfilaram perante o olhar atento e divertido de uma enorme assistência que ocupava lugar ao longo da ruela do largo do Sobral e perdoem o autor do blogue, mesmo que talvez nada haja a perdoar, não desconsiderando nenhum dos marchantes, nem tão pouco do seu grupo, foi a malta mais madura que brilhou e a "Marcha de Ribalima" brilhou no final da noite com a sua brilhante actuação. Bem afinados, eles e elas, bem coordenados e com uma coreografia exemplar, mostraram que esta fruta madura está para durar na árvore e nem um vento mais forte e fresco os conseguirá derrubar! Lindos!
 
Durante alguns momentos, o olhar do autor do blogue marejou-se de lágrimas ao ver tanta e tão enorme alegria em estar vivo, viver e ser feliz! A todos sem excepção os mais calorosos PARABÉNS, endereçados daqui, pelo autor do blogue!
 
 
MOMENTOS DE MUITA COR E O LARGO DO SOBRAL ENCHEU-SE DE ALEGRIA!
 
 
 
 
 
De novinhos se começa...
 
 
Elementos da marcha do grupo da Associação de Pais.
 
 
 
 
 
Moldura humana!
 
 
 
Muita cor, muita alegria!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Tremenda beleza! Clique na imagem para ampliar!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Que belo número!
 
 
 
Os padrinhos da marcha de Ribalima e Milheiral, Ezequiel Vale e esposa.
 
 
Amigo Zeca, sempre bem disposto.
 
 
Música desta marcha da autoria de Irailda Sousa.
 
 
Mas que belo par!
 
 
Música da autoria de Irailda e por ela cantada e acompanhada por Catarina.
 
 
 
 
 
Bons amigos!
 
 
The man in show...
 
 
 
No final do desfile de marchas voltaram as concertinas à bela ruela do Largo do Sobral, voltaram as cantigas, voltaram os abraços, voltaram os sorrisos dos amigos no quente interior da tasca e a infinda dança de copos rodando pelas mãos de todos! A festa essa continuaria pela noite fora e ninguém se decidia em arredar pé. Longas horas privaram estes lanhesenses dando mostras tremendamente gigantescas do quão puro é o verdadeiro sentido de amizade que une muita desta gente!
 
Aos olhos do autor do blogue voltaram as lágrimas ao ver, comovido, a profunda alegria de viver desta gente simples...
 
 
"Senhora cegonha, como tem passado?..." Belo!
 
 
 
 
 
 
 
 
Casal muito divertido!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Então, cansados!?!
 
 
Dois pertencentes ao grupo dos casados, os da esquerda, e um que em breve fará parte deste grupo...viva o noivo!!! (risos)
 
 
Ó Pedrinho, guarda-me um lugar no próximo passeio...(risos)!
 
 
 
Dois amigos que tanto mimam o autor do blogue...
 
 
 
Ai "Igo", "Igo"...(risos) grande lanhesense!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Cuidadinho com o bagaço com mel...(risos)!
 
 
Quem disse que a Tia Amélia não aparecia de novo!?!
 
 
Final de noite...e o tal grupo de amigos ainda muito animado!
 
 
Foi uma noite de muito calor
uma noite de muita folia.
Ó S. Joãozinho, volta depressa por favor!
O meu povo só quer a tua alegria...
 
 
(do autor Sérgio Moreira)
 
 

2 comentários:

  1. É bom ver que as tradições se mantem em Lanheses!!! Obrigado Sérgio por nos fazer sentir perto mesmo estando longe!!!Abraço Fabio Castro

    ResponderEliminar