sexta-feira, 20 de setembro de 2013

UM ADEUS AO VERÃO - MAIS UMA VIAGEM MOCHE - 4ª parte.

(Continuação)...
 
O autor do blogue é homem de despertares bem cedo, matinais, daqueles em que saindo à rua o Sol, mesmo que já sendo dia alto, ainda anda escondido no horizonte quer atrás das montanhas quer atrás de outra coisa qualquer. Foi assim em Bragança, assim como ser em vários sítios!
 
O dia amanheceu sem névoa, um tanto ou quanto fresco mesmo ainda sendo Verão e como ainda não eram horas de se tomar o pequeno almoço o autor do blogue deixou-se estar no chuveiro sentindo os pingos de água quente escorrerem pelo seu corpo despido e ali longamente, pensou no dia que se avizinhava...longo e com muitos temas a visitar! Ali se deixou estar, pensando e projectando todo o dia, aliás como muito preza em fazê-lo em casa quando se detém longos minutos por baixo do chuveiro pensando em algo importante! A água tépida acalma e relaxa o corpo assim como a mente e o pensamento e com tanta ajuda o raciocínio fluí como a água, ainda melhor!
 
Já vestido e preparado, o autor do blogue desceu ao andar de baixo da Pousada da Juventude de Bragança enfrentou uma daquelas maquinetas horripilantes que vendem sandes e sumos a preços proibitivos, sacou de lá um leite chocolatado, de modo a pôr o estômago a trabalhar, bebeu-o num ápice e assim deste modo não estando em jejum pode saborear o primeiro cigarro do dia, o mais saboroso de todos, a cigarrada matinal!
 
Em silêncio e somente acompanhado pela Fuji, sacou umas quantas fotografias aos motivos que o rodeavam, quer as fachadas modernas e muito bem conservadas da pousada, quer o "Moche", que ainda esperava ordem do patrão para se pôr em marcha. Uns e outros viajantes iam acordando e vendo da varanda de cada um dos seus quartos, o autor do blogue no logradouro da pousada, o cumprimentavam com um aceno de mão e um saboroso a humanos olhos, sorriso!
 
-Bom dia! Retorquía o autor do blogue. - Bom dia!
 
Pormenor da fachada principal da Pousada da Juventude de Bragança.
 
 
 
Alçado nascente e o "Moche" descansando...
 
 
Uma parceria que está a resultar SSVSA - OVNITUR...
 
Entretanto os primeiros viajantes a  acordar já desciam ao piso térreo da pousada e aguardavam tal como o autor do blogue que o refeitório abrisse portas para que fosse permitido a cada um destes viajantes tomarem um elo pequeno almoço.
 
A Pousada da Juventude de Bragança é como tantas outras pousadas espalhadas por este país, muito acolhedora, inserida num prédio de linhas harmoniosas bem enquadrada com a arquitectura envolvente. Um daqueles prédios modernos, sóbrios, mas de uma sobriedade recheada de bom gosto. O seu interior estava imaculado, não se via pedaço ou resto de lixo em lado algum, tudo impecavelmente limpo e arranjado. O elevador a funcionar normalmente para acesso aos pisos superiores! O pessoal da recepção inexcedível no atendimento e simpatia e a qualidade das refeições servidas muito boa, com excepção da falta de vinho ao jantar, prontamente reclamada pelo viajante mor e logo ali solucionada por um dos recepcionistas. A única queixa que se conheceu foi o facto de certas camas rangerem um pouco, mas que mais pedir a um preço tão convidativo como o de uma pousada, um albergue destinado a um público maioritariamente jovem!?! Ainda por cima em cidade que possuiu uma universidade e os jovens durante todo o ano lectivo fazem dela a sua segunda moradia! Pequeno pormenor, este!
 
A manhã segundo o projectado pelo viajante mor, o autor do blogue seria destinada a Bragança, Brigantia assim apelidada no século II AC pelos Celtas, que por estas paragens deambularam durante milénios até serem importunados pelos legionários romanos...e após o pequeno almoço, bem servido, refira-se em abono da verdade, o "Moche" dava o ar da sua graça com o primeiro ronco matinal e partia desta pousada rumo ao centro histórico da cidade de Bragança.
O autor do blogue tinha definido que o pequeno almoço poderia ser tomado até às 10.00h da manhã, quer para que fosse tomado com a calma inerente ao começo de mais um dia, quer de modo a que os viajantes descansassem também um pouco mais do extenuante dia anterior, também hora limite definida pela pousada, para que o mesmo fosse degustado, mas tal não foi preciso, pois estes viajantes já começam a ter o traquejo suficiente de que bom bom mesmo, é estar a viajar, é estar a conhecer e o autor do blogue ganhou assim uma meia-hora providencial para avançar pelas ruas desta cidade, dar o tempo suficiente ao motorista de estacionar devidamente o "Moche"  e deixar que os viajantes, viajassem agora a pé, pelas ruas xistosas desta bela urbe! Às dez horas da manhã o "Moche" detinha-se junto ao morro que dá acesso ao castelo de Bragança e assim o autor do blogue calculou que para visita à cidade e período de almoço, quatro horas chegariam. Às quatorze horas o "Moche" seguiria viagem, estavam os viajantes alertados!
 
 
O viajante que chegue à muralha frontal de entrada no castelo de Bragança fica incrédulo logo ali ao realizar como pode num país que tão mal trata a sua cultura e a sua historicidade um monumento como este estar tão bem preservado!?! O autor do blogue é audaz e também logo ali percebeu que não menos audaz explicação teria de haver para estranho mas deveras salutar facto. Aliás o autor do blogue apercebeu-se por toda a cidade de Bragança que muito este povo trabalha para que nela nada falte e nada esteja fora do sítio; lixo nem vê-lo, a não ser no sítios para esse efeito destinados, transito ordenado, arquitectura mais ou menos convergente entre todas as fachadas das moradias avistadas, belos jardins repletos de belos canteiros onde floriam milhares de pequenas florzinhas coloridas, envolvente ao rio Fervença bem ordenada e arranjada, muitos museus, um centro de ciência viva que pelas ruas da cidade vai convidando o viajante a visitá-lo, enfim, muito trabalho de excepcional qualidade feito por um povo afastado de tudo, principalmente dos neo burgueses da metrópole e dos seus euros,mas que mostram um trabalho deveras qualificável com nota máxima, levando o autor do blogue a afirmar peremptório, - É sensacional habitar em Bragança! Outros pormenores merecem destaque, o autor do blogue a eles chegará, quando o relato dos seus passos os conduzir junto deles!
 
Voltando ao Castelo que para além de ser um dos mais antigos do país, mandado erigir por D. Sancho I cerca de 1189 sob política de povoamento de terras nomeada e principalmente junto às zonas raianas de modo a que Castela não se apoderasse daquilo que tanto custou a seu pai edificar, continua a ser um dos mais belos e a tal audaz explicação audazmente surge perante o olhar do autor do blogue, este resto de muralha, sua belíssima Torre de Menagem, mais recente, mandada erguer por D. João I, mestre de Avis, albergam um conceituado Museu Militar e mesmo que o autor do blogue não professe a fé da brutalidade e da guerrilha, aconselha o leitor, caso não o conheça, a fazer uma visita a esta fortaleza pois o espólio que recheia este museu, apesar de versar somente a arte (para quem ache uma arte) da guerra, é de valor histórico e económico incalculável! De todo o seu variado espólio o autor do blogue jamais esquecerá a imagem de um punhal forjado em ferro dos tempos dos guerreiros celtas, portanto da idade do ferro, compreendida sensivelmente entre 1200 - 450 AC. Destaque também para várias peças de caça executadas em pedra polida dos tempos do Neolítico, prova mais que provada que por esta região já muitos povos a habitavam desde a última época glaciar à sensivelmente 6000AC.
 
Adiante, o castelo revela-se maravilhoso ao olhar do viajante que o visite e claro uma obrigatória subida à Torre de Menagem é a cereja no topo do bolo! O autor do blogue não pretende entrar em longas explicações ou descrições de  modo a não massar o leitor e passa a postar as fotografias que neste belo monumento sacou, elas falam por ele e ele silencia-se perante a tremenda beleza que delas emana!
 
 
 
 
 
Muralhas em perfeito estado de conservação do castelo.
 
 
 
 
 
 
 
 
Pormenor da fabulosa Torre de Menagem mandada construir no reinado de D. João I.
 
 
Os viajantes na área do castelo.
 
 
 
Pormenor da famosa "Tore da Princesa", onde rezam as lendas estiveram encarceradas, uma princesa que aguarda até aos dias de hoje a vinda da guerra do seu amado e onde estiveram também, Dª  Sancha, irmã de D. Afonso Henriques e Dª Leonor (não a rainha).
 
 
 
Sarcófago.
 
 
 
 


Clique na imagem para ampliar.
 
 


 
 
 
Igreja de Santa Maria ou de Nossa Senhora do Sardão!
 
 
 
 
 
Bragança, Portugal!
 
 
Sé Catedral (nova) vista do Castelo.
 
 
 
No alto da Torre de Menagem, uma verdadeira escalada de perícia chegar ao seu topo por íngreme escada de madeira.
 
 
 
Os viajantes que não quiseram subir!
 
 
 
Juntos...sempre!
 
 
 
Veterano da Guerra Colonial, posa para a fotografia junto dos nomes dos camaradas brigantinos que tombaram pela pátria em África. Este, teve a sorte de ir e vir, passados anos é o progenitor do autor do blogue.
 
 
 
Paisagem brigantina...
 
 
Um adeus ao Castelo.
 
 
Não se admire o leitor por não serem postadas imagens do rico espólio do Museu Militar, as mesmas não são permitidas e qualquer tipo de filmagem ou fotografia no seu interior é terminantemente proibida. Aceite a sugestão, tem curiosidade, meta-se ao caminho, Bragança espera por si e verá não se vai arrepender!
 
Chegava a hora de almoço e abandonando o recinto do Castelo, o "Moche" levou os viajantes até ao centro cívico de Bragança para almoço e visita ao já citado centro. Bragança revela-se ao olhar do viajante não menos maravilhosa que na zona histórica, junto ao castelo, com ruas muito caiadas de um branco imaculado e onde se destaca a Sé velha que merece visita prolongada e se assim o pensou, o autor do blogue e o seu grupo de amigos assim o fizeram, passeando calmamente pelas já muito calmas ruas brigantinas! Àquela hora o calor era tórrido e na rua , com excepção dos viajantes eram poucos os que se aventuravam ao Sol...pudera! As imagens abaixo postadas por si falam!
 


Cansaço matinal...ou ainda nocturno!?!...(risos).
 


 
 
 
 


Ao longe, fachada da Sé Velha - Bragança.
 
 
 
Bragança tão bela! Rio Fervença!
 
 
 
Sob o tórrido calor brigantino nada como um repuxo de água fresquinha!!!
 
 
 
 
 
 
 


 
 
 
Arranjo urbanístico junto ao rio Fervença.
 


À esquerda na imagem edifício do centro de ciência viva!
 
 
 
A caminho da Sé Velha.
 
 
 
No seu interior...
 
 
 
 


 
 
 
 
 

 
 
 
 
 


 
 
 
UM ADEUS A BRAGANÇA!
 
 
Imagem de marca em Bragança, as flores!
 
Duas da tarde...o relógio avançava e horas marcadas sinónimo são de compromisso! Em ponto e de acordo com o estipulado pelo autor do blogue o "Moche" arrancava em direcção a outro destino, em direcção a nordeste, para visita a uma das grandes pérolas destas paragens...
 
O "Moche" arrancou e após breves momentos de silêncio o viajante mor ocupou-se de novo do microfone e as palavras começaram a fluir...
 
(Continua no próximo post)...
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário