terça-feira, 28 de janeiro de 2014

PENEIREIRO-VULGAR - Falco tinnunculus.

Já há muito tempo aqui no blogue o seu autor tinha publicado um post onde infelizmente se retratava o corpo trucidado de um Peneireiro-vulgar, cujo mesmo corpo se encontrava já, em adiantado estado de decomposição. Ver tópico http://dovaledaserradarga.blogspot.com/2012/05/peneireiro-vulgarmorto.html.
 
Hoje, durante a parte da tarde ocorreu o contrário e sob uma saraivada de água que se abatia em fúria do céu lanhesense, um minúsculo pontinho no céu prendeu o olhar de quem aqui escreve estas linhas. Pairando freneticamente sob os terrenos da veiga, um Peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus) observava a área em busca de presas para se alimentar e como a Fuji estava em punho o momento foi retratado, fazendo prova de mais uma fenomenal espécie de ave, das que enriquece a avifauna lanhesense, desta feita imagens de uma espécie da família dos falcões, raríssimos de avistar por estas bandas, mas que pelos terrenos da veiga de Lanheses e da veiga da vizinha aldeia de Vila Mou se vão avistando e que (felizmente) ocorrem.
 
 
 
Imagem sacada a grande distância.
 
 
 
Idem...
 
 
 
Imagem ampliada em computador.
 
 
 
Idem.

O Peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus) é um falcão bastante regular em ambientes urbanos, facilmente reconhecível pela sua capacidade de pairar enquanto procura as suas presas. É uma ave de tamanho médio com asas pontiagudas, bico curto e forte, provido de garras, de acordo com a espécie em que se enquadra, preparada pela natureza para capturar as presas das quais se alimenta, ou seja uma autêntica máquina de morte, para ratos, ratazanas, rãs e outros animais que fazem parte do seu cardápio e que pela veiga abundam.
 
 
Uma das mais belas aves das que povoam a veiga e que enriquecem a avifauna lanhesense, juntamente com o Buteo a Garça-real e Cegonha-branca!
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário