sexta-feira, 27 de setembro de 2013

UMA QUESTÃO DE MENTALIDADES...

Um avião caça F16 tem no seu interior motores que lhe permite voar ultrapassando a velocidade do som, a cerca de (no máximo) 2414km/h, ou seja 2.05mach em altitude, traduzindo estes valores por outras palavras e de modo exemplificativo, um destes potentes aviões bélicos ultra dispendiosos de adquirir, necessita de no máximo 00.30m (trinta minutos) para cruzar um país pequeno como o nosso país, do Minho ao Algarve e vice-versa! Portugal é um país que atravessa uma crise sem precedentes, está na bancarrota, "deve dinheiro a Deus e aos pássaros", como se costuma afirmar na gíria popular e no entanto é dono e proprietário de uma bela frota destes aeronaves bélicas sem que grande justificação exista para tal facto! Estaremos na eminência de ser invadidos? Não! E se fôssemos, necessita um país tão diminuto de aeronaves tão potentes para que se deslocassem de norte a sul rapidamente em distâncias tão curtas como as nossas? Acredita o autor do blogue que também não! No entanto este Verão passado, um pouco à semelhança de muitos outros Verões passados arderam milhares e milhares de hectares de floresta, este ano com maior gravidade, uma dezena, senão mais, de bombeiros vieram a falecer enquanto combatiam quer no terreno quer quando hospitalizados vitimas de graves ferimentos, os fogos que deflagravam um pouco por todo o país e o autor do blogue questiona-se: -Não seria lógico que se trocassem a grande maioria das aeronaves caça F16 por dois ou mais potentes aviões do tipo "canadair" de combate a incêndios e de modo a que menos calamidades como as que se viveram este Verão, viessem jamais a ocorrer? Iremos continuar a solicitar o empréstimo a países como a Croácia ou a vizinha Espanha destes potentes combatentes aos incêndios florestais que em cerca de 12 segundos enchem no seu porão 5500l de água?...
 
 
Que a imagem abaixo postada não se venha a repetir de novo...
 
Início do grandioso incêndio que deflagrou nos montes de Nogueira.
Fotografia gentilmente cedida por Joel Sousa.
 
 
 
Talvez seja mesmo uma questão de mentalidades!
 
 

2 comentários:

  1. Desculpa, Sérgio, mas esqueces 2 potentes submarinos "Tridente"e "Arpão" adquiridos para combater invasões de meteoritos,pesca submarina ou branqueamento de capitais.... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão querida amiga, mas se vou escrever acerca de todos os péssimos exemplos que existem neste país, então ainda agora estaria a escrever sobre o mesmo...transformar-se-ia este, num tópico interminável!

      Adorei a tua participação e a do Filipe no blogue, um abraço amigo a ambos! Participem sempre que o entendam fazer!

      Sérgio

      Eliminar