domingo, 23 de fevereiro de 2014

(DES)ENCANTADO MUNDO BRANCO - A VIAGEM...(1ª parte).

PRÓLOGO.
 
Às 06.30h do dia 22, Sábado, já o autor do blogue se encontrava em Viana do Castelo junto ao autocarro fretado à firma OVNITUR, para cumprir com os formalismos iniciais e conhecer o motorista que nesta viagem conduziria o veículo pelas estradas que o autor do blogue delineou para este 4.º passeio temático organizado pelo SSVSA, qual não foi a surpresa ao visualizar que seria como nos anteriores passeios, o conhecido Pedro Silva, a conduzir este novo navio almirante!
 
Como em tudo na vida, somos coordenados por puras relações de causa/efeito; os nossos pensamentos revelam-se e depois, manifestam-se em vontades (causa) que quando concretizadas se realizam efectivamente (efeito) e daí advindo efeitos positivos ou efeitos negativos, numa espécie de analogia ao famoso ditado- Quem semeia ventos colhe tempestades!
 
 
CAUSA.
 
Nova viagem! Como as solicitações de participação no ENCANTADO MUNDO BRANCO eram muitas e num espírito de tentar agradar e consigo levar o maior número de participantes, desta feita o autor do blogue fretou um gigantesco autocarro de 71 lugares e se assim o fez, apostado em que tudo correria (como usual) pelo melhor, em breve se aperceberia que tudo correria pelo pior e a escolha se revelaria desastrosa!
 
 
EFEITO.
 
A pontualidade dos participantes merece destaque pela positiva e formalismos de embarque ultrapassados, um ou outro arrufo pelo lugar que em sorte calhou a este ou àquele participante, às 07.15h o Sr. Pedro Silva carregava no acelerador e punha em marcha o dantesco veículo. Passados cerca de trinta minutos de viagem, quando o autor do blogue já tinha lido uns versos, introduzido e explicado o que se pretendia do passeio, as primeiras queixas de um barulho ensurdecedor chegavam aos seus ouvidos, sinónimo de que algo não estava bem mecânicamente e por fim se verificou tratar de uma anomalia mecânica...Análise atrás de análise, chamada telefónica atrás de chamada telefónica, a solução encontrada foi a de naturalmente se substituir este (novo) autocarro por outro. Na saída da autoestrada A3 para a freguesia de Anais, no sentido Ponte de Lima-Porto, o autocarro avariado deteve-se num largo junto a um pequeno café e lá se esperou pelo veículo substituto. Obviamente, o proprietário do café, às oito da matina logo ali fez o dia quando viu uma torrente de 73 pessoas invadir-lhe o espaço ansiando por cafés, outras bebidos e variados petiscos!
 
Relação de causa efeito indirecta - o autor do blogue - um desconhecido para aquele individuo, proprietário de um café , ao planear uma viagem, fez com que o mesmo, de manhã, em apenas uma hora, fizesse em euros o que muitas vezes fará num dia inteiro!
 
 
SOLUÇÃO E EFEITOS SURGIDOS DESSA SOLUÇÃO
 
Nas relações de causa/efeito, quando criado um problema, terá sempre de ocorrer uma solução, quer activa, quer passiva, e a solução foi apresentada com a substituição da viatura avariada.
 
No entanto, a viatura substituta revelar-se-ia o oposto daquilo que o autor do blogue pretendia, aliás facto já referido à firma cujo autocarro foi fretado e quando numa viagem deste género, como as que o autor do blogue costuma organizar, onde preferencialmente impera, TAL É A VONTADE DO ORGANIZADOR, um ambiente de muita cumplicidade entre todos os participantes, continuar a viagem num autocarro de dois andares revela-se desastroso, pois  a cumplicidade desejada perde-se totalmente quando o grupo fica dividido entre dois andares, uns em baixo, outros em cima e quando, principalmente, o autocarro substituto matriculado em 2000 já não apresenta as devidas condições para que uma viagem destas se faça com normalidade. Colunas de som que não funcionavam correctamente, a voz do autor do blogue não chegava a todos, só a alguns; monitores avariados, condensação elevada e pingos de água caídos do tecto, entre outros...o encantado mundo branco, para o autor do blogue, começava a tornar-se no (Des)encantado mundo branco!
 
Mas a viagem teria de continuar...e continuou!
 
O "novo" navio almirante fez-se à estrada conduzido por um nervoso Pedro Silva, um pouco agastado pela experiência negativamente vivida minutos antes. Logo ali se apercebeu o autor do blogue e depois de se perder uma boa hora e meia de viagem, que o primeiro ponto turístico de visita, Arco de Baúlhe e o seu museu ferroviário, teria de ser ignorado em detrimento de outros, nomeadamente Chaves e Puebla de Sanabria em Espanha. Arrancou então o autocarro com destino a Chaves, com tristeza no olhar do autor do blogue ao ver ficar para trás a placa indicando o desvio para Arco de Baúlhe, sem que para ali o colosso de dois andares desviado fosse...
 
 
 
 
 
Amplamente acarinhado por todos os participantes, que foram simplesmente notáveis e fantásticos, o alento e o desejo de que tudo se cumprisse pelo melhor, contrário ao pior, como estava a acontecer, desatou a crescer de novo no interior do autor do blogue e a viagem continuou, quando muitas gargalhadas já se ouviam saídas da boca dos participantes que seguiam a máxima muito usual do autor do blogue - o que importa é que estejamos a passear, o que importa é que nos estejamos a divertir!
 


Lembrando o "Moche"...que saudades! Só para entendedores!
 
 
 
Impecáveis e determinadamente bem dispostos! O autor do blogue profundamente lamenta o sucedido!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Lamentos e variados pedidos de desculpa foram apresentados pelo autor do blogue a todos os participantes.
 


 
 
O gigante em breve alcançaria as terras altas de Basto e nova breve paragem para a pausa da nicotina, da casa de banho e do café!
 
 
Continua...
 

Sem comentários:

Enviar um comentário