segunda-feira, 21 de abril de 2014

Onde anda o povo!?!

Foi com total estupefacção que ao final da tarde de Domingo e à semelhança de anos anteriores, o autor do blogue se deslocou até à Corredoura, de modo a ver a festa da Páscoa num dos mais emblemáticos locais da freguesia onde esta festa mais se faz sentir...

Que mudança! Que decepção! Muito pouca gente, alguns (poucos) carros estacionados na berma da estrada e mais parecia estar este lugar a viver mais um normalíssimo dia de semana em que as pessoas vivem ocupadas os seus "metiers"...um autêntico deserto de gente!

Contrastando com edições anteriores, em que se viam muitas centenas de pessoas pela estrada em alegre algazarra, a mesma pejada de carros e a circulação automóvel quase impossível de se fazer, o compasso pascal desfilando pelas ruas do lugar seguido por um grandioso séquito de povo querendo entrar em todas as casas para beijar a cruz, fazendo com que o dia, para mordomo e prior terminasse sempre muitíssimo tarde! A festa era imensa...ao que parece agora já não o é...

Espera, o autor do blogue, que à tardinha de segunda-feira, pelo menos a o largo da feira se componha em digna moldura humana nesta festa pascal!



(Actualizado)


Nesta tarde de segunda-feira, contrário ao final de tarde de ontem na Corredoura, algo mudou, e o largo da feira compôs-se com muito do povo lanhesense aguardando pela chegada do compasso pascal; muitos em animada cavaqueira, com especial destaque para o café Tasco do Neu, onde a algazarra e a alegria era tamanha, outros tantos espalhados aqui e ali pelo vasto espaço deste belo largo, que vai ficando ainda mais belo com o verde colorido das copas do arvoredo que por ali ocorre e que se vai compondo com a chegada da Primavera, pese embora o tempo algo fresco...o que interessa é que nuvens e chuva, se mantiveram afastadas de Lanheses e algumas fotografias conseguiu sacar, este que aqui estas linhas escreve, demonstrativas um pouco do que é a festa da Páscoa nesta bela aldeia. E a tradição, pelo menos na feira, não está de todo esmorecida ou até morta, mesmo com o reduzido número de proprietários que abriram as portas à entrada do compasso pascal.

Entre o colorido do arvoredo, o som saído dos bombos, o tilintar das sinetas, a passagem do compasso e a alegria no rosto de todo este povo lanhesense, se viveu o derradeiro e último dia de Páscoa nesta aldeia. Aqui ficam algumas fotografias que atestam a forma como decorre a festa da Páscoa, com especial destaque para o interior do café Tasco do Neu, onde entre beijos na cruz, cânticos de aleluia  e muitos copos girando no ar, em alegres e efusivos brindes, se apercebeu o autor do blogue, lá no alto do banco escolhido para fotografar todo este belo cenário, quão divertida e festiva é esta celebração da festa da Páscoa!

Este povo de gentes simples bem merece ser feliz! Aqui fica justa homenagem para eles e para elas, da parte do autor do blogue, que muito se orgulha de fazer parte desta comunidade!


A meio da tarde, ainda pouca gente...





































Para os que afirmam que o autor do blogue nunca aparece nas fotografias...


Barriga, nós!?! Nãããooo...


Eu também não...


Caríssimos, todo o homem sem barriga é um homem sem passado, um homem sem história!!!








Então Amaro, nada digno de ser filmado...!?! (risos).





Cá está o autor do blogue outra vez, desta, na companhia do amigo Amaro Rocha.


A feira compondo-se de povo!


Hora do "relax"...


Dá-lhe Martim, dá-lhe...!!!























Compasso pascal.











Belas lanhesenses...





























Bisavó e bisneto no colo!





Chegada do compasso ao Tasco do Neu.



















Cânticos de Aleluia!








Grande Baptista...
































Animação total no tasco do Neu.















Que alegria em ver este alegre povo
de gentes simples e obreira
uma imagem com que me comovo
quando em festa, da vida esquecem toda a canseira!

Em dia de festa há que comemorar
os copos em grandes brindes dançam,
os amigos fraternalmente abraçar
as cantigas o céu alcançam!

Este é o retrato de um povo
que habita uma aldeia junto à Serra d´Arga
todos os anos, assim de novo,

Alegremente comemora a Festa da Páscoa!



(do autor Sérgio Moreira)



Sem comentários:

Enviar um comentário