domingo, 28 de julho de 2013

RELEMBRAR LANHESES E AS FESTAS NOS IDOS DE OITENTA...LINK PARA VER EM DIRECTO A MAJESTOSA PROCISSÃO!

Relembrar é viver!
 
Dizia o poeta e cantava o cantor; e mesmo que o autor do blogue não possua no seu baú de recordações estas lembranças, lá está a sua qualidade de forasteiro a vir ao cimo, seria de todo impensável e injusto não fazer aqui no blogue uma viagem no tempo relembrar estas lindas festas e rostos de muitos que (alguns, talvez) já tenham partido, mas tal como o autor que escreve estas linhas, mantinham acesa chama por Lanheses e pelas suas grandiosas festas!
 
Através do inestimável apoio de Amaro Rocha, este é o momento e o tópico para recordar tempos há muito idos, especialmente nesta altura festiva que a aldeia vive, com um set de fotografias onde muitos são os lanhesenses que surgem abrilhantando com a sua presença as festividades que ocorriam então e já por essa altura por lá andava o amigo Amaro com a objectiva sempre em punho captando para todo o sempre alguns desses momentos, imortalizando-os, quer aos momentos, quer a quem surge, quer à festividade em documentos preciosos!
 
Eis então chegado o tempo de aqui no blogue relembrar...
 
Nesta fotografia, o autor do blogue reconhece a presença da Fanfarra dos Escuteiros da Meadela, através da inequívoca e imponente presença do chefe Rego tocando o seu grande bombo, homem que liderou por muitos e longos anos as actuações e este agrupamento.
 


 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Imagem da autoria da etnógrafa Caroline B. Brettell, datada do final da década de 1970, quando em Lanheses deu início a um longo estudo sobre as consequências da emigração numa freguesia minhota, estudo esse que seria publicado em 1991 no livro "Homens que partem, Mulheres que esperam." Precioso documento histórico! Para além de rostos lanhesenses, o autor do blogue apela à sensibilidade do leitor para a diferença visual que se vê na paisagem desses dias para os dias de hoje...
 
Ao Amaro, o abraço amigo e agradecido do costume! 
 
Para quem quiser e fundamentalmente para todos aqueles lanhesenses que estão ausentes embora com o coração presente em Lanheses, aqui fica o link para mais logo poderem acompanhar em directo a majestosa Procissão em honra do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades.
 
Basta clicar no link e aceder ao respectivo site para visualizarem a vossa terra natal e o que por lá vai ocorrendo! Neste momento, poderá assistir ao final da transmissão da Eucaristia em honra do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades!
 
 
 
Votos de boas festas, são o que deseja o SSVSA através do autor do blogue!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário