sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

(DES)ENCANTADO MUNDO BRANCO - A VIAGEM 5.ª e última parte.

Continuação...
 
Quem chega a Puebla de Sanabria vindo de norte, sul, este e oeste, ou seja, de qualquer ponto cardeal, logo ali se apercebe da tremenda beleza que emana daquelas construções graníticas e principalmente aos olhos do viajante não passará incólume o simples facto da zona histórica desta vila estar tão estratégicamente situada, num alto de um magnífico promontório, onde não menos magníficos se erguem as torres do castelo mandado erigir pelos conde de Benavente juntamente com o grandioso campanário da igreja de Santa Maria del Azougue.
 
O autor do blogue confessa-se apaixonado sempre que humanos olhos como os seus se deparam perante tal beleza; ali em Sanabria vários foram os pontos que se uniram e resultaram numa das mais belas vilas da Península Ibérica! Uma estranha conjugação de factores que resultou num belíssimo cenário, digno de ser pintado e cantado por pintores e poetas, tal a sua beleza!


O viajante cedo se apercebe, ali chegado, que aquele promontório mais parece ter sido encomendado ao deuses, feito à medida para que Sanabria lhe fosse colocada em cima. Para o olhar do autor do blogue, calcorrear as ruelas pintadas de um acaramelado tom das moradias que por ali se erguem, contrastando com a negridão de milhares de telhados de xisto e absorver a atmosfera que emana do centro destas vetustas artérias, mais parece levar o viajante a recuar séculos no tempo, mais a mais quando se chega à plaza maior e ao seu imponente castelo, e por momentos, sentir-se em época de belas donzelas vendo à janela passar imponentes cavaleiros, montados em não menos imponentes e magníficos corcéis! Puebla de Sanabria é uma das mais bem conservadas vilas medievais de Espanha, juntamente com Ávila, mesmo que o progresso e desenvolvimento a tenham feito aumentar fora de portas, ou seja, para lá do promontório, nota-se algum cuidado para que o seu casco urbano não perdesse a traça que mantém a zona histórica, e ambas se complementem. Positivo.


Este grande grupo de lanhesenses calcorreou as suas agradáveis artérias, visitou os locais de significativo interesse e recomendados pelo autor do blogue, nomeadamente e como acima referido, o centro histórico, a plaza maior onde está localizada a igreja de Santa Maria del Azougue, o castelo mandado construir pelos condes de Benavente e o museu do gigantone, não fosse este grupo oriundo de terras ricas nesta tradição quando em festas e romarias, saem à rua rodopiando sem cessar, estes bonecos gigantes, ao som da música saída do troar dos bombos, tocados pelos Zés P´reiras. Entre voltas e mais voltinhas, visitas e visitinhas, muitos foram os que aproveitaram também para comprar produtos tradicionais no comércio local que mantinha as portas abertas de par em par.

Caso para se afirmar que em Sanabria, Portugal conquistou Espanha!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Igreja românica de Santa Maria del Azougue. Século XII.
 
 
 
 
 
 
Felicidade...entre muralhas de bel prazer!
 
 
Impecávelmente preservado...
 
 
 
 Sempre juntos! A ela, o autor do blogue deve um pedido de perdão, um pedido pelo tempo que o blogue lhe rouba da sua companhia... 
 
 
 
Panorâmica de sonho...
 
 
 
Caros amigos, agradecido por merecer a vossa grande amizade...
 
 
TEMPO DE INICIAR A DESCIDA...
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Pormenor delicioso...
 
 
 
 
 
 
Despedida ao Encantado Mundo Branco.
 
 
 
Era chegada a hora de partir e o colosso aguardava que os participantes embarcassem com destino a casa. Depois de todos estarem instalados, compras feitas e devidamente acondicionadas, o colosso atirou-se à estrada e aqui se verificaram pela primeira vez, em alguns, os primeiros sinais de cansaço!
 
 
 
 
 
A viagem de regresso fez-se sobre o denso tom negro da noite e entre cantigas de alegria, anedotas à desgarrada entre os amigos Fernando Cunha e Zeca, assim como muitos discursos de agradecimento e elogio pelo passeio orquestrado e realizado, dirigidos ao autor do blogue, segui-se da parte deste a tradicional entrega de lembranças a cada casal ou solteiro, participante neste evento, como costuma ser usual nos passeios do SSVSA.
 
Então o autor do blogue aproveitou para sentado no seu lugar, se concentrar nos quilómetros de estrada que em frente ao olhar se iam sucedendo, num regresso que normalmente, como todos os regressos, vendo o que já foi visto ou não vendo nada, porque o negro da noite não o permite, se pauta pelo cansaço e pôde, então reflectir este Encantado Mundo Branco.
 
 
 
Um agradecimento especial ao Sr. Pedro Silva, que levou o colosso a bom porto, sempre com um sorriso nos lábios, mesmo sabendo que este não foi um dos seus melhores dias!
 
 
 
 
 
 
Este passeio temático era exigente em termos de dispêndio de tempo a bordo de um autocarro, com cerca de seiscentos quilómetros percorridos num dia, e logo à partida ficou condicionado pela avaria do autocarro de um só piso, bem perto de casa ainda, e que foi substituído pelo colosso! Logo ali se perdeu uma das grandes condicionantes que o autor do blogue exige para a realização dos passeios temáticos que organiza, cumplicidade! A cumplicidade entre todos os elementos do grupo perdeu-se totalmente, ao serem divididos por um autocarro de dois pisos, avarias mecânicas acontecem, é certo, mas este colosso, está longe de ser um veículo que se coadune perfeitamente para a realização de um passeio desta natureza, está antes apto a passeios para miúdos que querem é borga e o resto é paisagem, para viagens de adultos como esta, em que cada participante gosta de desfrutar dessa mesma paisagem por onde vai passando, confortávelmente instalado no seu lugar, ouvindo perfeitamente as explicações ao microfone do guia que tudo vai explicando, este colosso revelou-se totalmente inapto para tal; colunas de som que não funcionavam devidamente, monitores de vídeo que falhavam, muito condensado no ar que o ar condicionado não conseguia dissipar, mostraram que este autocarro não serve estes eventos e aqui a Ovnitur falhou redondamente e por consequência indirecta, falhou também, quem aqui escreve estas linhas. Com a substituição do autocarro por outro, perdeu-se tempo precioso, e como nestas viagens o autor do blogue tem tudo cronometrado ao minuto, quase ao segundo, lamentavelmente não foi possível cumprir com o programa na sua totalidade; com muita pena sua, o museu ferroviário de Arco de Baúlhe exemplar de suma importância da história ferroviária de Portugal teve de ser ignorado e foi com tristeza no olhar, ao deixar para trás as placas que indicavam o desvio para esta localidade, que o autor do blogue sentiu desagrado profundo por este ponto de visita no programa ter de ficar por visitar; eram muitos ainda os quilómetros a percorrer e tempo não havia a perder! O tema desta viagem era o encantado mundo branco e neve, foi vista somente nos picos mais elevados, ninguém a sentiu por baixo dos pés, com tremenda pena do autor do blogue e como afirmou o Sr. Fernando, o "Encantado Mundo Branco", tornou-se antes no "Encantado Mundo Matizado"; para o final uma pequena peripécia com o colosso, quase deita tudo a perder e resultando num atraso de mais de uma hora, muito tarde chegaram a Lanheses, estes cansados participantes, que estiveram sempre e sempre à altura dos desafios lançados pelo autor do blogue.
 
Podia este "Encantado Mundo Branco" ter sido excelente, mas o grau de exigência a que a si mesmo se exige e obriga, leva o autor do blogue (perante alguns factores ocorridos) a considerá-lo apenas satisfatório e deixar a todos os participantes, pela última vez, um profundo lamento por algo que não lhes tenha agradado! Talvez por isto, os tópicos referentes ao passeio, todos eles fossem escritos como (DES)Encantado Mundo Branco...
 
A todos os participantes, pela excepcionalidade de comportamento, os mais sentidos parabéns da parte do autor do blogue!
 
 
No entanto, levantar a cabeça é preciso, persistência também, preparar ao pormenor nova viagem e por isso aqui fica a frase que caracteriza estas inciativas levadas a bom porto pelo SSVSA:
 
 
A viagem não termina nunca, só o homem termina, e enquanto o homem sonhar a viagem não vai terminar!
 
 
 
 
 
Até já...
 
Sérgio Moreira
 
 
 

2 comentários:

  1. Caro Sérgio Moreira
    Apesar de um pouco atrasado, não quero deixar de lhe apresentar os meus parabéns pelo percurso escolhido para o 4º Passeio do SSVSA. O "Encantado Mundo Branco" levou-nos a locais muito belos, sem dúvida, que eu não conhecia e que evidentemente adorei!
    Desde a cidade da Guarda, que tive o prazer de conhecer com mais pormenor (e sua gastronomia), o lago de Sanabria, verdadeiramente espectacular, a aldeia de Ribadelago e a história da tragédia que aí ocorreu, assim como o restante percurso, foram bons momentos de cultura e convívio.
    O facto de haver problemas mecânicos, e a "separação" do grupo no autocarro de substituição, são "feijões" comparado com os momentos de convívio por que todos passamos!
    Pode marcar a próxima, Sérgio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradecido pelos elogios caro Amaro.

      Devo depreender, no entanto, quando cita a cidade da Guarda, que se quer referir à cidade de Chaves e não da Guarda.

      Conto consigo e com a Alice, para próximas iniciativas.

      Abraço sempre amigo

      Sérgio.

      Eliminar