segunda-feira, 28 de abril de 2014

O TEATRO AMADOR EM LANHESES

O teatro amador está de volta a Lanheses
Como no passado se fez tantas vezes!

Vocês para mim estão a olhar
e eu, já estou a representar,
falando de teatro
falando de representação
falando de alegria, riso e até de emoção!

O teatro pode ser comédia...
"ah ah ah ah ah ah ah"

Pode ser revista...
"Olha a sardinha bibinha..."

Pode ser tragédia...
"Ui que dor... no meu peito"

Pode ser silêncio...
...

Pode ser épico, ou ser até uma simples história,
como a que aqui se vai representar
quando um homem simplesmente para algo a olhar
faça do teatro glória!

Faça o público perguntar:
- Mas olha para onde?
- Vê o quê ou quem se esconde?

Chame assim a vossa atenção
de forma tal e qual
encenando uma representação
de um modo teatral!

Passados anos em Lanheses
o teatro vai recomeçar
como no passado o fez tantas vezes
na esperança, de gargalhadas arrancar!

E se no final bem vos fez sentir
bem vos fez sorrir
então por certo o teatro amador, irão satisfeitos aplaudir!

(do autor Sérgio Moreira)

5 comentários:

  1. Os Condes de Alcotim,O Joao Corta Mar,O Diabo Bom Rapaz,Os vizinhos do Res-do-Chao,Os Pimentas,O Grande Hotel de Sarilhos,O Selo de Chumbo,A Revista e os Bailados tudo passou pelos palcos da antiga Casa do Povo, da C+S e pelo actual pavilhao!!! Um abraco a todos aqueles que perderam noites e noites e, que foram bem pagas com aplausos e muitos aplausos Algumas pecas com mais de vinte personagens!Parabens para todos! E um abraco ao seguidores.

    ResponderEliminar
  2. que bom! poder ver de novo o teatro em Lanheses. tantos anos de alegria se viveu especialmente na casa do povo " a velha casa do do povo". parabéns a quem trabalha para reiniciar e manter o teatro vivo na nossa freguesia.parabéns! carlos silva

    ResponderEliminar
  3. Nos anos 60's Senhor Sergio Moreira chegou a haver dois grupos Cenicos um comandado pelo falecido Padre Alberto Pinto de Faria o outro o " Grupo do Reveralho" comandado pela antiga casa do povo.Isto segundo me contava a minha Tia. O grupo do Padre Alberto atuava no predio do Ze da Dantas ( Esta la o Banco) e o Reveralho na casa do povo.Davam o nome de reveralho aos "contras"..nessa epoca.

    ResponderEliminar
  4. O que me contava a minha Tia: O teatro em Lanheses tem mais ou menos cem anos! O Anibal Pensais que faleceu com 96 anos,foi um "artista" popular com grande simpatia! O Ze Gordo (Jose Pereira Agra) o Jose Agra, o "Mimoso" (Manuel Dias), o Alvaro Pereira (Alvaro da Angelina) o Castanho Correia, o Casimiro de Oliveira, a Rosa do Zefires, o Rogerio Dantas, o Padre Alberto, o Francisco Dias de Carvalho, o Rogerio Agra e o Alvaro Agra e ao Prof. Gabriel e tantos outros que ja nao pertencem ao numero do vivos, a todos esses eu presto a minha homenagem.

    ResponderEliminar
  5. O que me contava a minha Tia: Na primeira apresentacao da peca de teatro " O SELO DE CHUMBO" os artistas estiveram fechados no porao da antiga casa do povo ate as 4 da madrugada! A peca em si era uma critica serrada a emigracao e as suas causas e consequencias…A guarda de Lanheses nao gostou e bloqueou as saidas aos artistas…ate as quatro da madrugada altura em que o Presidente (Francisco dias de Carvalho) deu ordem para sairem pelas trazeiras e um de cada vez…Ate essa hora os artistas comiam bolachas maria e bebiam vinho do Porto. A peca nunca mais voltou a ser apresentada ao publico!!!Tanto trabalho! Mas era assim essa epoca em Lanheses! Como essa peca moreu tambem a peca ja no final escrita por um Lanhesense (Ainda vivo) " O Arado e Nosso" e nunca mais foi vista…foi confiscada juntamente com espingardas de boca de sino…um dia em Sto Antao!

    ResponderEliminar