domingo, 16 de junho de 2013

SARAU NOCTURNO - INAUGURAÇÃO DO AUDITÓRIO PROFESSOR GABRIEL GONÇALVES.

Foi com casa cheia que na noite de sexta-feira passada se inaugurou no edifício da Junta-de-Freguesia, o auditório Professor Gabriel Gonçalves, figura muito querida e estimada em Lanheses, professor, académico e estudioso, pese embora o facto de já não se encontrar no mundo dos vivos, que ensinou várias gerações de lanhesenses e que permanecerá por certo, na memória de muitos dos habitantes desta aldeia.
 
Há hora marcada, mais minuto menos minuto, arrancou o sarau com variados números performizados por alunos da Escola Secundária de Santa Maria Maior, vulgo Liceu de Viana, que viajaram um pouco por temas como a música clássica, música contemporânea, magia, canto lírico, canto moderno, viola e piano!
 
Uma noite que se queria de inauguração mas também de homenagem, ao homem que inefávelmente muito lutou para que o conhecimento e o saber em Lanheses e nas sucessivas gerações de lanhesenses que acompanhou durante toda a sua vida, se incutisse.
 
Eis alguns registos fotográficos.
 
 
Casa cheia...
 
 
 
 
 
 
 
 
A sala...
 
 
Início dos espectáculos.
 
 
 
 
 
Discurso de apresentação do sarau, apresentado por alunos do "antigo" Liceu, ESSMM.
 
 
Recital de poesia pelo actor João Vilas.
 
 
 
Cello suite nº 1, J. S. Bach - categoricamente performizado à viola, um dos momentos altos da noite...
 
 
 
 
 
Canto lírico, outro dos momentos altos da noite...
 
 
...acompanhado ao piano!
 
 
 
Solo de piano...
 
 
 
Momento divertido da noite, o espectáculo de magia com a participação de voluntários do público.
 
 
 
 
 
José Alberto Amorim ajudando a pequena Maria a desenhar o naipe da carta que o mágico teria de adivinhar. O amigo Amorim, arrancou da audiência algumas gargalhadas, protagonizando um momento de pura diversão com o desenho do seu "sete de paus" e "dois de copas", mais parecendo no desenho, o primeiro uma nuvem e o segundo uma alface...(risos), momento deveras divertido, ah...e não precisou dos óculos! Impagável!
 
 
 
Muitas risadas e muitos aplausos!
 
 
 
Lanheses cantado e acompanhado à viola...
 
 
...e teatralizado por Helena Brandão.
 
 
Canto de música contemporânea...
 
 
...acompanhado ao piano, magistralmente tocado pela lanhesense Sofia Rocha.
 
 
Momento hilariante da noite protagonizado pelo actor João Vilas!
 
 
 
(Risos)...
 
 
 
Agradecimentos finais.
 
 
 
Antes da noite findar, foi chegando o tempo de encerramento do sarau nocturno e inauguração deste espaço que ficará ao serviço da população de Lanheses, sem que discursos finais fossem proferidos. Primeiramente da parte do presidente da Junta-de-Freguesia, grande mentor deste projecto, professor Ezequiel Vale, onde brevemente explanou o conceito e idealização deste novo espaço, agora inaugurado, agradeceu a quem muito trabalhou uma série de dias, voluntariamente para que a nível de infraestruturas tudo estivesse no seu melhor, os conhecidos de todos e lanhesenses também, Isidoro Cunha e José Alberto Amorim, para finalizando agradecer também aos alunos da Escola Secundária de Santa Maria Maior o esforço, dedicação e empenho que colocaram na brilhante realização deste espectáculo.
 
 
Em segundo, após o discurso, Ezequiel Vale deu a palavra ao Sr. Vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Eng.º Vítor Lemos, convidado e em representação da mesma, dada a impossibilidade do presidente e vereadora do pelouro da cultura comparecerem por estarem ocupados com outros compromissos de agenda, nomeadamente a inauguração de mais uma grandiosa Feira Medieval de Viana do Castelo, que num discurso muito simples se enalteceu com o trabalho e enalteceu o mesmo trabalho que tem vindo a ser realizado em Lanheses em tempos de muitas dificuldades, de muitas incertezas, desta feita em prol da cultura ao serviço da população, deixando palavras de incentivo para esse trabalho nunca finde e elogiando esta nova sala de espectáculos.
 
 
Discurso do Vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Eng.º Vítor Lemos.
 
 
Para finalizar, sendo convidada de honra a filha do saudoso professor Gabriel Gonçalves, Dr.ª Fernanda Neves, foi pela edilidade acarinhada e homenageada também, proferindo discurso de profundo agradecimento para com este gesto da população e edilidade lanhesense, ao dar o nome de seu pai a tão distinta e bela sala.
 
 
Dr.ª Fernanda Neves sendo acarinhada e elogiada, assim como a memória de seu pai, por Ezequiel Vale.
 
 
 
Após todas estas cerimónias foi servido um "champagne" de honra acompanhado por doces biscoitos, no também novo bar, que dará apoio a este auditório, onde as pessoas em geral que acorreram a esta nova sala de espectáculos privaram entre elas em amenas cavaqueiras, com uma pequena particularidade, a esplanada do edifício da Junta-de-Freguesia foi aberta ao público vindo também esta a ser mais um precioso apoio para que o auditório se revista de importante capacidade lúdica!
 
 
 
Dr.ª Fernanda Neves, filha do académico e professor Gabriel Gonçalves, acompanhada pelo marido.
 
 
 
 
 
 
Ana Baptista aos comandos do novo bar.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fátima Agra, Amaro e Alice Rocha, em amena conversa na esplanada do edifício da Junta-de-Freguesia.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Excelente iniciativa!
 
Oxalá agora se retirem preciosos dividendos com o levar a cabo desta empreitada, que se rentabilize a mesma, e que Lanheses, saiba retirar os (certamente) saborosos frutos que desta árvore da cultura vão brotando! Muito bom ver um espaço que é de todos e para todos, a Junta-de-Freguesia, de portas abertas de par em par para todos os lanhesenses, de portas abertas à sua população e aqui o autor do blogue não resiste a fazer a comparação com a sua amada Meadela, freguesia onde há muito tempo a edilidade abriu as portas à população e tem sido um dos grandes divulgadores e patrocinadores no fomento da cultura.
 
Que Lanheses e muito bem, lhe siga os passos! A este executivo, ao Ezequiel, Hélio e Filipe, o autor do blogue deixa um voto de sentidos parabéns!
 
 
 

1 comentário:

  1. Mais uma inauguração, mais um feito para ”Lanhezes”, mais um prémio para o nosso presidente da junta… e como “lanhezense” que sou, estou muito grato ao Sr. Presidente da Junta, Ezequiel Vale, pelos grandes detalhes, porque é nos detalhes que descobrimos o valor de uma realidade, é no olhar das miudezas da vida que se faz a diferença. Parabéns Ezequiel Vale…

    ResponderEliminar