domingo, 13 de abril de 2014

IIIº CABRITO da PÁSCOA - UDL LANHESES

Cerca de três centenas e meia de pessoas, oriundas de Lanheses e de outras localidades também, participaram naquele que foi o terceiro convívio organizado pela União Desportiva de Lanheses sob o tema - Cabrito da Páscoa - uma espécie de mega evento destinado a, principalmente, angariar fundos para o clube da terra não deixando no entanto de ser, uma forma também, de muitos privarem com amigos e familiares que os acasos da vida por vezes teimam em afastar.

Às oito horas de um final de tarde bastante primaveril, diga-se, o limpo e muito bem arranjado (refira-se também) recinto do Agrupamento Escolar de Arga e Lima já se encontrava densamente povoado por grande moldura humana e logo ali ao ar livre, se serviram as entradas, onde o autor do blogue realça um delicioso sarapatel, icónica imagem da gastronomia tradicional lanhesense, acompanhado por borbulhoso e não menos saboroso vinho branco, servido bem fresquinho! 













Delicioso manjar...Sarapatel!




Após este início tempo foi de os participantes entrarem na sala da cantina do agrupamento escolar, vencer a típica confusão que ocorre na tomada de lugares e passar ao jantar propriamente dito. Tendo por base o cabrito, prato, tal como o sarapatel, tão icónico da gastronomia lanhesense e tema deste jantar. Depois de uma saborosa sopa bem cozinhada, chegavam às mesas as primeiras travessas recheadas de cabrito e/ou de lombo de porco, acompanhado por batata assada e arroz, servido separadamente, assim como salada de alface e de tomate, para quem também, o desejasse. 

Ao mesmo tempo, enquanto os participantes provavam as iguarias cozinhadas pelas funcionárias da cantina do agrupamento escolar, um grupo de lanhesenses brindava os presentes com algumas modinhas tocadas com concertina. 

Jovens serventes sempre bem dispostos!


Azáfama total...!!!





Velha glória da UDL, acompanhado pela esposa!


Segurança bastante espaçoso...


Os mestres da concertina!









































"Rei" Artur, como o autor do blogue costuma carinhosamente apelidar, membro da direcção da UDL, sempre contagiando tudo e todos com a sua boa disposição, amigo pessoal do autor do blogue e por quem este sente muita estima.


No final do jantar tempo para os discursos da noite, quer de agradecimento quer de exaltação, dando o mote Hélio Franco, num discurso mais ou menos alongado, agradecendo a todos os que ajudam a UDL assim como a sua estimada participação neste evento, agradecendo também às edilidades presentes, na pessoa do Sr. presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Eng.º José Maria Costa e seu vice presidente  Eng.º Victor Lemos, deixando também palavras de agradecimento ao agrupamento de escolas de Arga e Lima, na pessoa do professor e director escolar Sr. Agostinho, referindo a Junta de Freguesia e para o fina,l uma breve referência aos blogues da terra e seus autores, doLethes e do Vale da Serra D´Arga, a quem daqui o seu autor lhe agradece publicamente a amabilidade!

Seguiram-se-lhe nos discursos, o professor Sr. Agostinho, o presidente da UDL José Pereira, Filipe Rocha pela Junta de Freguesia e no final discurso do presidente da Câmara Municipal, Eng.º José Maria Costa, onde entre outras palavras, muito bem lhe ficou, dignar e exaltar, o modo como o staff do agrupamento escolar serviu e preparou este mega jantar, homenageando todo o mesmo! 















Vistosa e merecida homenagem a todo o staff da cozinha! Na opinião do autor do blogue, mais que merecido, o trabalho merece sempre ser aplaudido em pé!


Até ao grande sorteio das rifas que se venderam até ao dia, e mesmo durante o mesmo, foram as concertinas que tomaram conta do salão, brindando todos os presente com belas e típicas modinhas tão bem acompanhadas pelo melodioso som deste instrumento tão típica e tão genuinamente português e a viva voz muitos foram os que cantaram!

Os prémios sorteados foram gentilmente oferecidos pelas casas comerciais lanhesenses "Motolar" e "Casa Rocha - Tien21" e coube em sorte ao amigo José Manuel "Igo" apresentar os mesmos ao microfone.










Haja alegria!!!










Carlinhos, uma vez mais presente!


Família...





Sorteio das rifas.

Após o sorteio, foi a debandada geral, com a noite já muito adiantada na hora e chegava assim ao final, mais um mega evento organizado pela UDL LANHESES.

O autor do blogue à direcção da UDL deixa aqui um voto de felicitação pelo mega jantar organizado, o terceiro, assim como a todo o staff do agrupamento escolar de Arga e Lima e jovens serventes, pelo modo como preparou e serviu este mega evento, que no entender deste, que estas linhas escreve, correu de forma muito positiva.

Para o ano, há mais. Até lá!


Sem comentários:

Enviar um comentário