segunda-feira, 15 de julho de 2013

DANÇA COMIGO - AUDITÓRIO GABRIEL GONÇALVES.

Foi uma agradabilíssima surpresa o espectáculo de marionetas que Alexandre Vorontsov e Sabahat Passos apresentaram ao público lanhesense que compareceu no Auditório Gabriel Gonçalves na noite de sábado passado.
 
À hora marcada teve início mais um sarau temático cultural, organizado pela edilidade lanhesense e que se dividiu em duas partes. Na primeira parte foi apresentado um documentário cinematográfico realizado por Ezequiel Vale e produzido por Augusto Portela sob o tema "Água-arriba" onde se expõe todo o processo, desde a ideia original até à realização, do mítico  barco construído pelas hábeis mãos de "Mestre Caninhas", como o autor do blogue costuma carinhosamente apelidar, até ao seu lançamento às águas do Lima e seu baptismo perante o olhar da população e que nos dias de hoje continua no cais do rio Lima atracado figurando como número maior no já famoso Ecomuseu de Lanheses.
 
Plateia bem composta em mais uma noite cultural.
 
 
Apresentação do documentário "Água-arriba".
 
 
Na segunda parte foi apresentado e como já referido o espectáculo "Dança Comigo" performizado por Alexandre Vorontsov e Sabahat Passos onde as marionetas são as protagonistas de uma história contada sem texto mas com muito ritmo e que tão pouco necessita de palavras, é certo. É o amor, é a vida. São encontros e desencontros em espiral. Podem sorrir, podem mesmo rir e também chorar se assim o entenderem.
 
Acompanhados por um excelente leque de temas musicais de muito bom gosto, desde a dança oriental com genuínas inspirações nas mais elementares tradições árabes, até aos mais contemporâneos Leonard Cohen em "Dance me to the end of love" e Jacques Brel com o inigualável "Ne me quite pas", as marionetas vão ganhando vida e encantando os olhos do público que as observa repleto de curiosidade.
 
 
 
 
Técnica mista no manuseamento da marioneta, a dois! Sublime!
 
 
Toda a magia transmitida à marioneta pelas mãos do artista...
 
 
 
O autor do blogue jamais se lembraria de utilizar um joelho e com ele orquestrar uma marioneta...fabuloso!
 
 
Até com os dedos da mão, pode o ser humano "brincar" às marionetas!
 
 
 
 
 
 
Teatrinho de marionetas.
 
 
 
 
 
O artista e a sua criação...
 
 
Belo, ao som de Leonard Cohen!
 
 
 
 
 
Fabuloso pormenor do artista, do boneco ao som de "Ne me quite pas" - Jacques Brel!
 
 
 
 
 
Um ser humano, um traje e mais nada...numa palavra - Teatro!
 
 
Agradecimento final!
 
 
 
Cinquenta minutos de pura magia num espectáculo verdadeiramente inigualável e de tremenda qualidade cultural!
 
 
 
 
Desengane-se quem possa pensar, que espectáculo findo, tudo para casa, antes pelo contrário! Aquele grupo de amigos, já o é mais de amigos de que outra coisa qualquer, e que já vem das muitas tertúlias passadas, ainda ficou em animada confraternização durante mais um tempinho bem comprido, como é óbvio, privando entre si em animada cavaqueira discutindo a qualidade da noite que se viveu entre outras variadas matérias, degustando pedaços de um típico fumeiro lanhesense, regado com bom vinho e alguma cerveja...
 
 
 
 
...e se esta imagem a muitos de vocês leitores, nada vai dizer, ao autor do blogue muito tem que se lhe diga, pois é com bom champagne que se amparam as conversas entre amigos especialmente quando o mesmo é servido e oferecido pelo amigo Isidoro Cunha, por quem como já todos o saberão, este que aqui escreve sente grande amizade e admiração, muito orgulho tem em merecer a sua amizade assim como a da sua esposa Rosa Cunha e que tem sido o grande "fornecedor" do verdadeiro champagne français nas últimas tertúlias (entre outras actividades culturais), para que ocorra o brinde final e que por imperdoável lapso de memória, o autor do blogue (por exemplo na última tertúlia) não referiu!
 
Errare Humanum est e aqui fica, com toda a justiça, feita a devida homenagem e referência ao amigo, e carinhosamente apelidado pelo autor do blogue - Tio Doro!
 
O autor do blogue já está a imaginar o rosto do Tio Doro, quando ler estas linhas aqui escritas com o seu sorriso maroto - Ah malandro, já me apanhaste! (risos)
 
 
As portas do terraço abriram-se para o público em geral e o autor do blogue não poderia deixar passar em claro a beleza nocturna do edifício sede da Junta-de-Freguesia todo iluminado.
 
 
 
Mais uma noite de excelência proporcionada pela edilidade, ao executivo sinceros parabéns!
A cultura em Lanheses continua bem e recomenda-se...
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário