domingo, 12 de janeiro de 2014

AS JANEIRAS EM LANHESES.

Domingo frio e cinzento, pela tardinha o autor do blogue, enquanto o país parou para assistir a mais um dérbi futebolístico entre os eternos rivais, vermelhos e azuis (até o som dos tiros saídos das armas dos caçadores que em mais um dia de caça gozavam a actividade se silenciaram), aproveitou para, acompanhado dos seus peludos dar o seu passeio diário pelas margem do Lima e pela veiga.
 
Logo as inclemências do Inverno que se vive se fizeram sentir e tomando de novo lugar no seu automóvel não restou ao autor do blogue senão outro remédio, o de passear lenta e pachorrentamente pelos belos caminhos da aldeia e como para grandes males remédios maiores as quatro rodas do rasteirinho branco lá foram tocando chão de alguns dos mais belos caminhos rurais da não menos rural e bela Lanheses!
 
Em pleno lugar da Rocha, o autor do blogue cruzou-se com um animado grupo de cantadores(as) de Janeiras, aldeões oriundos de Lanheses, na sua grande maioria, conhecidos e amigos daquele que estas linhas escreve, efusivamente beijado pelas mulheres, cumprimentado pelos homens e claro, o momento, tinha de ficar devidamente fotografado para que aqui se postasse!
 
 
O grupo avançando pela Rocha, em alegre e ruidoso cortejo.
 
 
Peculiar instrumento musical.
 
 
Endiabradas irmãs, sempre alegres e bem dispostas!
 
 
As Janeiras, ou cantar as Janeiras é uma das mais antigas e seculares tradições que ocorrem um pouco por todo o país, principalmente nas aldeias do norte e interior do mesmo. Antigamente os grupos de cantadores munidos de instrumentos musicais tradicionais, como o bombo, a flauta, a concertina, a pandeireta entre outros (e que ainda hoje se utilizam) corriam as casas dos vizinhos e amigos cantando as Janeiras, ou seja, anunciando o nascimento de Jesus e ao mesmo tempo deixando votos de bom ano novo nos primeiros dias do ano. Em troca reclamavam o que sobrado tinha dos festejos natalícios e de ano novo, a janeira ou janeiras, para depois dividirem por todos os elementos do grupo. Hoje em dia as janeiras, ou seja, o pecúlio recolhido de víveres comensais foi mormente trocado por quantia em dinheiro de modo a satisfazer e a ser empregue para uso e benefício da comunidade. Novos tempos, novas vontades!
 
Importa salientar, no entanto, a tremenda satisfação com que o autor do blogue regista o simples facto de em Lanheses, aldeia perdida no norte de Portugal, esta tradição se manter bem arreigada sobretudo à custa de um fervoroso grupo de homens e mulheres conterrâneos da mesma, não permitindo que certas tradições tão saudáveis como esta, se percam na memória de todos os que vivem...
 
Oxalá perdurem pelos tempos e tempos!
 
 
------------------------------------------------------------------
 
 
Entretanto, algumas horas depois deste encontro, à porta da moradia do autor do blogue eram cantadas as Janeiras, aqui ficam duas fotografias desse belo e divertido momento. 
 
 
 
 
 
 
 
"Alegres festa nós vimos dar
e o Deus menino a acompanhar.
Alegres festas nós vimos dar
e o Deus menino a acompanhar."

 

Sem comentários:

Enviar um comentário