segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Para mentes nostálgicas I.

No seguimento do primeiro post onde se incluiu uma imagem da Feira Quinzenal e em parte do Largo da Feira há tempos muito idos, hoje no SSVSA se dá seguimento a esse postar de fotografias com mais duas representando momentos vividos na aldeia que já passaram e não mais voltarão!
 
Numa das fotografias a continuação de postagem de imagens relacionadas com a feira quinzenal, na outra, a Guarda Nacional Republicana montada a cavalo, talvez em época das tradicionais festas em honra do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades passando em frente à casa do Sr. Armando Tinoco, pai do amigo pessoal do autor do blogue, Nuno Figueiredo, a quem daqui o mesmo autor envia forte abraço por saber que que o Nuno é um atento seguidor desta página virtual, acima de tudo um grande apaixonado pela sua aldeia natal e com o autor desta página partilha inúmeros interesses pessoais, nomeadamente as questões relacionadas com a componente natural!
 
 
 
 


 
Um agradecimento também muito especial ao conterrâneo Paco da Rocha, autor e proprietário destes autênticos documentos históricos, que atestam um pouco da história desta aldeia chamada Lanheses.
 
Uma vez mais, um tremendo apelo à nostalgia!
 
 

4 comentários:

  1. Amigo Sérgio,

    Nunca é demais voltar a dar-te os Parabéns por este magnifico blog, quer ao nível da prosa/poesia quer ao nível das imagens.
    Considero este blog um hino à vida da nossa aldeia, não só à nossa, mas também à vida animal e à da natureza que nos envolve, e que tão importantes são... e por isso, desejo que continues a poder levá-la mundo fora...

    Obrigado pelo detalhe!...

    Um grande abraço,

    Nuno Figueiredo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Nuno, sinto-me tremendamente agradecido pelas tuas palavras elogiosas para comigo e para com o blogue, que só me acrescem em alento e responsabilidade, a continuar um trabalho que tanto gozo me dá realizar, em prol de uma aldeia que há já alguns anos me acolheu e como sabes, e muitas vezes temos conversado, tenho no coração!

      Abraço amigo do costume, e acredita, o teu comentário deixou-me realmente feliz! Participa sempre que entenderes!

      Sérgio

      Eliminar
  2. Caro amigo Sérgio Moreira:
    São, sem dúvida, dois bons documentos, as fotos inseridas neste post. De facto os tradicionais "cestos de verga", as "maceiras" e as "arcas de madeira" não voltarão mais. Fizeram parte dum passado recente, que, quem o viveu, recorda com saudade. A foto da feira (provávelmente da década 1980(?), é um documento a preservar, e felicito o Sérgio pela sua publicação, não esquecendo, evidentemente, o seu autor. Tudo isto contribui (e muito) para a preservação da nossa memória colectiva.
    A foto de pormenor da Festa do Senhor das Necessidades, em frente à casa do amigo Armando Figueiredo, recorda-nos um trajecto da procissão à muito abandonado. Belo!
    Um abraço amigo
    Amaro Rocha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Amaro, aguarde por mais documentos destes, que o amigo Paco da Rocha tem em seu poder e com prazer partilha com todos nós, habitantes desta aldeia. Em breve actualizarei este tema com nova postagem de fotografias.

      Autênticos tesourinhos escondidos!

      Abraço

      Sérgio

      Eliminar