quarta-feira, 7 de maio de 2014

A PALMEIRA DA GEMIEIRA JÁ NÃO EXISTE!

Algo na Granja está diferente! Está!

Imagem icónica de um estabelecimento comercial, num passado muito recente em Lanheses, que até lhe emprestava o nome, desapareceu com alguma tristeza é certo, do olhar do autor do blogue, a gigantesca palmeira que ocorria no terreno vizinho ao de quem estas linhas escreve!

E que belas memórias encerrava em si esta monumental árvore! Anos atrás, aquando da sua mudança para Lanheses, quantos belíssimos finais de tarde por baixo dela, sob a sua enorme sombra e ao som do alegre cantarolar dos milhares de pardais que por ali deambulavam em bandos e que agora, coitados, a procuram algo perdidos, passou o autor do blogue; quantos amigos ali granjeou, quantos momentos de namoro por ali viveu, quantos beijos com a que hoje em dia é sua esposa, trocou, quantas agradáveis conversas entre amigos manteve, em quantos convívios participou! Esta árvore acompanhou muitas das alegrias e tristezas vividas dos muitos que sob ela passaram ao longo dos anos...e foram realmente muitos! Quem não lembrará o extinto "Café Palmeira", no qual a proprietária, vizinha e amiga do autor do blogue, durante anos a fio, vendia cafés e finos entre outros artigos de restauração!?!

A vida é mesmo assim! A vida muda em função dos projectos e anseios da mente de cada um, e se muito mudou na vida de todos aqueles que gravitavam em redor desta árvore, desde os proprietários até aos vizinhos, agora mudou radicalmente com o abate desta monumental palmeira, que dava ao local com a sua majestosa presença, outro ar, outra graça, tão unicamente possíveis somente às árvores, com a sua presença colossal! 

Desaparecem com o seu abate, milhares de pequenas memórias, milhares de pequenas histórias, as pequenas memórias e as pequenas histórias, encerradas num tronco, agora decepado! 


Imagem do local onde ocorria a grandiosa palmeira. 




Os motivos que se prenderam com tão radical abate, tiveram toda a justificação de o ser, no entanto, para o autor do blogue, fica a infinita tristeza de sentir que naquele imenso buraco, muitas pequenas histórias ficam, tal como a palmeira da Gemieira, esquecidas e desaparecidas!


Uma pena...


Sem comentários:

Enviar um comentário