quarta-feira, 5 de março de 2014

Pica-pau-verde (Picus viridis).

Estava naquela manhã típica de inverno, com o céu ora cinzento, ora com algumas abertas por onde escapavam alguns raios de sol, o autor do blogue em volta do mesmo, "carregando" algumas fotografias, quando no campo vizinho um saltitante movimento de pássaro, diferente dos habituais saltitantes movimentos a que o autor do blogue habituado está a observar, quer de gralhas, melros, cartaxos, pardais, entre muitos outros, quando não é o seu espanto ao aperceber-se, após uma observação mais atenta e minuciosa, que ali perante o seu olhar, saltitante em pleno campo aberto (fenómeno raro) alimentava-se um peto-verde, como se costuma apelidar na gíria; em linguagem mais convencional, ali estava um belo Pica-pau-verde, Picus viridis.
 
Num ápice Fuji, em punho, aquela extraordinária mirada merecia fotografias, o obturador da máquina foi clicado sem cessar e abaixo se publicam algumas fotografias, entretanto ampliadas em computador, da fenomenal ave enquanto se alimentava em campo aberto.
 
O Pica-pau-verde é facílimo de ouvir e dificílimo de observar, sendo muitos vezes nos bosques que frequenta, ouvido o seu canto como que zombando de quem o tenta observar e não consegue!
É o maior dos nossos pica-paus. O corpo é verde, tendo uma tonalidade mais clara, quase amarelada, no uropígio. A coroa, aquela franja de penugem tão típica dos pica-paus que se ergue na cabeça quando excitados, é vermelha, tendo o macho bigode vermelho também.
Distribui-se por todo o território, sendo mais abundante no norte do país e ocorre preferencialmente em zonas florestais geralmente com algumas clareiras. Sendo uma espécie residente pode ser avistada durante todo o ano.
 
Na veiga, em Lanheses, ocorre com alguma frequência, sendo raro o dia em que por lá deambule, que o autor do blogue não ouça perto ou longe, o canto desta bela ave! Avistá-la é que se torna mais raro, no entanto a sorte e o acaso bafejou quem aqui escreve e um belo exemplar desta ave resolveu pelas cercanias das moradias alimentar-se.

 
 Fotografias ampliadas em computador.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Um momento de sorte, resultando em belas fotografias de uma das mais sensacionais aves das que enriquecem a avifauna lanhesense e aqui testemunhado no blogue.

Para um admirador de aves, ouro sobre azul...

 

Sem comentários:

Enviar um comentário