quinta-feira, 3 de abril de 2014

OLIVEIRAS PLANTADAS NO LOGRADOURO DA JUNTA DE FREGUESIA

Foi com tristeza que a 15 de Fevereiro de 2013 o autor do blogue viu, por motivos de decrepitude, ser abatida a última grande árvore (uma Faia) existente no terreno da Junta de Freguesia e para tal redigiu um tópico com o titulo - Já não existem árvores na Junta.

No entanto, algo mudou!

É em tempos de vacas magras, aliás, magríssimas, quase a roçar o esquelético, que bem se vê o valor de homens e mulheres que ao sabor dos ventos vão pensando e trabalhando em prol da freguesia, que os viu nascer para a vida, reflectindo a mesma, sem que muitas vezes até, obra se veja!

Assim, lentamente vai acontecendo com o edifício sede da Junta de Freguesia de Lanheses, onde o lanhesense, Isidoro Cunha, tem trabalhado com extremo afinco, aplicando no chão calçada e restaurando a fachada da mesma (resultados já podem ser vistos), com a ajuda dos trabalhadores da edilidade, nomeadamente de João Rios. Nas pinturas também tem participado de forma assídua outro lanhesense, Álvaro Baptista, também ele, sem exigir alguma compensação pelo trabalho que tem vindo a efectuar.

De realçar a forma gratuita como Isidoro Cunha tem efectuado estes trabalhos neste monumental edifício lanhesense, sem que algo exija em troca e para juntar o útil ao agradável, mais fez este cidadão, ao oferecer à Junta de Freguesia, quatro magníficas Oliveiras que ocorriam num pequeno terreno seu, estando duas delas já plantadas no logradouro frontal deste monumental edifício!

O autor do blogue, completamente maravilhado, rondou o espaço e sacou algumas fotografias, como abaixo pode o leitor verificar!



















E quão mais belo se torna um já de si tão belo e monumental edifício, guardado agora, por duas das mais típicas e representativas espécies de árvore nacional, a Oliveira, intrinsecamente ligada à grandiosa e secular cultura da azeitona e do azeite, que há séculos e séculos tem vindo a ser plantada e dominada pela mão do laborioso povo português!

Recheadas de significado, eis uma nova Junta, deveras engalanada; para um adorador de árvores como o autor do blogue, motivo de extrema felicidade!

Hora de aqui neste espaço se retirar a cartola da cabeça, desenhando uma vénia, cumprimentando em sinal de agradecimento, o executivo da Junta de Freguesia na figura das pessoas, Filipe, Hélio e Cristina, assim como os seus colaboradores e também, os lanhesenses e beneméritos, Isidoro Cunha e Álvaro Baptista!


Quando o homem realmente quer, a obra nasce!


Sem comentários:

Enviar um comentário