quarta-feira, 4 de setembro de 2013

FESTA no MILHEIRAL - cada vez mais - O EVENTO... Edição 2013!

O dia amanheceu solarengo com perspectivas de muito calor para aquele, que na opinião do autor deste blogue, se está a institucionalizar em Lanheses, como - O EVENTO!
 
É um facto! O Milheiral atingiu com esta terceira edição uma dimensão tal, que o autor do blogue atrever-se-à a afirmar, mesmo que mudanças ocorram na sua organização, quer a nível de pessoal quer a nível de logística e espectáculos agendados, não terá jamais retorno ou negação, e a população lanhesense, ou pelo menos uma grande maioria dela, exigirá que este evento continue a figurar na agenda cultural desta aldeia, plantada em pleno vale da Serra d´Arga!
 
Às 12.00h, conforme agendado, com a Avenida Rio Lima já pejada de veículos automóveis, começou este grande piquenique, que junta e esta é a sua grande importância, a sua grande virtude, junta, novos e velhos, gente dos mais variados quadrantes da sociedade lanhesense, sejam de esquerda, sejam de direita, sejam do clube A ou sejam do clube B, católicos ou não católicos, numa moldura humana digna de se registar e de se elogiar.
 
O autor do blogue não irá fazer aqui um relato pormenorizado do que aconteceu pelas belas paragens do Parque Verde e do cais do rio Lima, até porque precisaria de muitos páginas virtuais para tudo descrever; antes pelo contrário, para isso elaborou um vídeo, onde uma vez mais, à semelhança de outros tópicos aqui postados no blogue, mistura fotografias com vídeos numa espécie de mini reportagem (mesmo que de todo se ache jornalista, antes pelo contrário e nem tão pouco queira para ele esse epíteto, que profundamente o desagrada), numa espécie de testemunho de tudo o que se viveu e experimentou nas quase doze horas de duração da edição 2013 da FESTA no MILHEIRAL!
 
A alegria entre os muitos participantes uma vez mais foi o mote para um dia bem passado, recheado e abrilhantado por vários números culturais de elevada categoria, cumprindo-se os horários quase quase de acordo com o estabelecido no programa, com especial destaque para o baptismo da piroga monóxila construída pelo Sr. João "Caninhas" e apadrinhada pelo campeão olímpico Fernando Pimenta que brindou todos quantos a ele se dirigiam com palavras de afecto e incentivo com uma enorme simpatia, as coloridas e sonoras marchas populares e no final a alegre desfolhada à minhota como durante muitos anos se foi realizando um pouco por todos os quintais e casa particulares desta Lanheses tão e tão sempre marcadamente rural...
 
No entanto verificou-se, mesmo com toda a informação e publicidade feita quer a nível virtual, nos blogues e no facebook, quer a nível real com espantalhos e placas com dizeres anunciando esta festa espalhados pelos mais variados locais desde Viana do Castelo até às aldeias e vilas próximas de Lanheses, que o número de pessoas que almoçou no Parque Verde diminuiu face a edições anteriores, para isso muito contribuiu o calor sufocante que se fez sentir durante todo o dia em especial a essas horas destinadas aos prazeres da carne! Com as horas a passar e a tarde a iniciar, uma gigantesca moldura humana se foi formando com ordas e ordas de gente afluindo ao Parque Verde, que de quando em vez, aos olhos do autor do blogue, que lá passa muito do seu tempo, é de todo salutar ver uma área que costuma por vezes estar tão desertificada de gente, assim tão densamente preenchida pela mesma!
 
Tremendo...!!!
 
Eis aqui o vídeo que retrata todo o Milheiral 2013, cerca de quarenta minutos, um pouco longo, é certo, mas pequeno demais para representar um pouco estas doze horas de festa que se viveram entre a verdejante natureza lanhesense!
 
Cada vez mais...O EVENTO!
 

http://youtu.be/4FLkjJWwEv0


(Em breve miniatura do vídeo composto, para já siga o link ou então clique na miniatura do vídeo postado no topo da página).


Aos olhos do autor do blogue um misto de alegria e de comoção se perfila, ao ver a alegria desta gente simples neste tão belo e natural espaço como é o Parque Verde, trocando abraços, sorrisos e longas conversas, quer com a família quer com os amigos, num cenário comovente de se ver! O Milheiral é tudo isto, cada vez uma manifestação espontânea de amor, alegria e felicidade, trocados entre seres em verdes espaços!
 
 
Não seria de todo justo da parte do autor deste blogue terminar este post que muitos dias levou a criar, (refira-se, por causa da formatação do vídeo) sem deixar uma palavra para com o grande mentor desta grandiosa manifestação cultural, Ezequiel Vale assim como para os seus companheiros de executivo, Hélio Franco e Filipe Rocha, que uma vez mais brindaram esta comunidade com um grandioso evento, tal como foi e decorreu este Milheiral 2013!

Uma palavra de agradecimento e sinceros parabéns lhes endereça daqui o autor deste blogue!

Seria também uma injustiça, se o autor do blogue não mencionasse aqui neste tópico aqueles que durante dias a fio, na sombra, muito trabalharam para que esta festa corresse de feição e de acordo com o estipulado no programa, por muitas vezes sob um calor tórrido e com as bagadas de suor correndo corpo abaixo, dispensando gratuitamente muito do seu tempo livre em prol da comunidade!
Um agradecimento muito especial a José Alberto Amorim e a Isidoro Cunha, pelo trabalho realizado!
 
 
Sentimento especial
trocam-se beijos, trocam-se abraços,
sob cenário sem beleza igual
no céu, no ar, em longos traços,
comoção fenomenal...
 
assim sentida no Milheiral!
 
(do autor Sérgio Moreira)
 
 
FIM
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário