sexta-feira, 25 de abril de 2014

25 de ABRIL - QUADRAGÉSIMO ANIVERSÁRIO DA REVOLUÇÃO DOS CRAVOS

Tal como os Capitães de Abril, que teimam com toda a legitimidade em não participar nas comemorações do quadragésimo aniversário da data em que ocorreu uma das mais célebres e pacíficas revoluções do mundo moderno, aqui no blogue, também não se fará grande alarido acerca daquela que talvez seja a data mais importante do calendário nacional. 

Publica-se simplesmente um vídeo alusivo ao tema, e que tão bem ilustra o que se viveu  entre 1974 e 1975.



Passados quarenta anos desta mítica data, data esta em que o autor do blogue no ventre gerado já fazia sentir de orgulho e ternura, aquela jovem mulher que em Setembro de 74 viria a ser mãe pela primeira vez, nunca o mesmo imaginou e com infinita tristeza, tristemente observar, a direita no poder, tal como um dia sonhou (um pesadelo) Sá Carneiro, um presidente, um governo, uma maioria...

Em forma de desejo, que pelo menos daqui a dez anos, se possa viver o contrário! E como frase desabafo, fica uma citação de um capitão de Abril, quando questionado, se está arrependido ou deu por mal empregue aquilo pelo qual lutou em 74 e se mudaria algo?

A resposta foi célere - "Se voltasse atrás no tempo tinha furado os pneus ao carro do Cavaco"...!

O autor do blogue vai mais longe e lembra Otelo, para quem, fechar alguns no Campo Pequeno e descarregar as metralhadoras, ainda seria pouco...


25 de Abril, ontem, hoje e sempre!


6 comentários:

  1. "...nunca o mesmo (o autor do blogue) imaginou e com infinita tristeza, tristemente observar, a direita no poder..."
    Para alguns pseudo democratas, a democracia só prevê a esquerda no poder. Os outros, a "direita", o autor do blogue "...lembra Otelo, para quem, fechar alguns no Campo Pequeno e descarregar as metralhadoras, ainda seria pouco...". Esta a democracia que os paladinos da liberdade apregoam.

    ResponderEliminar
  2. Aqui ninguém é paladino da liberdade! Qual liberdade? O caro anónimo considera-se livre? Olhe, o autor do blogue não! E talvez seja muito mais livre que o próprio anónimo...

    O caro anónimo terá de explicar em que democracia é que vive, é que se, isto em que se vive, para si é democracia, para o autor do blogue não passa de uma democracia sequestrada, não representativa dos mais reais e legítimos interesses do povo, conquistados e suados por homens e mulheres de esquerda que para isso muito lutaram, vendo as suas pretensões conquistadas em Abril de 74! Onde andavam nesses tempos os (grandes) obreiros de direita...que hoje em dia ocorrem por aí aos pontapés!?!

    Curioso neste espaço virtual, quando se fala de direita ou de esquerda, logo se apresentam os "advogados" das políticas que representam um ínfima minoria de portugueses, quando, sendo Portugal, um país de trabalhadores e de pequenos e médios empresários, antes devessem surgir os "advogados" da esquerda! Algo está demasiadamente errado no modo de reflectir da grande maioria dos portugueses!

    Não sabendo com quem fala, o autor do blogue pode até presumir que fala com um(a) ilustre desempregado(a), ou até pensionista, vitima precisamente, das políticas de direita, que se considera, pelo que se pode depreender nas suas palavras, totalmente a favor das mesmas! Curioso anacronismo!

    Cps

    Sérgio Moreira

    ResponderEliminar
  3. MMM Carissimo Sérgio Moreira,
    Recentemente e por mero acaso, conheci o seu blogue. A partir desse momento, diariamente o visualizo e leio o que nele expõe, nem sempre concordando, contudo, com algumas ideias que deixa expressas.
    Como foi o presente tema...
    Se o 25 de Abril libertou Portugal da tirania, nisto concordará comigo (apesar de o Sérgio acrescentar que "vivemos noutra tirania"!!!), já não concordo com o Sérgio Moreira quando advoga a solução de Otelo para alguns que ele considerou reacionários.
    E se Otelo foi um obreiro de Abril (apesar de também ter sido bombista) a solução por ele proposta (que parece ter em Sérgio Moreira um fiel defensor) representa, grosso modo, a substituição da ditadura por uma qualquer outra forma de autoritarismo.
    O poder reside na vontade popular (soberania popular), que expressa através de mecanismos democráticos que, em Portugal, Abril permitiu. A isto se chama democracia representativa. Por isso hoje Portugal tem um governo de direita!!! Antes havia um governo de "esquerda"...
    Apesar de a destrinça entre direita/esquerda (democrática) não ser tarefa fácil, duma coisa tenho a certeza: as democracias populares faliram, apenas vingando e subsistindo na Coreia do Norte...
    Não conheço país algum do mundo, que não seja constituido por trabalhadores e empresários (sejam eles pequenos, médios ou grandes). Esse facto, porém, não é impeditivo da existência de governos ditos de direita.
    O que é um governo de "direita"? E de "esquerda"? O actual governo socialista francês é de "direita" ou de "esquerda"?
    É mera semântica...
    Como dizia Winston Churchill "a democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos". Por isso, conforme-se Sérgio Moreira e lhe sirva de conforto saber que a democracia conquistada em Abril permitirá a Portugal mudar de governo em 2015, se essa for a vontade popular.
    Não sou, felizmente, nem desempregado, nem pensionista!!! E por discordar das soluções que o Sérgio Moreira propõe (a solução de Otelo), não quer isso dizer que eu concorde com algumas das "politicas" governamentais (mas isto é assunto diverso).
    Cumprimentos e os maiores sucessos para o seu blogue.

    ResponderEliminar
  4. Quer-me parecer que o caro anónimo não entendeu, quando o autor do blogue citou Otelo! Em primeiro lugar é necessário enquadrar o contexto à época, da frase de Otelo!

    E o autor do blogue não só citou Otelo, citou outro capitão de Abril que que se mostrou arrependido numa entrevista, de não ter furado os pneus do Citroen BX de Cavaco Silva, em sentido metafórico, como é óbvio, quando este se dirigiu para o famoso congresso do PPD/PSD e o venceu, dando início a um dos piores ciclos políticos de que há memória em Portugal. O grande obreiro desta crise, neste momento, é Presidente da República! Não desculpando os sucessores, evidentemente! O autor do blogue não pretende que se faça como Otelo sugeriu, aliás, se acompanhar o blogue com atenção, o que presumo não seja o caso, verá que se pratica aqui a filosofia da contemplação do belo, da natureza e das coisas simples que a vida tem para oferecer, violência não é, nunca foi, nem tão pouco será, justificação para qualquer modo de agir! Com um claro debate de ideias, linguagem franca e nada de mentiras, a mudança ocorrerá espontaneamente, mais acto eleitoral, menos acto eleitoral, democraticamente e como é correcto!
    Noutro assunto estamos de acordo, as democracias há muito estão falidas e nelas, na portuguesa também, hoje mais que nunca, acontece, a não representação democrática do povo, pois uma vez eleitos, os governantes esquecem o prometido e servem somente, o grande capital, os grandes grupos económicos e sem qualquer vergonha, optam por uma feudal serventia à UE!

    O autor do blogue pretende tão e somente alertar consciências e nem são precisos grandes discursos, para que as pessoas tomem decisões acertadas no dia do voto e não entreguem o poder a quem não está minimamente preparado para o exercer, ou pior, nos tempos que se vivem, de forma quase (e vou citar entre aspas para que não ocorram equívocos) "criminosa"!

    Olhando para Otelo, já que tanto insistiu com a pessoa no seu comentário e citando como o anónimo citou, Churchill, aqui fica uma frase do mesmo - "A maior lição da vida, é que às vezes, até os tolos têm razão."

    Uma vez mais respeitosos cumprimentos, agradecendo os votos de sucesso para o blogue. Já agora, uma identificação seria merecida, quanto mais não seja, para o autor do blogue saber com quem fala e quem sabe um dia até, tomar um café, conversando com o caro anónimo pessoalmente!

    Sérgio Moreira

    ResponderEliminar
  5. MMM Carissimo Sérgio Moreira,
    Manisfesto-lhe o meu total desacordo em relação a muito do que postou, especialmente quanto à responsabilidade de Cavaco Silva, ou melhor, quanto à responsabilidade do Sr Presidente da Republica, na actual crise.
    A história não esquecerá o Prof. Cavaco Silva como um dos grandes obreiros do desenvolvimento e modernidade do país, e remeterá, certamente, para notas de rodapé outros protagonistas que tanto parece venerar.
    Otelo é personagem que não admiro, por ter usado da violência e do terrorismo de estado para atingir os fins a que se propunha, apesar de lhe reconhecer elevado mérito no sucesso da revolução.
    Apesar da sua referida presunção, a verdade é que acompanho diariamente o seu blogue e continuarei a acompanhar. Apesar de vivermos num mundo tão pequeno e tão próximo, muitas vezes é em veículos como o seu blogue que tomamos conhecimento de factos que acontecem tão perto de nós.
    Malgrado as evidentes divergências politicas e posicionamento histórico em relação a certos factos, isso nunca será impedimento para desfrutar do sabor de um café em sua companhia!!! Num qualquer acaso, acabará acontecendo...
    Com os habituais cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica o autor do blogue à espera que esse café aconteça espontâneamente para conversarmos e o caríssimo anónimo se possa aperceber que não idolatro figuras como Otelo a quem tanto a custo (e erradamente) tenta colar a minha idolatria, como se fosse depreciativo, quando não o é, idolatrando antes porém, outras figuras de esquerda, que não da esquerda de semântica e que aqui nem referidas foram. Essas sim, dignas da minha eterna gratidão e idolatria, mas que delas só falarei quando consigo tomar café pessoalmente! Para terminar com o assunto - Otelo - de vez, repare que, só por causa da sua actuação, nos idos de setenta, assim como a de muitos outros que muita bofetada levaram nos calabouços da PIDE anos a fio, que merecem a minha admiração e sempre a merecerão, pessoas como eu e você, hoje, podem escrever abertamente e sem medos num blogue pessoal, aclamar ou criticar!

      Poderia aqui enumerar os mais diversos factos contrariando, aquilo que pensa acerca de Cavaco Silva, demonstrando-lhe quão fraca foi a actuação deste senhor em dez anos de acção governativa no Portugal de 85 a 95, e para o autor do blogue, alguém como o caro anónimo, considerar a actuação de Cavaco Silva como a de um dos grandes obreiros do desenvolvimento e modernidade do país, chega a ser (quase) ofensivo. Se autoestradas paralelas sem qualquer utilidade e muito milhão enfiado nos cofres do Estado pela então CEE completamente mal aproveitados, para si, são sinónimo de desenvolvimento e modernidade, para mim não o são! Nesta matéria estaremos sempre em pólos completamente opostos e como em tudo na vida, jamais tentarei mudar a opinião a alguém, pois, qualquer tentativa de mudar a opinião contrária será tida sempre, como um acto de colonização do outro e o autor do blogue não pretende colonizar alguém!

      Terei no entanto, todo o gosto em conversar pessoalmente consigo e mostrar-lhe o quão está errado...

      Até ao tal café, que será pago por si, pois terá de convidar este que aqui escreve, quando o encontrar num qualquer café, e eu o ignorar, uma vez que continuo sem saber com quem falo, e essa particular condição me impeça de saber quem é o interlocutor a quem poderia pagar um café!

      Sérgio Moreira

      Eliminar