segunda-feira, 29 de julho de 2013

DOMINGO - O GRANDE DIA DAS FESTAS - LANHESES.

Eis que foi chegado o grande dia das Festas em Honra do Sr. do Cruzeiro e das Necessidades e também o último, mas talvez por muitos, o mais desejado!
 
Bafejado por condições climatéricas atípicas para a época que vamos vivendo; muito vento, céu pejado de nuvens um ou outro aguaceiro forte, este dia lá se foi desenrolando normalmente e à tarde, com o Largo Capitão Gaspar de Castro, vulgo Feira, já composto por moldura humana considerável, muitos eram os que como o autor do blogue aguardavam a passagem do número maior destas festividades, a majestosa procissão em honra do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades.
 
Estes momentos de fé e devoção foram captados pela objectiva do autor do blogue e serão em seguida postados abaixo, sem legendas, sem comentários, deixando pura e simplesmente cada imagem por si falar...
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ao longe ouviam-se já, o rufar dos tambores da Fanfarra dos B.V. Ponte da Barca e em breve na EN202 perante muitos olhares, se erguiam elegantes os cavaleiros trajados a rigor em cima das suas não menos elegantes montadas.
 
 
 
 
 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Finda a procissão uma multidão de povo lanhesense como é hábito, dirige-se para o recinto festivo, o adro da Igreja Paroquial, onde se assiste como usual também, à despedida da Fanfarra do B.V. Ponte da Barca e à famosa arrematação de tabuleiros (outro dos números maiores destas festas atraindo alguma boas centenas de curiosos), preparados e oferecidos pelos habitantes dos vários lugares da freguesia.
 
Muitos são os que se deixam restar pelo recinto, encontrando amigos que há muito não vêem, outros conversando, outros petiscando nas tasquinhas, numa moldura humana digna de se ver!
 


 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Para a despedida...três fotografias!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Chegam assim ao fim as grandes festas de Lanheses 2013 em honra do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades, prejudicadas bastante pelo mau estado das condições atmosféricas, realmente fracas para o mês de Julho, em pleno Verão mas mesmo assim muito participadas pela comunidade lanhesense que viveu mais um fim-de-semana de alegria e de alguma cor.
 
No entanto algo este ano no ar se sentia diferente e o autor do blogue não se quer referir novamente ao estado do clima; algo se sentia no ar, um misto de estranheza, sendo muitos os que sentiam que em certos aspectos faltou algo a abrilhantar estas festividades...
 
O autor do blogue, sem querer criticar alguém, antes pelo contrário, louvar o trabalho daqueles que durante todo o ano trabalham arduamente para que esta quadra corra pelo melhor e se revista de sucesso, optaria no entanto por mudar ou melhor dizendo, alterar, em termos de data, vários pontos no programa festivo, acrescentar alguns números novos que atraíssem ainda mais população, eliminar alguns que se tornam repetitivos e sobretudo, alargar o perímetro geográfico e físico a que esta festividade está confinada, dada a cada vez maior grandeza da mesma, que como bem sendo mais que visível aos olhos de cada um de nós se está a tornar (o espaço geográfico) diminuto...
 
Talvez seja o momento de repensar o cartaz festivo! Ou talvez não...
 
É só uma opinião e valerá o que vale!
 
À Comissão de Festas cessante um cumprimento respeitoso pelo trabalho realizado, à nova Comissão, votos de sucesso e afinco no muito trabalho que certamente terão pela frente!
 
 
Até para o ano...de preferência, sem sentimentos de estranheza!
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário