sexta-feira, 25 de julho de 2014

PROCISSÃO DE VELAS - FESTAS DE LANHESES

Iniciam-se com a Procissão de Velas, as tradicionais e anuais Festas de Lanheses, em honra do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades, festividade mor e ponto alto do cartaz cultural e religioso nesta aldeia. 

Há semelhança de edições anteriores, um grande séquito de povo anónimo acompanha o andor com a imagem da Virgem de Fátima em solene procissão, desde a Igreja Paroquial até ao Largo Capitão Gaspar de Castro e depois de novo até à Igreja Paroquial, num testemunho verdadeiramente grandioso da enorme fé das gentes desta comunidade. 

Enquanto esperava pela chegada da solene procissão, o autor do blogue aproveitou para sacar algumas fotografias em modo nocturno, ao Largo da Feira, em tons deliciosamente amarelados, tão próprios da noite e que dão às fachadas das moradias que ocorrem no referido largo, um tom ainda mais sensual! Este largo à noite, revela-se perante tal colorido ainda mais belo!





























































O estado de espírito do autor do blogue não será por certo o melhor para se embrenhar em grandes festas, no entanto, o sentido de dever e a devoção para com esta aldeia e suas gentes, o obrigou a deslocar-se até ao adro, onde se encontra a localização central destas festividades, para acompanhar um pouco o primeiro arraial nocturno com a actuação da Escola de Música Amadeus. 

Algumas fotografias, algumas conversas, alguns abraços trocados com os muitos que cumprimentam quem aqui escreve e ainda, algumas condolências, tempo era de rumar de novo ao calor do lar, apreciar caminhando, o enorme e misturado colorido de mil luzinhas que no alto dos mastros e arcos festivos iluminam as ruas da aldeia e que o autor do blogue em silêncio e calmamente, tanto gosta de observar!

































Momento alto e simbólico destas festividades, cumpriu-se assim, uma das mais importantes tradições religiosas das Festas de Lanheses.

A todos em geral, o autor do blogue quer aqui deixar escrito um voto de - Boas Festas!


Sem comentários:

Enviar um comentário