sábado, 12 de outubro de 2013

SARAU NOCTURNO - AUDITÓRIO GABRIEL GONÇALVES - O TEATRO VOLTOU A LANHESES! (1ª parte)

Casa cheia na noite de sexta-feira para assistir ao espectáculo de variedades organizado pela última vez enquanto presidente da Junta de Freguesia, por Ezequiel Vale e à semelhança de espectáculos anteriores organizados por este homem, as expectativas não foram defraudadas, tal a qualidade e brilhantismo dos números culturais em que se apostaram.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Às nove horas e trinta minutos as portas do auditório professor Gabriel Gonçalves fecharam-se para só se abrirem de novo no final do espectáculo de variedades e logo ali o público presente foi brindado com uma actuação dos alunos da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo num notável ensemble de clarinetes, muito bem tocados, e que a todos maravilhou dado o melodioso som saído de instrumentos como o clarinete. Interpretaram durante cerca de dezoito minutos, árias musicais de Alexis Ciesla, Henry Mancini e Jan Van Der Roost.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Em seguida foi a vez de Domingos Rocha, apresentar todo o espectáculo de variedades citando o programa e tecer algumas considerações para com o público presente.
 
 
 
 
Seguindo o guião projectado por Ezequiel Vale o espectáculo continuou e novo número foi apresentado pelos alunos da Academia de Dança do Vale do Sousa, desta feita em bela coreografia de dança clássica performizada por Margarida Jorge, Beatriz Maltez e Sara Costa, esta última jovem, natural de Lanheses.
 
 
 
 
 
 
 
Seguiu-se sob o título Árias de Ópera um ensemble risoluto onde a soprano Sílvia Pinto na voz, acompanhada ao piano por José Paulo Ribeira, interpretaram temas de Léhar e Puccini. Especial destaque merece a potente voz desta jovem que todos deixou atónitos tal o poder de tais cordas vocais enchendo o auditório com melodioso som!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Seguindo o alinhamento programático seguiram-se as actuações dos alunos da Escola de Dança do Vale do Sousa executando coreografias de dança jazz e hip hop. E de num ápice o público presente se deixou embalar pela batida forte e sonora saída das colunas de som que apetrecham esta notável sala de espectáculos, sendo muitos os que sem saírem dos seus lugares sentados, moviam o corpo languidamente, sinónimo da agradabilidade sonora e da fenomenal acústica desta sala.
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Eis então para o final, chegado o momento por que muitos ansiavam, o teatro amador pelas mãos de Ezequiel Vale estava de volta a uma sala lanhesense! Interpretado por actores amadores de naturalidade lanhesense também, Rosa Castro no papel de professora, Isilda Aguiar, Luís Agra e Luís Gonzaga no papel dos irrequietos e divertidos alunos, arrancaram durante os cerca de quinze minutos de duração da peça encenada por Carla Magalhães "Regresso à Escola - Alunos Inteligentes" muita gargalhada e minutos de pura diversão, não tendo até os autores dos chamados "blogues de Lanheses", Remígio Costa e Sérgio Moreira, escapado à critica subtil e divertida; para o autor do blogue, especialmente, uma espécie de ajuste de contas pela positiva com esta nobre arte que é o teatro de comédia, e que há muito, este que aqui estas deliciosas linhas escreve, não assistia! Ficam as fotografias para memória futura e um desejo que esta seja arte que figure assiduamente nos cartazes culturais da aldeia de Lanheses!
 
O autor do blogue, sem os ter pessoalmente conhecido pede ao caro leitor, uma lembrança e homenagem, sem nomes citar, a todos os que já desaparecidos do mundo dos vivos muito fizeram pelo teatro em Lanheses!
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
Esta fotografia, sem desconsiderar todas as outras merece um comentário do autor do blogue - Bravo Luís! -
 
 
Assim como Isilda Aguiar, brilhante na representação do seu personagem!
 
 
 
E Rosa Castro com a sua linda e melodiosa voz, mais o inigualável Luís Gonzaga no papel do irreverente Pedrinho...o aluno da fisga!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Grandiosa ovação final que se repetiu após a primeira saída de cenário, tal o brilhantismo com que estes actores amadores lanhesenses representaram nesta peça de comédia teatral! A todos eles o autor do blogue felicita aqui publicamente, estiveram simplesmente maravilhosos!
 
 
O términus do sarau nocturno ocorreu com chave de ouro, pela poderosa voz da soprano Sílvia Pinto de novo acompanhada ao piano por José Paulo Ribeira, num ensemble risoluto de canções populares onde foram visitados temas de Zeca Afonso, como "Canção de Embalar" e "Maio, maduro Maio", um tema de Amália Rodrigues "Foi Deus", para no final findando cantando e revivendo tradições, pelas árias tradicionais de Lanheses como "Barqueiros do Lima" de Custódio José Franco da Quinta e Gabriel António Manuel Gonçalves e o já tradicional "Rio Lima" de Rogério Dantas Rio!
 
Momento de rara beleza quer estilística quer musical, com o publico cantando e acompanhando na voz, a soprano Sílvia Pinto!
 
 
 
 
Ezequiel Vale, dava por terminado o espectáculo de variedades e proferiu então palavras de agradecimento a todos os que participaram neste grandioso evento cultural, para de seguida em breves palavras tecer comovidas considerações e comovidos agradecimentos também, aos que ao longo de oito anos, ou seja dois mandatos, o auxiliaram na difícil e árdua tarefa a que se predispôs quando eleito pelo povo lanhesense como presidente da Junta de Freguesia, despedindo-se de todos, no entanto, deixando a dica de que sempre estará disponível para ajudar Lanheses, naquilo que Lanheses mais genuínamente precisar!
 
Da parte do autor do blogue não um adeus, antes um, até já Ezequiel!
 
 
 
 
Tremenda ovação, com a sala em pé, mereceu este homem que tanto de si deu a Lanheses, quer a nível de obra civil, quer pela cultura lanhesense, impondo à sua semelhança, dinamismo tal a uma aldeia que em tempos mais parecia adormecida  e em total marasmo social. Ousou e enfrentou, e assim se tornou vencedor, assim se tornará inesquecível!
 
Parabéns, não ao presidente, não ao professor, mas fundamentalmente ao homem! 
O autor do blogue abandona um pouco o tom coloquial e...Parabéns a ti, Ezequiel Vale! Até já...
 
Em seguida todos os que quiseram marcar presença nesta espécie de despedida foram convidados por Ezequiel Vale a participar e a degustar um champagne de honra servido em brinde, que será exposto e foto documentado no próximo post...
 
 
(Continua no próximo post.)

Sem comentários:

Enviar um comentário