domingo, 13 de outubro de 2013

SARAU NOCTURNO - AUDITÓRIO GABRIEL GONÇALVES - CONVÍVIO SOCIAL (2ªparte).

(continuação do post anterior)


Depois do espectáculo de variedades ter decorrido conforme o planeado no programa, depois do discurso do presidente cessante Ezequiel Vale, por este, todos os participantes neste sarau foram convidados  a passarem à área social contígua ao auditório professor Gabriel Gonçalves, o bar, de modo a brindarem e degustarem um champagne de honra e também a privar um pouco socialmente.
 
Antes do brinde, foi descerrada a bandeira da freguesia que tapava uma realização da autoria de Rosa e Isidoro Cunha, um grande pote em vidro, pejado de moedas de um, dois e cinco cêntimos que foram amealhando durante anos, depositando as mesmas no mesmo pote e que em noite de celebração, decidiram oferecer em homenagem a Ezequiel Vale, à Junta de Freguesia. Pelos motivos óbvios não se vai aqui falar do valor que está encerrado no pote nem no número de moedas que o enchem, talvez de modo a não chamar a atenção da curiosidade alheia, pretende no entanto o autor do blogue, que fique aqui registada fotograficamente esta peça e o valor simbólico que a mesma encerra, ou seja através dela a personificação da tremenda amizade que Rosa e Isidoro sentem pelo presidente cessante e pelo trabalho realizado ao longo de oito anos aos comandos da edilidade!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Passou-se então após este acto solene ao brinde de honra com champagne e todos os participantes brindaram com o presidente cessante. Seguiram-se momentos de alegre convívio e de muita cavaqueira, onde foram muitos os que aproveitaram para privar um pouco mais de perto com Ezequiel Vale e mesmo com os outros participantes. Se o espectáculo de variedades foi de qualidade tremenda, o convívio social não o foi menos, com o autor do blogue testemunhando a inocente alegria daqueles que diante os seus olhos se sentiam tremendamente felizes por estarem a participar não em noite de despedida, mas antes em noite de comemoração! Bonito de se ver!
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O futuro...
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
À chamada de atenção de José Alberto Amorim os presentes silenciaram-se e foi a vez do autor do blogue tomar do uso da palavra e dirigir alguns comentários a Ezequiel Vale, decidindo-se por fazer uma analogia desde os tempos há já vinte e muitos anos, quase trinta, em que ambos se conheceram, nos tempos em que Ezequiel, em principio de carreira, foi professor de educação física do autor do blogue com a linda e inocente idade de treze anos, na Escola Secundária de Santa Maria Maior; falar do posterior afastamento, pois a vida é mesmo assim, feita de encontros e desencontros e posteriormente falar do reencontro algo especial, entre ambos, junto ao regato "Olho", quando Ezequiel obstinadamente pregava o tecto em madeira do posto de observação ambiental e muito simpaticamente respondendo ao cumprimento de -Boas tardes - da parte do autor do blogue logo ali com toda a simplicidade que lhe é característica, descendo do tecto da estrutura em madeira, lhe falou dos variados projectos que tinha em mente para Lanheses e suas gentes! O autor do blogue logo ali elaborou uma ideia acerca deste homem que em tudo se veio a confirmar no decorrer dos seguintes anos de intenso convívio. Ora o autor do blogue não é pobre e muito menos mal agradecido e quis perante todos os presentes homenagear Ezequiel entregando-lhe uma simples lembrança em forma de agradecimento por tudo aquilo que deu ao blogue e que foi muito. Se hoje em dia o blogue é participado por muitos lanhesenses, comentado e amplamente divulgado também junto das comunidades internacionais dando novas da sua terra natal à imensa comunidade emigrante (a quem desde já o autor do blogue saúda), foi precisamente por causa dele, Ezequiel Vale, que muita matéria deu a este blogue e teve a inteligente visão de perceber que os blogues de Lanheses, quer este, quer o do amigo Remígio Costa, seriam um importante meio de divulgação desta bela aldeia e do seu povo obreiro!
 
Por tudo isto e tremendamente agradecido o autor do blogue entendeu que deveria presentear Ezequiel Vale, com lembrança que o faça por muito tempo (ou não) relembrar estes anos de intensa camaradagem, muito trabalho e fundamentalmente a maior das conquistas para o autor do blogue com a realização deste blogue, a conquista da sua amizade e a dos muitos com quem o autor do blogue vai convivendo diariamente! A ele e a todos, não um obrigado, porque o autor do blogue até detesta a palavra obrigado; obrigado a nada foi assim como vós obrigados a algo não o são, prefere destacar um intensamente agradecido pela amizade vinda quer dele, quer de todos vós! 
 
Lembrança entregue, abraço sentido trocado!

Sem as tradicionais calças de pijama, como muitos o afirmam, e sorridente, lá aparece na fotografia o autor do blogue em tempo de discurso e em tempo de homenagem.
 
 
 
O autor do blogue aqui no seu discurso falava da primeira vez que pegou numa sachola a convite de Ezequiel aquando da realização do já longínquo e primeiro Milheiral, preparando o terreno, e na terrível semana que se lhe seguiu com as mãos cheias de grandes e rebentadas bolhas nas mãos...(risos).
 
 
 
 
 
 
Oferta da singela lembrança.
 
 
 
 
 
 
As palavras dirigidas a Ezequiel - Não um adeus, antes um, até já...
 
 
Singela salva de prata selando anos de prolifera convivência!
 
 
 
 
 
Tecendo considerações acerca da importância que os blogues para ele representavam como meio crucial de divulgação e promoção de Lanheses quer a nível nacional, quer a nível internacional.
 
 
 
O agradecimento àqueles que de modo muito particular, de modo virtual, trabalham em prol de Lanheses.
 
 
Na recta final foram alguns ainda que desejaram proferir palavras de agradecimento a Ezequiel Vale por tudo o que fez pela freguesia e pelo modo extraordináriamente dinâmico com que impregnou a sua presidência.
 

 
 
 
 
Passado, presente e futuro, numa imagem só!
 
 
Alta ia a hora quando os primeiros participantes neste evento resolveram voltar a suas casas, satisfeitos quer pela qualidade do espectáculo de variedades visualizado, quer pelo motivo que os levou nesta sexta-feira à noite ao edifício seda da Junta de Freguesia, para darem um último abraço de agradecimento ao homem que em oito anos tanto fez por esta aldeia. Foram inúmeras as obras que Ezequiel Vale e o seu executivo a nível civil realizou, desde arranjo de caminhos, beneficiamento de largos e arruamentos, zonas bem precisas e devidamente identificadas para o depósito dos lixos urbanos, e muita mais que agora talvez até nem venham à memória do autor do blogue, que no entanto, gostaria de sublinhar duas das maiores realizações que este homem simples ousou implementar na sua aldeia, em primeiro a devolução à comunidade lanhesense da zona envolvente ao rio Lima com o projecto "Parque Verde" e "Cais do rio Lima", transformando e devolvendo um espaço que se encontrava em miserável estado de semi-abandono, às gentes da aldeia, que hoje em dia o usam regularmente para o gozo de actividades lúdicas e se transformou numa espécie de cartão de visita desta aldeia , em segundo o projecto "Ecomuseu" um extraordinário meio de propaganda e de publicidade daquela que é a componente histórica de uma das mais tradicionais e rurais aldeias do concelho de Viana do Castelo, com direito a espaço virtual de modo a que sejam muitos a ter mais rápido acesso às belezas e historicidade que esta aldeia tem para oferecer a quem a visita.
 
Foram oito anos de intensa actividade, foram oito anos de muito dinamismo, de fervilhante aposta na cultura, foram anos em que as portas de edilidade se abriram não só para receber o munícipe queixoso mas também receber o munícipe que vinha ao encontro da cultura, não há como ignorar as famosas tertúlias(!) e se a alguém devem os lanhesenses agradecer, essa pessoa responde pelo nome de Ezequiel Vale!
 
Lanheses está bem e recomenda-se, orgulhosa da sua génese rural, simples, dinâmica e acolhedora para o forasteiro. Muito ainda há por certo para ser feito, mas muito também no passado se fez, portanto, oxalá o rumo traçado por Ezequiel Vale venha a ser seguido pelos seus sucessores, como o autor do blogue certo está que o será!
 
Ao Ezequiel por tudo o que deu a este espaço virtual e a Lanheses, um agradecido autor do blogue e um amigo, até já...
 
Sabes bem onde encontrar o autor do blogue, que se não estiver em casa, estará por certo junto ao rio Lima, ou pela veiga, ou então até no Parque Verde!
 
Até já...
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário