terça-feira, 9 de julho de 2013

IIª Tertúlia de 2013 - Os Sentidos!

Decorreu sob ambiente animado e descontraído, aquela que foi a IIª e última tertúlia de 2013 organizada pelo actual executivo que gere a Junta-de-Freguesia e que está de saída, com a chegada de novo acto eleitoral a realizar em Setembro próximo, mas que mesmo assim, não deixou os seus créditos por mãos alheias e brindou os tertulianos com uma boa dose de cultura, poesia, e muita boa disposição.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Desta feita o autor do blogue não pretende fazer uma descrição muito pormenorizada daquilo que foi a tertúlia, como tem vindo a fazer noutras em que participou, antes prefere em breve palavras, descrever tudo o que se vivenciou e experimentou nesta última tertúlia e como foi a última, entende o autor do blogue que muito do que se partilhou entre tertulianos fique guardado na memória de cada um deles, pela especialidade do momento! No entanto as fotografias figurarão como é habitual no blogue e neste tópico também!
 
Logo para começar uma mudança, ou melhor, numa espécie de passagem de testemunho, talvez uma pequena amostra daquilo que poderão vir a ser os tempos futuros; Ezequiel Vale passou o testemunho a Filipe Rocha que inediatamente conduziu toda a tertúlia, sempre muito cordial e solicito em tudo o que discursou e aos tertulianos solicitou, obviamente sem esquecer a simpatia com que a todos recebeu e dando mostras de ter a lição muito bem estudada. Um voto de parabéns para o Filipe Rocha aqui fica registado pelo modo como apresentou e conduziu todo este sarau cultural.
 
 
Filipe Rocha aos comandos do início desta IIª Tertúlia de 2013.
 
 
Ineditamente também o jantar servido e que contemplava dois pratos, foi amavelmente preparado e gratuitamente fornecido pelo casal Judite e Zé Caldas, proprietários do renomeado restaurante "A Fornalha" e do qual faziam parte um delicioso prato de bacalhau em cama de alheira de caça e um outro, o já célebre prato de cabrito estufado à moda de "A Fornalha"! Ora o autor do blogue, como amante da boa mesa, que é, não poderia deixar de felicitar este simpático casal pela qualidade com que estes petiscos foram apresentados e servidos, acompanhados por vinho branco e tinto de alta qualidade. "A Fornalha" uma vez mais a marcar a diferença pela positiva em noite de celebração dos sentidos. Não podia ter corrido melhor! À Judite e ao Zé sinceros parabéns!
 
 
 
 
 
O branco de "A Fornalha".
 
 
Divinal, o jantar!
 
 
 Judite Caldas apresentando os pratos e lendo o texto que preparou e se transcreve na integra.
 
 
"Sentidos.
 
No silêncio do recanto da minha casa, simplesmente se ouve o chilrear dos passarinhos, penso no que vou escrever. Nada me ocorre a não ser, pensar na ementa. Tentar pôr-vos a salivar...
Todos querem saber o que vos vou apresentar.
Esperem...Apurem os sentidos.
Cheirem.
O que vos parece?
Não chegam lá?
Os vossos olhos tentam em vão ver o que vai sair das travessas. Os vossos ouvidos, tentam apanhar algumas palavras que vos possam indicar o que vai sair.
Ainda não vos vou dizer! Apenas dir-vos-ei que terão que utilizar as vossas mãos para que vos saiba melhor.
Enfim...Consegui mexer com os vossos cinco sentidos e mais, com o sexto sentido (dizem que só as mulheres o têm), mas acho que todos tentaram puxar por ele para descobrir o que será a ementa.
Então vamos lá.
Vamos degustar um prato especial. Hummm...
Um bacalhauzinho em cama de alheira de caça com manta de boroa e grelos e em seguida teremos o cabrito estufado à moda da fornalha.
 
Bom apetite".
 
O acompanhamento musical esteve a cargo do professor e músico Carlos Fragata, que performizou alguns temas tocados em viola acústica e que arrancou vivos aplausos de todos os convivas que o escutaram, sempre que actuou, muito atentamente e em silêncio total! Aliás, apanágio das gentes de Lanheses, no que toca a interesse pela cultura, quando algum espectáculo ou visita cultural se organiza! Belo é neste aldeia, ver que existe uma população ávida por cultura e que dela muito gosta de comungar...para o autor do blogue continuará a ser motivo de orgulho, ao sentir-se parte integrante desta pequena comunidade!
 
 
 
 



Apesar de alguém anonimamente através de comentário já ter posto em causa a questão da escolha do tema - Os Sentidos - o autor do blogue considera-o terrivelmente propositado, pois se tantos temas se abordaram em todas estas tertúlias realizadas, desde os prazeres da vida até aos temas de cariz mais etnográfico e mesmo históricos e geográficos, como o rio Lima, porque não uma tertúlia relacionada com algo que nos é inerente a todos, seres humanos, como os sentidos que são cinco, e que no decorrer da nossa vivência diária experimentamos por vezes sem que nos demos conta disso! Sem pretender dar ordem de importância a qualquer um deles, aqui ficam, visão, audição, tacto, paladar e olfacto! Tudo na tertúlia girou em torno destes sentidos, desde a poesia à prosa que muitos dos tertulianos criaram para este sarau nocturno, assim como lendo textos de Cesário Verde, Guerra Junqueiro ou mesmo Fernando Pessoa, poetas que também falaram e escreveram sobre os sentidos! Não faltaram os dois brindes da praxe, um com branco, outro com tinto assim como animada conversa e participação de todos durante toda a noite!
 
Eis então alguns registos fotográficos:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
João, Ana e Piedade, tiveram direito a mesa e foram devidamente homenageados pela entrega a que sempre se votaram nestas iniciativas! Parabéns extremamente merecidos!
 
 
 
Rosa Castro no apoio a Filipe Rocha lendo texto com a sua bela e meiga voz!
 
 
 
Paraíso de Sousa na leitura de texto!
 
 
As mulheres, nesta tertúlia, foram chamadas a participar assiduamente e não deixaram o seu sexo, o sexo feminino, envergonhado; antes pelo contrário, mostraram o quão poderosas elas podem ser!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
E até o "Rei" Artur leu...parabéns!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O poema "Toc-toc"(só quem esteve presente entenderá este epíteto), lido em conjunto por Ezequiel Vale e Zé Manel "Igo".
 
 
Houve também tempo para um festival de odores, onde cada mesa de participantes teria de adivinhar que erva aromática estaria escondida no envelope branco! 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Tempo de leituras de textos preparados por alguns dos participantes e alguns discursos...
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Belo momento - Os Sentidos - para jamais esquecer!!!
 
 
Para finalizar os registos fotográficos de pura confraternização (alguns)!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Lindos momentos...
 
 
 
 
No final foram elas as rainhas da noite...cantaram modinhas de antigamente e cantaram e cantaram e fizeram com que os olhos do autor do blogue por momentos marejassem em água...
 
 
Mas que bela imagem...
 
 
 
 
 
 
Com esta bela imagem
se despede das tertúlias, o autor do blogue,
destas mulheres que mostram coragem
e a alegria de viver, que em suas veias corre...
 
A elas fica homenagem bem sentida, em noite dedicada aos sentidos!
 
 
Oxalá as consciências votem para que voltem de novo as tertúlias...
 

Sem comentários:

Enviar um comentário