sexta-feira, 12 de julho de 2013

ANDORINHA-DAS-CHAMINÉS.

Desde há séculos a esta parte positivamente conotada como prenúncio da chegada da Primavera com a sua presença entre nós, o autor do blogue dedica este post à pequena e bela ave, apelidada pelo sueco C. Lineu, de Andorinha-das-chaminés (Hirundo rustica) migrador estival que chega até nós em busca da abundância de insectos tipicamente ocorrente nos quentes meses de Primavera e Verão.
 
Em manhã soalheira e quente foi delicioso; dado que esta espécie, motivada pelo regime alimentar que segue tolera perfeitamente a proximidade ao homem; fotografar um exemplar de um bando que repousava momentaneamente nos fios da electricidade que ocorrem nos postes junto ao Parque Verde.
 
 
 
 
Higiene diária.
 
 
 
 
 
 
 
Muito poderia o autor do blogue aqui referir acerca desta espécie que aos olhos do ser humano continua a ser tão especial, no entanto, para isso existem os livros e a Internet, para serem consultados, não resiste porém a deixar e a dar realce aqui no blogue a um simples (gigante) facto. Esta espécie de pequena ave com cerca de 19cm de comprimento e um peso de quase 25g efectua na temporada estival uma das maiores migrações que ocorrem no reino animal dirigindo-se para toda a Europa, norte e sul, assim como para toda a Ásia, fazendo uma das maiores viagens que se conhecem no reino animal para passar, em busca de abundância de alimento, os meses de Verão, atravessando toda a África, continente onde reside habitualmente como invernante, desde a sua ponta mais a sul para chegar até nós! Alguns destes pequenos indivíduos chegam a percorrer entre doze a quase trinta mil km nesta viagem anual...
 
Um feito notável para tão pequeno ser! Não acha?
 
Tem o ser humano a estranha mania de que é grande...
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário