segunda-feira, 16 de setembro de 2013

UM ADEUS AO VERÃO - MAIS UMA VIAGEM MOCHE! 1ª parte.

Pela lei das provabilidades mesmo que provavelmente as provabilidades possam provavelmente falhar, seria muito ilógico que ao terceiro passeio turístico organizado pelo SSVSA o Sol se escondesse e deixasse de abrilhantar um passeio que precisamente o celebrava! Tal não aconteceu! O dia amanheceu solarengo mesmo com o fumo que pairava no ar vindo dos lados da Serra de Nogueira motivado pelo incêndio que ali deflagrou na anterior sexta-feira!
 
À hora marcada lá foram os viajantes aparecendo junto ao edifício sede da Junta de Freguesia e gorados os formalismos de ocupação de lugares no autocarro alugado, eis que o mesmo, passados alguns breves minutos das 08.00h da manhã, se pôs em marcha tomando a EN202 com sentido a Ponte de Lima e logo de seguida tomando a autoestrada A3 com destino à saída para Guimarães e aí em plena A7 seguir com destino às altas terras de Trás-os-Montes, mais precisamente com destino a Vila Real. Acomodado no acanhado lugar de guia da excursão, o autor do blogue tomou a palavra ao microfone apresentando o passeio, dando as boas-vindas às caras novas e saudando os repetentes neste género de iniciativa organizado pelo SSVSA!
 
Foi tempo de Rosa Maria Franco ler ao microfone do "Moche" com a sua voz prodigiosa, um texto introdutório ao passeio, da autoria do autor do blogue e em seguida após breves palavras do mesmo foram apresentados nos ecrãs do "Moche" dois pequenos vídeos que retratam um pouco aquilo que têm sido os passeios turísticos organizados pelo SSVSA, quer o "Sabores de Inverno", quer logo em seguida o "Encantos da Primavera".
Viajar pelas estradas deste encantador país contínua a ser bel prazer para humanos olhos que vão com sofreguidão digerindo toda uma paisagem verde, por vezes agreste, por vezes dócil, mas sempre composta por uma paleta de imensos verdes, claros ou escuros, por montanhas, vales e planícies que enchem ainda de mais ternura coração que já terno é!
 
 
 
 
 
 
 
 
Soou pelo autocarro no final desta pequena apresentação a primeira das muitas ovações que entre vidros foram ecoando, com os cinquenta e nove viajantes satisfeitos por verem o trabalho realizado! 
Uma vez mais à semelhança de outros passeios, mal vai o mesmo se não é reclamado pelas mulheres e em breve o "Moche" se detinha na área de serviço de Fafe para que as bexigas femininas fossem aliviadas e longa fila fizessem às portas do WC e as pernas esticadas por breves momentos...era tempo de descanso e o autor do blogue tenta agradar sempre a grego e a troiano mesmo sabendo que entre ambos um ficará sempre a gostar mais ou menos que o outro...a ambos por certo nunca se agrada!
 
 
Escusam-se comentários para o motivo de fila tão numerosa...(risos).
 
 
 
Área de serviço de Fafe.
 
Após estes primeiros minutos de viagem, após esta primeira pausa e quando a dança de copos e de garrafas de puro vinho fino rodopiavam alegremente nos lugares traseiros do "Moche" com muita cantoria e algazarra à mistura, o autor do blogue tomou o microfone desafiando os viajantes a participarem numa primeira visita, visita esta a uma das mais belas casas senhoriais deste país. O destino e rota, traçados estavam, o "Moche" avançava célere em direcção à aldeia de Mateus para se deter junto à fundação com o  mesmo nome, a Fundação Casa de Mateus, mais que famosa pelo seu solar brasonado e por lá se produzir um dos vinhos mais apelativos ao sexo feminino, o vinho rosé! Esta era uma espécie de ode ao sexo feminino! O autor do blogue satisfeito sorriu por ver que satisfeitas muitas mulheres sorriam também...o autor do blogue continua a venerar o sexo feminino!
 
Pelo meio ficou também após uma primeira ovação, um minuto de silêncio feito em honra dos bombeiros que faleceram este Verão, combatendo ao serviço da pátria na defesa de um dos mais singulares e valiosos patrimónios deste país, a mancha florestal que por estas paragens se apresentava em alguns trechos junto às estradas preenchida por um desolador manto de rochas escurecidas e terra negra, terra queimada, sinónimo de que fogos andaram por ali..enorme tristeza que a humano olhar se possa mostrar, indigna mesmo de humanos olhos verem!
 
 
Lamentável aspecto - desolador!
 

 
 
 
 
 
 
Hora do "xiripiti"...(risos).
 
 
Tremendas paisagens - Portugal tão belo!
 
 
Sr. Fernando Cunha, brindando todos com divertidas anedotas.
 
 
O autor do blogue foi até lá trás...animação garantida! (risos)
 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
Animação infantil a bordo...
 
 
 
 
 
Ups...o licor de Portugal...(risos).
 
 
O homem do leme...Sr. Pedro Silva.
 
 
Após discurso sobre temática cultural da parte de Paraíso de Sousa, o "Moche" em breve alcançava a aldeia de Mateus para se deter junto ao seu mítico solar brasonado e foi com tremenda satisfação que o autor do blogue se apercebeu, quando a todos lançado o repto de visita a esta nobre casa, que a grande maioria destes valorosos viajantes decidiram visitar este local quase mágico, pesasse embora o alto preço a pagar por uma visita a este espaço, dez euros por cada cabeça, visita completa!
 
O "Moche" silenciou-se, os viajantes avançaram a pé pela estrada e logo ali à sua frente, a enorme e imponente frontaria de uma entrada de propriedade particular juntamente com o seu soberbo portão em gradeamento de ferro se abria perante o olhar de todos, ali estava a Casa de Mateus recebendo os viajantes ávidos por conhecimento...
 
(Continua no próximo post).
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário