quarta-feira, 21 de agosto de 2013

" LANHEZES" - O água-arriba rumo à Procissão ao mar! A VIAGEM DA RECORDAÇÃO!

Por este Lima abaixo...
 
Desengane-se quem eventualmente pensou que o autor do blogue não faria referência em pleno mês de Agosto, mês de férias, mês da Romaria das Romarias, a esta grandiosa festividade! Eis aqui o tópico a ela dedicado!
 
Como orgulhoso vianense, de pura gema e casta, seria imperdoável que o autor do blogue aqui as não referisse!
 
Seria imperdoável que o autor do blogue não referisse e cantasse as belezas singulares da Romaria das Romarias, não referisse as cores, os sons, os bonecos gigantes que rodopiam sem parar ao som da música tocada pelos grupos de zés pereiras e zabumbas, as majestosas procissões, o cortejo, a mordomia, o traje, o ouro tradicional, o folclore, o fogo, a romântica serenata, o Lima engalanado e orgulhoso, os milhares de pessoas numa gigantesca moldura humana que por estes dias enchem as ruas e avenidas da "Princesa do Lima" e com um sorriso nos lábios vão dando azo ao mote tão bem lançado pela Comissão de Festas - Quem gosta vem, quem ama fica! - seria imperdoável que o autor do blogue não referisse a palavra amor aqui no blogue, e fizesse referência também, ao coração doirado logótipo e marca mais que genuína desta grandiosa e turística região verde, perdoem os leitores esta total parcialidade, mas a mais bela das belas regiões deste Portugal verde à beira mar plantado...
 
Viana é amor, e o autor do blogue, ama Viana! E não é vergonha alguma que um homem fale de amor...o autor do blogue não é homem de vergonhas e o amor é algo que deve ser cantado!
 
Nela cresceu e se fez homem, nela se apaixonou e encontrou a sua metade, por ela se deixou conquistar e pelas suas graníticas e românticas ruelas muitas vezes se embrenhou em saborosas passeatas...
 
O autor do blogue foi a Viana, a Viana vai várias vezes, mas pela primeira vez em muitas anos experimentou uma viagem diferente...e como é tão deliciosamente bom falar em viagens! As quatro rodas e o formato rectangular, foram trocadas por veículo de fundo liso desprovido de rodas e de forma fusiforme, o para-choques foi trocado pela quilha, o para-brisas foi trocado pela vela quadrangular, onde cabem cinco passaram a caber quarenta e a benzina foi trocada pelo inimitável e saudável som do vento batendo no pano da vela que lá no topo do mastro faz mover a embarcação numa conjugação de elementos que só a física sabe explicar e o homem há já vários séculos atrás soube e conseguiu combinar!
 
O asfalto foi trocado pela água e a grande estrada até Viana do Castelo, a "Princesa do Lima" em festa, tornou-se este rio, o rio do esquecimento para romana gente, mas de ternas lembranças para o autor deste blogue...
O cada vez mais mítico Água-arriba, aguardava ao som do movimento das águas do Lima, o autor do blogue...
 
Com o cais de embarque composto por muitos participantes, que ocupariam as duas embarcações que desceram o rio, à hora marcada, o autor do blogue acompanhado por familiares tomou o seu lugar nesta grandiosa barca e formalismos de embarque vencidos, manobra de viragem completa, a afiada proa do água-arriba "Lanhezes" apontava agora no sentido do ponto cardeal Oeste, com rumo mais que definido pelo patrão da embarcação "Mestre Caninhas", que tomou o lugar dos mestres que dominam a ancestral arte de bem marear, o lugar do leme, rumo ao estuário do Lima, rumo à participação em mais uma Procissão ao mar, número maior da Romaria em honra da Senhora d´Agonia, patroa e protectora do burgo vianês, assim como dos pescadores, homens do rio e homens do mar!
 
Numa conjugação de imagens estáticas e imagens em movimento, o autor do blogue preparou um vídeo reportando aquilo que foi a viagem do "Lanhezes" rio Lima abaixo em direcção a Viana do Castelo por entre margens pejadas de beleza, pejadas de verde tão típico deste nosso Minho, por entre aldeias de branco imaculado, no seio de uma natureza bravia, mas bela, cortando a água e acompanhado pelo voo das garças, das gaivotas e demais aves, que se foram cruzando com o "Lanhezes" Lima abaixo.

E se ao Lima já houve alguém que o chamou de "Lethes", o autor do blogue prefere deixar a referência de que nada se esquece e que esta viagem feita no rio do esquecimento, esquecida será jamais!

Lethes, o rio da doce recordação...

 
 
O vídeo contém imagens estáticas (fotografia) e outras em movimento (filme) e se nas primeiras o autor do blogue optou por não incluir banda sonora a acompanhá-las; os direitos de autor no site Youtube (ou seja meia-dúzia de capitalistas a ganharem dinheiro) assim o obrigam e impediriam a publicação do vídeo, nas segundas optou, o autor do blogue, por deixar o som que saía da voz de cada um dos participantes nesta bela viagem Lima abaixo e por certas vezes com o som musical que saía da aparelhagem no barco montada para o efeito! O tema principal..."Havemos de ir a Viana" de Pedro Homem de Mello, pela voz de Amália Rodrigues, mas não só, entre muita cantoria e alegria rio abaixo!
 
Apoteose é a palavra certa para referir a chegada a Viana do Castelo, com uma vastíssima multidão que aguardava o começo da Procissão ao mar, ovacionando e aclamando a passagem do "Lanhezes" orgulhoso com o seu mastro e vela bem içados, ao som do "Havemos de ir a Viana" com muitos dos presentes a erguerem-se dançando e acenando aos participantes desta bela viagem...
 
Para o final uma palavra de agradecimento e de admiração para com "Mestre Caninhas" seguríssimo na arte de marear uma embarcação tão peculiar e com o porte que esta possui, nomeadamente em pleno estuário do Lima com dezenas de outras embarcações provocando um imenso rol de vagas bem perigosas para uma embarcação de fundo liso, ou seja, sem quilha, como é o Lanhezes, nunca pondo em perigo a vida de quem o acompanhou nesta viagem e também pela simpatia e boa disposição demonstradas durante todo o dia!
 
 
O mestre e patrão da embarcação a ela abraçado!
 
 
Uma palavra também para com Álvaro Baptista de muita admiração, o patrão da segunda embarcação "Caninhas" que acompanhou nesta aventura o "Lanhezes" e que do mesmo modo se mostrou exímio na arte de marear, arte esta só ao alcance de poucos predestinados, tal como ele se mostrou!
 
Álvaro Baptista aos comandos do "Caninhas".
 
 
 
 
LANHESES - PARA O AUTOR DO BLOGUE, SINÓNIMO DE ORGULHO!


 

2 comentários:

  1. Chorei de saudade! Chorei de alegria e, vivi convosco toda a viagem!
    Parabens Sr. Joao (Caninhas) e obrigado Sergio.
    Um abraco a todos e boa viagem de regresso.

    ResponderEliminar
  2. Uma referencia apenas para o facto da Junta de freguesia não revelar todas as actividades que faz. Por vezes dá a ideia que algumas delas é para um restrito numero de pessoas.

    Não querendo ferir a susceptibilidade de quem participou nesta.




    ResponderEliminar